Vale da Lua: o melhor da Chapada dos Veadeiros!

Formado ao longo de 600 milhões de anos, o Vale da Lua é uma das paisagens mais impressionantes da Chapada dos Veadeiros.

Cenário de filmes e seriados, essas formações rochosas foram lapidadas pelas fortes correntezas do Rio São Miguel, criando cenários semelhantes à superfície da lua, além de abrigar piscinas naturais, poços, fendas e grutas.

Vem conhecer esse destino, dono de beleza exuberante no interior de Goiás!

Confira passagens aéreas nacionais com até 35% de desconto neste link!

Vale da Lua: quando ir, horário de funcionamento e trilhas

Com uma sequência de corredeiras e piscinas naturais, o Vale da Lua, Chapada dos Veadeiros, é o local perfeito para quem gosta de contato com a natureza e adora se banhar em águas doces em meio a um cenário deslumbrante.

E o melhor é que, por estar localizado dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, você ainda pode curtir muitas outras atrações, como suas cachoeiras, trilhas pelo cerrado, tirolesa, rapel e muito mais. 

Em que cidade fica o Vale da Lua?

Em que cidade fica o Vale da Lua?
Fonte: Unsplash

Ao planejar uma viagem para essa região, muitos turistas ficam em dúvida sobre em que cidade fica o Vale da Lua.

Se esse é seu caso, saiba que essas formações rochosas surpreendentes ficam na Chapada dos Veadeiros, na cidade de Alto Paraíso de Goiás, em Goiás, na região do Planalto Central do Brasil.

Por que o Vale da Lua tem esse nome?

Esse nome foi dado em razão da tonalidade cinza das formações rochosas que lembram a superfície da lua. 

Ao chegar ao local, você observará crateras abertas por onde passam corredeiras, criando pequenos redemoinhos e piscinas naturais.

Vale da Lua: preço do ingresso

Vale da Lua: preço do ingresso
Fonte: Snowing / Freepik

Para visitar o Vale da Lua, o preço do ingresso é R$ 40,00 por pessoa, segundo cotação feita em agosto de 2023. 

Lembrando que para turistar pelo parque, você não precisa contratar um guia, já que o acesso é facilitado. 

O horário de funcionamento do local é de 8h às 17h, diariamente.

Como chegar ao Vale da Lua?

Para conhecer a Chapada dos Veadeiros, você pode desembarcar no Aeroporto Internacional de Brasília, no Distrito Federal, que fica a cerca de 235 km de Alto Paraíso de Goiás, onde está situado o Vale.

Após desembarcar na capital federal, é possível fazer o trajeto de ônibus ou, se preferir, há a possibilidade de alugar um veículo para fazer o percurso com mais autonomia.

Para você que quer descobrir como chegar ao Vale da Lua, saiba que, a partir da cidade de Alto Paraíso de Goiás, você precisará percorrer ainda mais 37 km até a entrada do parque, que fica na Vila de São Jorge.

Para chegar ao Vale, o acesso é feito pela Rodovia GO-239. A entrada fica a 9 km da Vila São Jorge, uma parte da estrada é asfaltada e a outra de terra.

Passagens aéreas nacionais: compre com os menores preços!

Agora que você sabe onde fica e como chegar no Vale da Lua, Chapada dos Veadeiros, que tal garantir economia na compra das suas passagens aéreas?

No nosso site de buscas, Passagens Promo, os viajantes encontram voos em promoção, além das ofertas e os descontos mais vantajosos do mercado tanto para viagens nacionais quanto internacionais.

E o melhor é que, além dos menores preços, as pesquisas na nossa plataforma são fáceis, rápidas e intuitivas. 

Basta digitar as cidades de origem e destino, as datas de ida e volta e, em seguida, uma lista das opções serão apresentadas.

Para não perder nenhuma oferta para o Vale da Lua, Goiás, cadastre o seu e-mail no nosso site para que possamos te avisar sempre que o trecho de viagem desejado entrar em promoção.

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de

Formações rochosas Vale da Lua: como surgiram?

Essas formações rochosas, espalhadas ao longo de 400 metros no leito do Ribeirão, não têm origem vulcânica, como algumas pessoas podem pensar, mas sim sedimentar, esculpidas pelo rio ao longo de 600 milhões de anos.

Então podemos dizer que seu formato foi moldado por diversos fatores naturais, como calor, ventos e chuva.

O que fazer no Vale da Lua?

O que fazer no Vale da Lua?
Fonte: Salma Bahia / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Não é à toa que a Chapada dos Veadeiros, Vale da Lua, é uma das atrações mais cobiçadas do Parque Nacional. Além do cenário espetacular, o local é um convite perfeito para se refrescar em dias de sol e calor. 

Para curtir o melhor dessa região, dá uma olhadinha no que tem para fazer no Vale e arredores. 

Piscinas naturais

Além de ser uma paisagem natural impressionante, as piscinas formadas dentro das crateras na rocha são praticamente banheiras de águas cristalinas.

Ao chegar no local, você observará uma série de poços nos mais variados tamanhos e formatos. Inclusive, em períodos de chuvas, alguns deles podem ficar submersos.

A última piscina natural é a mais frequentada do Vale da Lua por ser mais ampla e também por contar com o auxílio de salva-vidas. 

As águas do Rio São Miguel são bem frias a maior parte do ano, exceto pelos meses entre agosto e outubro.

No período de seca, os poços são bem rasos, mas caso conheça a região em período chuvoso, é importante ser cauteloso por conta do alto índice de cabeças d’água. 

Além das piscinas, no local há uma caverna secreta com uma piscina natural, que pode ser acessada somente com guias.

Trilhas

O segredo do sucesso do Vale da Lua não se restringe somente às suas piscinas naturais, mas também aos caminhos que levam até elas.

Para chegar nas formações rochosas e poços, os visitantes precisam percorrer uma trilha de pouco mais de 1 quilômetro de distância que, por si só, já oferece paisagens que são um verdadeiro presente. 

A boa notícia é que a trilha não é de difícil acesso, mas é sempre bom ir com calçados confortáveis e roupas leves.

Quando ir ao Vale da Lua?

Quando ir ao Vale da Lua?
Fonte: Unsplash

A Chapada dos Veadeiros é um destino que pode ser visitado o ano inteiro, mas o mesmo não acontece com o Vale da Lua.

A melhor época para conhecer a atração é no período de seca, que vai de maio até setembro, já que as piscinas estão cheias e é possível relaxar e pegar um bronze.

Durante o período de chuvas, entre outubro e abril, o Vale fica muito instável para banhos e com muitos trechos inacessíveis para o turismo. 

Inclusive, é muito comum trombas d’água nessa região, o que torna o local ainda mais perigoso.

O que fazer nos arredores do Vale da Lua?

Além do Vale da Lua, a cidade de Alto Paraíso de Goiás se revela como um verdadeiro santuário ecológico, com belas paisagens, cachoeiras, grutas, trilhas e muito mais.

Confira as atrações que você pode incluir no seu roteiro ao visitar a Chapada dos Veadeiros, em Goiás.

Cachoeiras da Chapada dos Veadeiros

Existem muitas cachoeiras na Chapada que reservam cenários espetaculares, com quedas d’águas impressionantes. Para conhecer as principais, você precisará de alguns dias para percorrer toda a região.

São muitas cachoeiras próximas ao Vale da Lua, Goiás, e você precisa considerar a sua disposição para percorrer as trilhas que dão acesso às cascatas, pois existem níveis mais fáceis e mais difíceis.

A Cachoeira Candaru é uma das mais famosas entre os turistas, já que possui uma grandiosa queda d’água com cerca de 70 metros de altura, que deságua em uma piscina natural esverdeada.

Outras quedas d’água que devem estar na sua lista são as Cachoeiras da Capivara e Santa Bárbara, que ficam bem próximas a da Candaru, o que te permite conhecê-las em um único dia.

A Cachoeira da Capivara tem 40 metros de altura, sendo composta por várias quedas d’água: uma principal e outras pequenas, que formam uma cascata em seu paredão rochoso. 

O poço que se forma logo abaixo das cascatas tem trechos rasos e mais profundos. Um espetáculo!

A Cachoeira do Segredo é um espetáculo à parte na região do Vale da Lua, Chapada dos Veadeiros. 

Com uma queda de 100 metros de altura, a cascata é cercada por paredões de pedra com muitas áreas verdes e, por isso, é considerada uma das mais bonitas do parque.

Outro local que vale a pena conhecer é a Cachoeira Poço Encantado, uma das mais visitadas, já que possui uma ótima infraestrutura com lanchonete, restaurante e banheiros, o que é perfeito para quem viaja com crianças.

Essa cachoeira tem uma queda de 38 metros de altura, um poço de águas claras e uma prainha para quem quiser pegar um bronze e relaxar

Mas se você pensa que acabaram as cachoeiras está enganado, não deixe de visitar ainda as Cachoeiras dos Cristais, São Bento, Almécegas I e II, do Prata, Loquinhas e muito mais.

Fazenda São Bento

Fazenda São Bento
Fonte: Filipo Tardim / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Além das cachoeiras, cânions e piscinas naturais, a região onde está o Vale da Lua, Chapada, tem ainda muitas outras atrações imperdíveis, como a Fazenda São Bento.

O local é um verdadeiro complexo de lazer e oferece uma estrutura com restaurante, pousadas e atividades de ecoturismo variadas.

Inclusive, a fazenda é perfeita para famílias com crianças, pois oferece muitas atrações para o público infantil, como um parquinho, que tem até casa na árvore. Nessa área, há ainda escorregador, tanque de areia, balanço e muito mais.

Para os turistas mais corajosos, que tal se aventurar em uma tirolesa? A atração tem 850 metros de distância e quase 100 metros de altura, considerada uma das maiores do país. 

E o melhor é que durante o percurso, você é coroado com paisagens de tirar o fôlego.

Outra atividade para os viajantes mais radicais é o rapel na cachoeira Almécegas I, que te leva para um percurso a cerca de 50 metros de altura, de onde é possível ter uma vista privilegiada da Chapada. Tem coragem?

A Fazenda São Bento oferece ainda passeio de cavalo por cerca de 3 mil hectares, passando pelas matas típicas do cerrado, lagos, árvores centenárias e muito mais.

Dá para fazer um passeio de charrete também, que é uma atração amada pelas crianças e pelos casais. 

Como se não bastasse, também existem cachoeiras dentro da Fazenda, que são ótimas opções para relaxar e se divertir. 

Onde comer?

O Vale da Lua é uma das grandes atrações da Chapada dos Veadeiros e, por isso, você não precisa se preocupar com a alimentação, já que existem dois quiosques bem próximos da entrada do local.

O lugar tem uma estrutura mais simples, mas possui um cardápio generoso com diferentes tipos de salgados, pastéis, sucos naturais e açaí. 

Se bater aquela fome, pode ficar tranquilo, pois dá para saborear essas delícias.

Onde se hospedar quando for ao Vale da Lua?

Onde se hospedar quando for ao Vale da Lua?
Fonte: Elquarto / Pousada Camelot

Para quem deseja conhecer o Vale da Lua, Chapada dos Veadeiros, as melhores regiões para se hospedar são a Vila São Jorge e a cidade de Alto Paraíso de Goiás.

A vantagem é que, ambas as regiões oferecem acomodações para todos os gostos e bolsos, desde pousadas mais simples até hotéis mais sofisticados para quem não abre mão do conforto.

A Road House Rota 118 Motorcycle Hotel é uma opção para os turistas que estão em busca de economia e gostam de um conceito mais descolado. O local oferece internet, café da manhã, lavanderia, restaurante e quartos com ar-condicionado.

A Pousada Meu Talento tem uma estrutura mais completa e é perfeita para quem preza por conforto e ótimos serviços. O hotel oferece quartos amplos com banheira, piscina, restaurante e café da manhã inclusa.

Na hora de fazer as suas buscas, conte com o nosso site, ElQuarto, que reúne as melhores acomodações e os preços mais vantajosos para se hospedar com conforto e economia.

Faça as malas e compre as passagens aéreas!

Na Chapada dos Veadeiros, o Vale da Lua é um espetáculo à parte, mas existem muitas outras atrações que vale a pena conhecer em todo o parque. 

Por isso, é bom planejar o seu roteiro com antecedência para visitar os melhores lugares dessa região.

Lembre-se de não deixar a compra das suas passagens aéreas para a última hora, pois você correrá o risco de encontrar preços um pouco mais altos.

Para garantir economia, faça as suas buscas na nossa plataforma, Passagens Promo, que reúne os voos mais baratos do mercado.

Não deixe de ativar o nosso alerta de preços para ser notificado sempre que o trecho escolhido entrar em promoção. 

Quer conhecer as belezas do Vale da Lua com economia? De Promo você pode! 

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Gol GRU São Paulo GYN Goiânia 26 Ago 20 Set R$ 388 Gol CGH São Paulo GYN Goiânia 24 Ago 20 Set R$ 425 Azul VCP Campinas GYN Goiânia 16 Ago 20 Ago R$ 467 Gol CGH São Paulo GYN Goiânia 09 Ago 12 Ago R$ 495 Gol CGH São Paulo GYN Goiânia 07 Ago 09 Ago R$ 497 Ver mais ofertas
Recomendado para você
Chapada dos Veadeiros: quando ir, como chegar e principais pontos turísticos!

Chapada dos Veadeiros: quando ir, como chegar e principais pontos turísticos!