Trujillo: o que fazer ao norte do Peru? Te contamos aqui!
Não é à toa que o turismo no Peru vem crescendo de forma significante nos últimos anos.
Suas cores, sabores e costumes herdados de antepassados tornam o destino surpreendente, garantindo experiências singulares aos seus visitantes.
Como se não bastasse, seus sítios arqueológicos, ruínas milenares, monumentos históricos e paisagens naturais fazem do país uma ótima opção para quem quer viver momentos únicos bem pertinho do Brasil.
Aproveite as melhores ofertas de passagens aéreas no Passagens Promo. Tarifas com até 35% de desconto!
Índice
Por que eu devo fazer turismo no Peru?
Viajar para o Peru é a possibilidade de conhecer ruínas de antigas civilizações, percorrer cidades milenares e apreciar diferentes cenários naturais, como florestas, cordilheiras cobertas de neve e desertos espetaculares.
Sem contar a gastronomia peruana, que é uma atração à parte. Com sabores marcantes, aromas deliciosos e pratos cheios de tradições, a culinária do país agrada aos mais diferentes paladares.
Se você quer saber o que tem para fazer no Peru, não deixe de fazer também um tour pelos bares, cantinas e restaurantes típicos espalhados por todo o país.
História
Com uma variedade de atrações e passeios, é fácil entender o porquê o Peru entrou definitivamente para o turismo internacional.
Além das suas belezas naturais, o país tem uma cultura arraigada na tradição indígena e também em civilizações muito antigas, como o povo Inca, que viveram há cerca de 20 mil anos na área da Cordilheira dos Andes.
Depois de séculos de permanência dos incas, a região onde hoje é o atual território peruano foi invadida em 1532 e dominada pelos espanhóis por quase três séculos.
Durante o domínio espanhol, cidades incas foram rebatizadas e grandes quantidades de ouro e prata foram retiradas, principalmente, da região dos Andes.
O país somente conquistou sua independência em 1821. Muitas ruínas e construções desse período fazem parte da maioria dos roteiros de turismo do Peru.
Moeda
A moeda oficial do país é o Novo Sol, popularmente chamada apenas de Sol. Aqui no Brasil é muito fácil encontrar a moeda em casas de câmbio, já que o turismo no Peru tem se tornando cada vez mais popular entre os brasileiros.
Como chegar ao Peru?
A principal porta de entrada para quem viaja para o Peru é o Aeroporto Internacional Jorge Chávez, que fica na capital Lima, a cerca de 10 quilômetros da região central da cidade.
Há voos com escalas e também diretos até o país, que são operados por companhias aéreas, como Azul, Copa Airlines, Aerolineas Argentinas e LATAM.
Passagens aéreas em promoção para turismo no Peru
Se você quer garantir as melhores promoções de passagens aéreas para fazer turismo no Peru, seu lugar é na nossa plataforma verificadora, Passagens Promo, que oferece os melhores preços, descontos e ofertas.
No nosso site, você pode simular voos em diferentes dias, horários e empresas aéreas para encontrar a opção que mais se adequa ao perfil da sua viagem.
Para não perder nada, ative o alerta de preços em nosso site para ser avisado sempre que os valores do trecho escolhido baixarem.
Mapa do Peru
A melhor forma de conhecer as principais atrações do país é ter um bom guia turístico à disposição, seja ele impresso ou digital. Por isso, para fazer turismo no Peru, mapa não pode faltar no seu planejamento.
Listamos aqui as principais cidades turísticas para que possa planejar as melhores formas de deslocamentos e rotas. Confira!
Que lugares visitar no Peru?
O país tem atrações turísticas e passeios de tirar o fôlego em regiões montanhosas, florestas e cidades carregadas de muita história e tradição, que te levarão para uma viagem ao tempo. Confira lugares turísticos imperdíveis no país vizinho!
Lima
A capital Lima é um dos locais que todo turista que viaja para o país deve conhecer. Com atrações modernas e históricas, essa é uma das cidades no Peru para turismo mais importantes.
Localizada às margens do Oceano Pacífico, Lima preserva um centro histórico com características da arquitetura neoclássica, renascentista e barroca.
Ao desembarcar na cidade, não deixe de visitar o sítio arqueológico Huaca Pucllana, construído no período pré-inca. O imponente Palácio do Governo e a bela Catedral católica não podem faltar no seu roteiro.
Conheça ainda o Forte Real Felipe, o Palácio Arquiepiscopal de Lima e Museu de Arte. No verão, as praias são as atrações mais disputadas na cidade.
Cusco
Situado nos Andes peruanos, Cusco foi, no passado, a capital do Império Inca. Mesmo do fim da civilização, a cidade ainda preserva resquícios arqueológicos dos seus ancestrais, além de edifícios com arquitetura colonial espanhola.
Em Cusco, Peru, não deixe de perambular pela Plaza de Armas, considerada uma das mais antigas da cidade.
Conheça ainda as Igrejas de La Compania de Jesus e Santo Domingo, ambas em estilo barroco. Os museus Inka, Qorikancha e o Machu Pichu Museum são paradas obrigatórias.
Ao redor de Cusco estão as principais atrações turísticas do país, como o Vale Sagrado dos Incas, o sítio arqueológico Sacsayhuaman, o anfiteatro Moray, a incrível Montanha das 7 Cores, Machu Picchu e muito mais.
Reserva, pelo menos, uma semana, para conhecer os mais diferentes sítios arqueológicos, montanhas, ruínas e tudo que essa região histórica tem para contar. Cusco é incrível!
Machu Picchu
No Peru, Machu Picchu, sem dúvida, é a atração mais aguardada pelos turistas. A partir de Cusco, saem muitos passeios para a região sagrada.
Com milhares de anos de existência, a antiga cidadela dos Incas está encravada nas montanhas peruanas, a 2.400 metros de altitude.
Descoberta em 1911 pelo historiador americano Hiram Bingham, ela era considerada um lugar sagrado pelos Incas por estar entre as montanhas dos Andes e o Rio Urubamba.
O local possui construções feitas com blocos de rocha colocados milimetricamente, sem a utilização de material para uni-las, o que desperta muitas curiosidades.
Considerado Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade, Machu Picchu é um dos locais mais incríveis e misteriosos do mundo.
Sítio arqueológico de Pisac
Na hora de escolher o que fazer no Peru em 7 dias ou mais, Pisac é um dos maiores sítios arqueológicos do Vale Sagrado dos Incas, a cerca de 33 quilômetros de Cusco.
O local, situado na Cordilheira Vilcabamba, possui centros monumentais com acabamentos perfeitos, que deixam seus visitantes hipnotizados.
No complexo, você encontrará casarões, templos, torres, pontes, túneis, aquedutos, terraços agrícolas, além de muitas outras construções emblemáticas. Do alto da montanha, a visão é do vale é uma verdadeira pintura.
Ruínas de Pachacamac
As ruínas de Pachacamac também não deixam nada a desejar quando o assunto é história. No passado, o local, que data de 200 a.C, era uma enorme cidade, repleta de templos, praças e pirâmides.
A cerca de 40 quilômetros da capital Lima, a cidadela foi construída em homenagem ao deus do fogo, chamado de Pachacamac, que dá o nome ao local.
Ao longo da sua história, o complexo sofreu invasões e terremotos, mas muitos edifícios continuam em pé.
Na sua viagem de turismo em Lima, no Peru, não deixe de percorrer a antiga cidade e fazer uma parada na pirâmide, que oferece uma linda vista para a região.
Qual a melhor época para ir ao Peru?
Para curtir tudo que o Peru tem de melhor, o outono e inverno são as épocas mais recomendadas. Entre os meses de abril e setembro, a incidência de chuva é menor, o que facilita os passeios.
No entanto, é importante levar roupas bem quentinhas na mala, pois as temperaturas nesse período podem chegar a -1°C.
Para você que quer saber qual a melhor época para viajar para o Peru, saiba que os meses de primavera e verão, que vai de outubro a janeiro, nem sempre é um bom período.
Isso porque, nessa temporada, chove em todo o país de forma significativa, o que pode comprometer os passeios pelas atrações ao ar livre.
Qual melhor mês para ir no Peru?
Independentemente da época que pretende viajar para o Peru, uma das principais dicas é levar sempre roupas de frio, principalmente, em temporadas mais frias.
Por conta da Cordilheira dos Andes e também da altitude, as temperaturas podem mudar bruscamente. Leve roupas quentinhas, como calças, botas, casacos e capa de chuva.
No verão, além das roupas mais quentes, leve também camisetas, bermudas e chinelo. Não se esqueça de óculos de sol, boné, protetor solar e repelente.
Na sua viagem de turismo no Peru em julho, principalmente na alta temporada, é importante que compre ingressos e tickets de trem e ônibus com antecedência.
Na hora de fazer pagamentos em hotéis, bares e restaurantes ou até nos comércios de rua, uma dica é pagar em dinheiro, pois é mais barato do que o cartão de crédito.
Outra dica é pechinchar bastante, especialmente, nos comércios de rua, pois os peruanos também são ótimos negociadores e adoram essa disputa com os clientes.
Quantos dias ficar?
Para quem se pergunta quantos dias são necessários para conhecer o Peru, a verdade é que a quantidade de dias pode variar muito, pois dependerá do estilo de viagem, dos seus gostos e também dos lugares que pretende visitar.
Se quer fazer um roteiro completo, que inclui Machu Picchu, o sítio arqueológico de Pisac, as ruínas de Pachacamac, além das cidades de Lima e Cusco, sugerimos um roteiro entre 10 e 15 dias.
Na hora de definir o período de viagem e a quantidade de dias, lembre-se que o turismo no Peru em janeiro é regado de um clima bem chuvoso.
Gastronomia
Influenciada por diversos povos e também pelos Incas, a culinária peruana é muito rica e possui características marcantes.
Suas comidas típicas é uma junção da cozinha da região da selva amazônica e também das montanhas com diferentes sabores e formas de preparo.
No entanto, em todo o país, peixes, frutos do mar, legumes, batatas e milhos estão presentes na maioria dos pratos típicos.
Ao percorrer as cidades de turismo no Peru, não deixe de experimentar o ceviche, que é o prato mais famoso do país.
Saboreie também o Lomo Saltado, feito com fatias de carne, batatas e legumes temperados com shoyu. Para completar esse prato delicioso, a carne é flambada e salteada em uma frigideira.
Na companhia desses pratos saborosos, o tradicional pisco sour não pode faltar. Feito a base de o pisco, esse drink é composto por aguardente peruana com alto teor alcoólico, limão, clara de ovo, gelo açúcar e uma pitada de pimenta.
Clima
O clima no Peru é dividido em duas estações, sendo o período de seca, que ocorre nos meses mais frios, entre abril e outubro, e a temporada mais chuvosa, entre novembro e março.
O clima em to6do país é considerado leve e subtropical desértico com temperaturas mínimas que variam entre 12°C e 20°C e as máximas entre 25°C e 30°C.
No entanto, por conta do seu extenso território, o clima pode variar em diferentes regiões do país. Aliás, com tanta variedade climática e regiões de floresta, leve um bom calçado para turismo no Peru.
Documentos necessários
Para conhecer o país, você não precisará apresentar visto e tampouco passaporte na imigração peruana. Basta levar seu documento de identidade para ter a sua entrada autorizada.
Mas vale lembrar que o seu RG precisa estar em bom estado de conservação e dentro da validade. Mesmo não sendo obrigatório, recomendamos que faça a contratação de um seguro viagem.
Isso porque, imprevistos podem acontecer em qualquer hora e lugar. Ao estar respaldado por um seguro, você terá assistência médica e odontológica, auxílio em situações de urgência e emergência, extravio de bagagem e muito mais.
Faça as cotações das melhores opções de seguro na nossa plataforma verificadora, Seguros Promo, que reúne os planos mais recomendados para a sua viagem.
Compre sua passagem para o Peru
O turismo no Peru reserva momentos inesquecíveis e experiências singulares aos seus visitantes. Com atrações únicas e espetaculares, você voltará com muita história para contar e fotos incríveis.
Mas para aproveitar tudo que o país vizinho tem de melhor, não deixe para comprar as suas passagens aéreas na última hora.
Comece agora mesmo a fazer as cotações de voos para o Peru no nosso buscador, Passagens Promo, que garante os melhores preços, além das promoções e descontos mais vantajosos. Que viajar gastando pouco? De Promo você pode!
Leia também:
- Melhores destinos América do Sul: dicas de lugares, turismo e passeios
- Roteiro Argentina: cidades turísticas, melhor época e o que fazer
- Compras no Uruguai: regras, cota, moeda e o que comprar no país
- Quais são as opções de passeios e o que fazer em Quito, capital do Equador?
- Turismo no Uruguai: 10 atrações que você precisa conhecer
Puno, Peru: roteiro completo para aproveitar a sua viagem!
Lago Titicaca: O que fazer no mítico lago e arredores?
Viagem para Machu Picchu: [GUIA] dicas, o que fazer e quando ir
Viajar para o Peru: cidades, moeda, gastronomia e dicas de viagem
Cusco no Peru: quando ir, informações, dicas de turismo e passeios