Ushuaia na Argentina: melhor época, dicas e passeios incríveis

A cidade de Ushuaia, no extremo Sul da Argentina, tem ganhado o coração dos turistas que estão em busca de neve, temperaturas baixas e esportes de inverno

Embora pequeno, o destino é puro encanto e oferece lindas paisagens da Cordilheira dos Andes, trekking por montanhas, passeios de barco, lagos e paisagens de tirar o fôlego. 

Quer conhecer? Então, confira o nosso artigo com muitas dicas, os passeios mais incríveis e a melhor época para curtir a cidade!

Ushuaia na Argentina: natureza exuberante

Há mais de três décadas, Ushuaia tem sido um importante centro turístico para a Argentina. E não é por menos, a cidade tem as cenários exuberantes tanto no verão quanto no inverno.

Independente do período da sua viagem, você ficará fascinado com as belezas naturais do local, com enormes montanhas cobertas de neve, lagoas em tons esverdeados, belos parques e muito mais.

Como se não bastasse, a cidade oferece ainda passeios de barco pelos oceanos Pacífico e Atlântico, interação com pinguins e práticas de esqui. Tudo isso em um dos locais mais espetaculares do planeta.

Por que Ushuaia é a cidade mais austral do mundo?

Conhecida como o “fim do mundo”, a cidade de Ushuaia é considerada a mais austral do globo, por estar no extremo sul do continente. Nenhuma outra cidade está mais meridional do que este município argentino.

Como é o clima em Ushuaia?

Clima em Ushuaia
Fonte: Pixabay

Por ser uma cidade austral, Ushuaia tem temperaturas bem rigorosas, especialmente no inverno argentino. De uma forma geral, o clima frio e úmido é predominante por lá e a temperatura média anual é de 5°C.

Mesmo durante as estações mais quentes, é possível se deparar com nevascas.

Temperaturas em Ushuaia

Como dissemos, o frio predomina por quase todo o ano. Dificilmente você encontrará temperaturas acima de 10°C. Elas chegam no verão, de dezembro até março, época de alta temporada.

Quem vai fazer uma viagem para Ushuaia no inverno, deve se preparar para enfrentar muito frio

A temperatura nesta época fica em tonto de 2°C e os ventos são fortes e gelados, com sensação térmica ainda mais baixa.

Em dias muito frios, os termômetros podem marcar -10°C. No outono, o clima ainda é gelado, mas as paisagens ficam lindas, com tons de marrom, vermelho e laranja.

A temperatura nessa época fica em torno de 5°C. Na primavera, prepare-se para uma média de 7°C.

Qual a melhor época para viajar para Ushuaia?

melhor época para visitar ushuaia
Fonte: Pixabay

Para curtir tudo que essa cidade tem para oferecer, é sempre bom saber quando ir para Ushuaia, não é mesmo? Queremos garantir que a nossa viagem seja tudo aquilo que sonhamos. 

Se quer fugir do frio intenso do inverno, sem dúvida, visitar a região no verão é a melhor escolha, pois as temperaturas não estão tão gélidas e os passeios ao ar livre ficam mais agradáveis.

No outono e primavera, também é possível fazer uma ótima viagem, mas claro que bem agasalhado.

O que fazer em Ushuaia no inverno?

Por conta das baixas temperaturas, muitos passeios em Ushuaia podem ser feitos em ambas as estações. Mas claro que o inverno oferece mais atrações por causa da neve.

Durante o inverno, não deixe de fazer trekking até lugares turísticos como Monte Martial, Laguna Esmeralda, o Ski Glaciar Martial, além de caminhar sobre a Laguna de los Témpanos congelada.

Curtir atrações como andar de trenó e pilotar uma moto na neve são quase uma regra para quem viaja nesta temporada. Praticar esqui nas estações como Cerro Castor, também não pode faltar.

O ponto alto será visitar o Parque Nacional Tierra del Fuego para apreciar as paisagens cobertas de neve, lagoas e riachos congelados. Para chegar ao local, é possível fazer um memorável passeio de trem até lá.

O que fazer em Ushuaia no verão?

verão em ushuaia
Fonte: Pixabay

No verão, dá para montar um guia turismo Ushuaia legal. Durante a estação, a travessia de caiaque pelas águas do Lago Escondido é um dos passeios mais inesquecíveis. 

Claro que um trekking pelo Parque Nacional Tierra del Fuego deve estar no seu roteiro da Argentina. Diferente do inverno, a paisagem é toda verdinha e é uma oportunidade para observar a fauna e flora da região.

No verão, a Lagoa Roca fica ainda mais linda e um passeio até lá é quase obrigatório. Visite ainda a Lagoa Esmeralda, que encanta turistas com seus tons esverdeados. 

Para fechar seu roteiro com chave de ouro, se estiver na cidade entre outubro e abril, não deixe de ir à Isla Martillo para observar e interagir com os pinguins.

Como ir para o Ushuaia?

Para viajar para Ushuaia, saiba que não há voos diretos do Brasil até o destino, mas mesmo assim a viagem até lá é bem tranquila.

É preciso pegar um voo que faz conexão na capital, Buenos Aires, e depois pegar outro até o Aeroporto Internacional de Ushuaia. O voo entre as duas cidades argentinas tem duração de pouco mais de três horas.

Passagens aéreas para Argentina

Falando em como chegar em Ushuaia, que tal encontrar passagens aéreas baratas para conhecer esse incrível destino em terras argentinas?

Se quer economizar, uma dica é usar nosso site Passagens Promo, que traz sempre as opções mais vantajosas, além de muitos descontos e promoções.

Não deixe de se cadastrar no alerta de preço para ser informado sobre as melhores oportunidades de preços que surgirem!

O que fazer em Ushuaia?

Uma coisa é certa: você vai se surpreender com a quantidade de passeios espetaculares que é possível fazer durante a sua viagem para Ushuaia. 

Mas para não perder nada, é preciso se planejar seu roteiro para ver as atrações que deseja visitar! 

Na sua lista de passeios, não deixe de conhecer o Parque Nacional Tierra del Fuego, um dos locais mais visitados do destino, além da Ilha Martillo com os simpáticos pinguins.

Certamente, o passeio de barco pelo canal de Beagle será o ponto alto da sua viagem.  Afinal, você poderá apreciar a paisagem da Cordilheira dos Andes de outro ângulo.

Uma atração que não deve ficar de fora do seu roteiro é esquiar no Cerro Castor. Visite ainda o centro da cidade, que tem muitos pontos turísticos.

Ushuaia mapa

Ilha Martilho Ushuaia
Fonte: Pixabay

Para conhecer Ushuaia, um mapa é fundamental para te ajudar a se localizar por lá: 

1. Conhecer o Parque Nacional Tierra del Fuego

Na hora de decidir o que fazer Ushuaia, o Parque Nacional Terra do Fogo não pode faltar na sua lista. Com mais de 68.909 hectares, o local, banhado pelo canal Beagle, reserva experiência única aos seus visitantes.

O parque abriga diversas montanhas, área verdes, bosques e lagos, que serão sua companhia durante todo o passeio pela região. 

Não deixe de fazer paradas durante a caminhada para apreciar as belezas naturais do local e, claro, fazer fotos incríveis! 

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    2. Visitar a Ilha Martillo

    A cidade do fim do mundo, é um dos locais mais espetaculares do mundo, não somente pelas suas paisagens, mas também pelas experiências que ela proporciona aos turistas.

    Um passeio até a Isla Martillo ou Pinguinera será um dos mais sensacionais. Você poderá observar e interagir com pinguins, que migram para essa parte da cidade para se reproduzirem entre os meses de outubro e abril. 

    3. Passeio de barco pelo canal de Beagle

    Esse, sem dúvida, é um dos passeios em Ushuaia mais incríveis que terá durante a sua jornada!  

    Navegar pelo Canal de Beagle, que faz divisa entre a Argentina e o Chile, renderá belas fotos e memórias da Cordilheira dos Andes e do encontro entre os oceanos Atlântico e Pacífico.

    Muitas empresas fazem o passeio por lá, sendo que o percurso tem duração aproximada de três horas.

    Você conhecerá as Ilhas dos Lobos Marinhos e dos Pássaros, além do Farol Les Eclaireurs, conhecido como o Farol do Fim do Mundo.

    Durante o passeio, esqueça do mundo e aprecie a paisagem das montanhas cobertas de neve, das águas oceânicas e tudo o que este destino reserva.

    4 . Visitar o centro de Ushuaia

    Ushuaia Centro
    Fonte: Freeimages

    Ao viajar para Ushuaia, não deixe de conhecer o centro da cidade, que conta com diversas atrações interessantes.

    No seu tour, conheça os Museus do Fim do Mundo e Marítimo do Presídio de Ushuaia, com um rico acervo de peças, que contam toda a história da região e também de seus povos.

    A Galeria Temática deve estar na sua lista, assim como a Praça Ilhas Malvinas com muitos monumentos. 

    Faça uma foto clássica na Placa do Fim do Mundo e conheça a Igreja Nossa Senhora da Merced, pintada toda em amarelo.

    5. Esquiar no Cerro Castor

    Para encerrar o seu roteiro Ushuaia, esquiar no Cerro Castor será a cereja que faltava no seu bolo

    A estação é considerada a mais austral do continente sul americano e fica bem perto do centro da cidade, a apenas 26 quilômetros.

    A temporada de esqui é bem longa e acontece entre junho e outubro. No local, são mais de 30 pistas para todas as categorias de que atendem as variadas escalas de esportistas! 

    Por que Ushuaia é a terra do fogo?

    Ushuaia: A terra do fogo
    Fonte: Pixabay

    Ao fazer uma viagem para Ushuaia, você encontrará uma terra cheia de encantos e histórias. Uma delas é sobre o destino ser conhecido como a terra do foo.

    Essa história começou em 1520, quando o navegador português Fernando Magalhães, em expedição pela região, avistou um grupo de índios na região austral com fogueiras acesas para espantar o frio.

    De longe, parecia que a área estava em chamas, que fez com que ele a batizasse como Terra do Fogo.

    Sugestão de roteiro: quantos dias em Ushuaia?

    Para definir quantos dias ficar na cidade, é preciso saber o que fazer em Ushuaia, quais  pontos turísticos visitar.

    Recomendamos que você fique, pelo menos, 5 dias inteiros para conseguir aproveitar as principais atrações sem pressa. Mas se está com o cronograma mais apertado, dá para conhecer muitos locais em 3 dias.

    O primeiro dia de viagem reserve para visitar o Parque Nacional Tierra del Fuego, após longa caminhada. 

    No segundo dia, una os dois passeios: visitar a Ilha Martillo e fazer um passeio de barco pelo canal de Beagle.

    No terceiro dia, aproveite para fazer trekking para as regiões montanhosas e para conhecer a Lagoa Esmeralda

    No quarto e quinto dia, faça uma visita ao centro da cidade e vá esquiar no Cerro Castor. Você vai amar!

    O que fazer em Ushuaia de graça?

    o que fazer em Ushuaia de graça
    Fonte: Pxhere

    Para quem está com o orçamento apertado e quer saber o que fazer em Ushuaia de graça, saiba que há algumas atrações que você não paga nada para entrar.

    Uma delas é o Glaciar Martial. Para chegar até lá, você precisa fazer uma caminhada que dura cerca de 40 minutos. Mas vale muito a pena, pois do alto é possível avistar montanhas cheias de neve.

    Outro programa que é possível fazer sem pagar entrada é conhecer a belíssima Lagoa Esmeralda, com águas em tonalidade verde, aos pés das montanhas. Um espetáculo!

    Porém, mesmo sendo uma atração gratuita, você precisará pegar uma van, que pode custar até R$ 60, além de alugar botas de borracha, porque na trilha até lá há muito barro.

    Inclua no seu roteiro econômico, uma visita a Praça das Ilhas Malvinas com vários monumentos e também a Ushuaia Turismo EVT, onde você pode tirar uma tradicional foto num painel que leva o nome da cidade.

    Dicas de viagem para Ushuaia, Argentina

    A cidade é espetacular e repleta de atrações interessantes, mas para ter uma viagem bem bacana, nada melhor do que dicas de viagem a Ushuaia. Afinal, elas podem fazer toda diferença!

    Na hora de se locomover pela cidade, não é preciso usar nenhum transporte, uma vez que muitas atrações ficam bem próximas umas das outras. 

    Para visitar atrações mais distantes, você poderá usar ônibus, táxi, transfer ou alugar um carro.

    Além disso, a moeda vigente é o peso argentino, mas como é uma cidade turística, dá para usar o dólar também, que é bem aceito em restaurantes, hotéis e lojas.

    Para se hospedar, uma dica é ficar no centro turístico da cidade, que oferece opções de hotéis e hostels. Nesta região, você estará pertinho das atrações, além de bares e restaurantes.

    Uma dica bem importante está relacionada ao clima na cidade de Ushuaia. Como lá as temperaturas são mais geladas, existe toda uma estratégia de roupas, principalmente para quem vai viajar durante o inverno.

    Você precisará de três camadas de roupas, sendo que a primeira é a uma blusa térmica, tipo uma segunda pele, a segunda você precisa de uma blusa de lã. A terceira e última deve ser um casaco quebra-vento.

    Cotação passagens aéreas para Argentina

    Definido seu roteiro? Então, chegou a hora de comprar as passagens aéreas para Ushuaia que cabem no seu bolso.

    Para encontrar as opções com os melhores custos-benefícios, não deixe de fazer as suas pesquisas em nosso site comparador, Passagens Promo

    Lá, você encontra as passagens aéreas mais baratas do mercado, promoções e descontos. Quer viajar para o fim do mundo gastando pouco? De Promo você pode!

    Recomendado para você
    O que fazer em Buenos Aires: passeios, pontos turísticos e gastronomia

    O que fazer em Buenos Aires: passeios, pontos turísticos e gastronomia

    Cidades da Argentina: 9 destinos para conhecer pelo país

    Cidades da Argentina: 9 destinos para conhecer pelo país

    Turismo em Buenos Aires: quando ir, o que fazer e dicas de turismo

    Turismo em Buenos Aires: quando ir, o que fazer e dicas de turismo

    O que fazer em Mendoza na Argentina: quando ir e dicas de turismo

    O que fazer em Mendoza na Argentina: quando ir e dicas de turismo

    Moeda argentina: quanto levar, onde trocar e dicas de viagem

    Moeda argentina: quanto levar, onde trocar e dicas de viagem

    Patagônia Argentina: quando ir, informação, turismo, dicas e roteiro

    Patagônia Argentina: quando ir, informação, turismo, dicas e roteiro