Praias de Santa Catarina: melhores dicas para curtir a viagem
O Vale Europeu, SC, é um pedacinho da Europa no Brasil e atrai milhares de turistas todos os anos, que estão em busca de belas paisagens, gastronomia de primeira e cidades com arquitetura que lembram o Velho Continente.
Colonizada por imigrantes alemães e italianos, essa região ainda preserva tradições e culturas dos seus colonizadores, que tornam os roteiros ainda mais interessantes e ricos.
Se você tem vontade de conhecer as cidades do interior catarinenses, saborear uma culinária deliciosa, conhecer festas típicas e ainda curtir a natureza, esse artigo é o que procura.
Confira esse guia turístico que preparamos com um circuito completo de aventuras e muita história. Vem com a gente!
Confira as passagens aéreas nacionais com os melhores preços aqui, neste link!
Índice
Vale Europeu, SC: cidades, passeios e curiosidade do circuito
Com forte influência de seus colonizadores, as cidades do Vale Europeu, SC, são belíssimas, com casas em estilo enxaimel, construções em arquiteturas alemãs, italianas e também de outras influências europeias.
Além de suas belas edificações, as festas típicas da região, como a Oktoberfest, a Osterfest e o Festival Gastronômico de Pomerode estão entre as principais atrações.
Como se não bastasse tantas atrações turísticas, as belezas naturais do vale também chamam a atenção dos seus visitantes.
A região possui cavernas, grutas, rios, montanhas, parques, jardins e cachoeiras, além de oferecer atividades de ecoturismo e aventura.
O que é o Vale Europeu, SC?
O Vale Europeu em SC é uma região localizada no Vale do Itajaí. O lugar abrange várias cidades e possui fortes características, tradições e costumes dos seus antigos colonizadores europeus, como os italianos, alemães, portugueses, poloneses e austríacos.
Essa região de cidades turísticas de Santa Catarina possui edifícios com arquiteturas típicas variadas, festas tradicionais animadas, história e muitas atrações surpreendentes.
Vale Europeu SC: mapa
Para aproveitar tudo que essa região tem melhor, uma coisa é certa: você precisará de um bom guia de viagem para te dirigir pelas cidades e localizar as atrações mais interessantes de cada destino.
Pensando em contribuir com a sua trip, elaboramos um mapa do circuito Vale Europeu com aqueles locais mais incríveis e bonitos da região. Confira!
Como chegar ao Vale Europeu?
Para fazer a rota europeia em Santa Catarina, a forma mais fácil é desembarcar no Aeroporto de Navegantes, que fica bem perto de cidades como Blumenau, a cerca de 50 quilômetros.
É possível ainda descer em municípios como Joinville e Florianópolis, que ficam um pouco mais distantes.
Saiba mais sobre os aeroportos de Santa Catarina!
Independentemente do local que prefere desembarcar, a forma mais simples é alugar um carro para fazer o trajeto com muito mais tranquilidade e autonomia.
A vantagem de viajar de carro é que as rodovias que cortam o Vale Europeu, SC, possuem ótima infraestrutura e são bem sinalizadas, além de oferecerem paisagens naturais belíssimas, com cascaras, rios, moinhos, casas em estilo enxaimel, engenhos e muito mais.
Passagens aéreas em promoção
Mas para percorrer essa região em grande estilo, que tal encontrar passagens aéreas em promoções e com os preços mais vantajosos do mercado?
Se, além de mergulhar na cultura europeia, você quer economizar, seu lugar é na nossa plataforma comparadora: Passagens Promo!
Aqui, você consegue as melhores promoções e ofertas para destinos nacionais e internacionais.
E o melhor é que você pode comparar voos em dias variados, horários e companhias aéreas diferentes, além de criar alerta para receber descontos em primeira mão para visitar as cidades do Vale Europeu, SC.
Quais as cidades do Vale Europeu, SC?
O circuito turístico do Vale Europeu é composto por 19 municípios que transbordam história, cultura e tradição, além de cenários naturais de tirar o fôlego.
O roteiro cultural e histórico percorre cidades como Blumenau, Apiúna, Benedito Novo, Ascurra, Botuverá, Canelinha, Brusque, Gaspar, Doutor Pedrinho, Indaial, Guabiruba, Luiz Alves, Pomerode, Major Gercino, Rodeio, Rio dos Cedros, Nova Trento, São João Batista e Timbó.
As cidades que compõem o Vale Europeu, SC, preservam uma excelente gastronomia e o modo de viver dos seus antepassados, criando uma atmosfera com ares europeus, que fascinam os seus visitantes.
Para conhecer os destinos principais que compõem essa rota, fizemos uma seleção das cidades que você não pode deixar de visitar. Dá uma olhadinha na nossa lista!
Pomerode
Conhecida como a cidade mais alemã do Brasil, Pomerode mantém raízes germânicas tradicionais e fortíssimas no seu estilo de vida, o que atrai milhares de visitantes.
Durante todo o ano, o destino sedia muitas festas típicas alemãs — como a Osterfest, durante a Páscoa, com decorações temáticas, e feiras gastronômicas com pratos típicos, chopp e quentão feito com vinho colonial.
Outras festas também fazem o maior sucesso, como o Festival Gastronômico de Pomerode e a Weihnachtsfest, com comidas tradicionais de diversas partes da Europa.
Além das festas, essa é uma das cidades do Vale Europeu em SC que possui uma arquitetura germânica belíssima, principalmente na região da Rota do Enxaimel.
Nas suas andanças pela cidade, não deixe de visitar os Museus Pomerano e Marceneiro, além da Casa do Imigrante Carl Weege e a Casa do escultor Ervin Curt Teichmann, que preserva documentos e objetos dos colonizadores europeus.
Blumenau
Certamente, um dos destinos mais famosos de Santa Catarina. A cidade de Blumenau é conhecida internacionalmente por sediar a Oktoberfest, considerada a maior festa da Alemanha nas Américas.
O evento acontece sempre no mês de outubro, desde 1984, atraindo milhares de visitantes todos os anos.
Se não puder viajar para a região nesta época, não precisa se preocupar — a cidade possui muitas atrações turísticas, além de edifícios centenários de arquitetura alpina e enxaimel, que não são um verdadeiro charme.
Conheça lugares como o Museu da Cerveja, a Rua XV de Novembro, repleta de prédios típicos, o Museu Hering, a Praça Hercílio Luz, o Relógio das Flores e muito mais.
Ibirama
No caminho ao Vale Europeu, SC, não deixe de fazer uma parada na cidade de Ibirama, que antes de ser colonizada pelos europeus, era habitada por índios.
Com menos de 20 mil habitantes, Ibirama é um município pequeno e pacato, mas com paisagens de tirar o fôlego — como montanhas, grutas, rios, cachoeiras e piscinas naturais, que fazem o maior sucesso entre os turistas no verão.
Além de prédios com arquitetura típica, a cidade é muito procurada por turistas que gostam de adrenalina.
Conhecida como a “Capital Catarinense do Turismo de Aventura”, o destino oferece os mais diversos esportes radicais, como rapel, trekking, rafting, downhill, moto off-roads, gaiola-cross e muito mais.
Benedito Novo
Na hora de escolher o que fazer no Vale Europeu, SC, a cidade de Benedito Novo também não pode ficar de fora do seu roteiro, principalmente se você curte atividades de aventura.
O destino possui dezenas de trilhas em meio a mata, rios e cachoeiras, que podem chegar a 100 metros de altura. Assim como suas vizinhas, a cidade também possui edifícios em estilo europeu, além de jardins belíssimos e ruas arborizadas.
Na sua passagem por Benedito Novo, não deixe de conhecer lugares como as Cachoeiras Santo Zinco e também o Morro São Bernardo, de onde é possível ter uma linda vista das montanhas.
Rio dos Cedros
A charmosa cidade de Rio dos Cedros é, sem dúvida, um dos destinos mais encantadores da rota do Vale Europeu, SC.
Repleta de casas típicas alemãs, o município também tem uma natureza sem igual, com vales belíssimos, lagos, grutas e cachoeiras — um convite para quem adora ecoturismo.
No seu roteiro, inclua uma visita à Cachoeira Formosa, que possui 34 metros de queda d’água, considerada uma das mais bonitas de Santa Catarina.
A Gruta e Cachoeira do Índio também fazem o maior sucesso entre os turistas, com uma queda de 25 metros de altura em meio a muito verde.
Timbó
Rodeada por cânions e cachoeiras, a cidade de Timbó é um destino perfeito para os aventureiros de plantão e que não dispensam um pouco de história em suas viagens.
Colonizada por alemães e italianos, essa cidade do Cicloturismo Vale Europeu, SC, é conhecida por sediar a Festa do Imigrante, com comidas típicas, bailes e barracas de artesanato.
Chamada de “Pérola do Vale”, ela tem um clima bem pacato, ruas de paralelepípedo, praças charmosas e ótimos bares e restaurantes.
No seu roteiro, não deixe de visitar o Parque Ecológico Freymund Germer, onde fica o ponto mais alto da cidade, o Museu da Música, o Museu do Imigrante e o Museu Casa do Poeta Lindolf Bell.
Visite ainda o Parque de Exposições Franz Damm, chamado também de Jardim Botânico, que oferece diversas trilhas ecológicas.
Botuverá
Botuverá é uma das cidades do Vale Europeu, SC, mais visitadas da rota por abrigar a maior caverna da região Sul do Brasil, além de ser considerada uma das mais belas da América do Sul.
A enorme gruta tem salões com cerca de 1.000 metros, mas o percurso é feito apenas em um trecho de 220 metros da caverna. Estima-se que as formações internas da cavernas tenham sido feitas há mais de 65 milhões de anos.
A cidade oferece ainda outras atrações aos seus turistas, como cachoeiras e trilhas em meio a natureza.
Não deixe de conhecer a Cachoeira Venom e Recanto Feliz, além do Morro do Barão, que fica em uma altitude de cerca de 1.100 metros acima do nível do mar.
Nova Trento
Colonizada por italianos, Nova Trento preserva suas tradições por todos os lados, garantindo ainda mais charme ao circuito Vale Europeu, SC. Sua atração mais famosa é o Santuário de Santa Paulina, construído para homenagear a primeira santa do Brasil.
Além de suas construções em estilo europeu, a cidade também é cercada por muito verde e vinícolas, que oferecem tours pelas suas plantações e áreas de produção da bebida.
No seu roteiro, conheça o Museu da Cultura Italiana, a Igreja Matriz São Virgílio, a Vinícola Girola e a cervejaria Al Fero Birrificio, que possui vários rótulos diferentes da bebida.
Indaial
Indaial é uma das maiores cidades que compõem o Vale Europeu, SC, mas não deixa de preservar seu ar interiorano. Com casas de madeira, ruas arborizadas e jardins floridos, o destino garante belas fotos e experiências deliciosas.
Nas suas andanças pela cidade, não deixe de visitar o Bairro Warnow, com casas enxaimel que são um verdadeiro encanto.
Conheça ainda o Museu Ferroviário Silvestre Ernesto Silva, que possui um acervo com peças, equipamentos, documentos, roupas e móveis, contando um pouco da história da ferrovia na região.
Em dias quentes, inclua também um passeio pelo Parque Nacional da Serra do Itajaí, que conta com trilhas em meio à mata, rios e um mirante, de onde é possível ter uma linda vista das montanhas.
O que visitar no Vale Europeu SC?
Com tantas cidades incríveis, fica difícil escolher o que visitar no Vale Europeu, SC, não é mesmo?
Mas para te ajudar na elaboração de um roteiro com as melhores atrações, selecionamos aqui os top 10 melhores pontos turísticos que você precisa visitar. Confira!
- Jardim Zoológico em Pomerode;
- Faça a rota do Enxaimel em Pomerode;
- Visite o Museu da Família Colonial em Blumenau;
- Percorra a Rota das Cervejas em Blumenau;
- Visite o Bairro Warnow em Indaial;
- Percorra o caminho na ferrovia das bromélias em Ibirama;
- Vá até o Santuário de Santa Paulina em Nova Trento;
- Faça um tour pelas cavernas de Botuverá;
- Conheça o Museu da Música em Timbó;
- Visite as vinícolas de Nova Trento.
Quantos km tem o Vale Europeu?
Composto por quase 20 municípios, a rota do Vale Europeu, SC, possui cerca de 300 quilômetros de pura história, tradições e belas paisagens.
Além das atrações que apresentamos nesse artigo, não deixe de conhecer os restaurantes, bares e cafés da região, que são deliciosos.
Para completar, a vantagem de viajar por essa região é que as rodovias e estradas possuem ótima estrutura viária, o que permite uma viagem em segurança.
Compre suas passagens e conheça essa charmosa região
Já que você está bem informado sobre as atrações turísticas do Vale Europeu, SC, só resta garantir passagens aéreas com excelentes preços para explorar os melhores destinos do interior catarinense.
Lembre-se que você encontrará os valores mais vantajosos e as promoções imperdíveis no nosso site de buscas, Passagens Promo, que apresenta as melhores opções para conhecer destinos do Brasil e do mundo.
Não deixe de configurar alertas para o envio de notificações quando a viagem selecionada passar por alguma variação de tarifa.
Quer conhecer as cidades mais lindas da rota europeia em Santa Catarina com economia? De Promo você pode!
Leia também:
- Córdoba: centro cultural e histórico da Espanha
- Dolomitas: montanhas alpinas e belezas naturais
- Viva um Natal Mágico em Zermatt: a encantadora Vila dos Alpes Suíços
- Hotéis em Olímpia: valores, locais e mais
- A escondida Moldávia e seus vinhedos dourados
Bombinhas, SC: confira as melhores informações para preparar sua viagem!
Conheça detalhes sobre o Aeroporto de Navegantes
Praia do Rosa, Santa Catarina: onde fica, o que fazer, mapa e dicas
Praias Governador Celso Ramos: conheça as melhores e mais populares praias e atrações
Corupá: cachoeiras, informações, mapa e dicas de viagem