Venda Nova do Imigrante: guia completo para o viajante!

Fora do roteiro tradicional pelo Espírito Santo, Venda Nova do Imigrante é uma charmosa cidade do interior do estado com uma rica história e forte ligação com a Itália.

Considerada Capital Nacional do Agroturismo, a cidade reúne atrativos de turismo rural, ecoturismo e turismo de aventura em meio à paisagem única das Montanhas Capixabas: prato cheio para quem gosta de natureza.

Boa opção para quem procura um roteiro diferente, Venda Nova pode ser o destino ideal para sua próxima viagem, veja só!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Venda Nova do Imigrante: o melhor do agroturismo no Espírito Santo! 

Venda Nova do Imigrante: o melhor do agroturismo no Espírito Santo!
Fonte: Andrevruas / Wikimedia Commons / CC BY 3.0

O Espírito Santo é um estado pequeno, mas cheio de riquezas e destinos de praia famosos, como Guarapari, Vitória, Vila Velha e Anchieta. Mas você sabia que existe mais a se fazer em terras capixabas do que curtir o mar?

Com pouco mais de 25 mil habitantes, a simpática Venda Nova do Imigrante, ES, geralmente não atrai muito a atenção de quem viaja pelo estado. 

Não faltam motivos, porém, para considerar uma passadinha pela cidade.

Venda Nova é o endereço de fazendas históricas cheias de atrações gastronômicas, contato com a natureza e prática de esportes, além de oferecer acesso ao Parque Estadual da Pedra Azul, na vizinha Domingos Martins.

O clima sempre ameno parece um convite para fazer passeios pela cidade, especialmente durante os principais eventos do calendário local, como a Festa da Polenta.

Até as hospedagens têm um charme especial, com atmosfera rústica e romântica, ideais para quem deseja descansar e recarregar as energias em um lugar tranquilo e aconchegante.

Vem descobrir por que Venda Nova merece entrar para o seu roteiro de viagem!

Em que estado fica a cidade de Venda Nova do Imigrante?

A cidade Venda Nova do Imigrante fica na região conhecida como Montanhas Capixabas, no interior do Espírito Santo.

O destino está a apenas 114 km da capital, Vitória, a 127 km da famosa Guarapari e a 65 km de Domingos Martins.

Venda Nova do Imigrante: mapa

Por ficar no interior de um estado conhecido por suas praias, Venda Nova acaba passando batida na maioria dos roteiros capixabas. 

Quem se organiza para visitar a região, no entanto, não se arrepende.

Confira onde fica Venda Nova do Imigrante no mapa!

Como chegar em Venda Nova do Imigrante?

A maneira mais fácil de chegar a Venda Nova é a partir do Aeroporto Internacional de Vitória, que recebe voos regulares a partir das principais cidades do país.

Depois de desembarcar, você pode alugar um carro e seguir pela BR-262 até chegar ao destino final. A viagem de Venda Nova do Imigrante a Vitória dura pouco mais de 2 horas.

Você não dirige ou não alugou um carro? É só pegar um ônibus da viação Águia Branca na Rodoviária de Vitória, com passagens a partir de R$ 37,00 (em agosto/2022). O trajeto é feito em cerca de 2h30.

O tempo de viagem é o mesmo para quem está saindo de Guarapari com direção a Venda Nova, também pela rodovia BR-262. 

Se você está saindo de Domingos Martins, o percurso deve ser mais curto, com 1 hora de duração.

Passagens aéreas para Venda Nova do Imigrante em promoção!

Passagens aéreas para Venda Nova do Imigrante em promoção!
Fonte: Pxhere / CC0

Viajar com economia é muito bom. Por isso, nada de planejar sua viagem antes de conferir as ofertas do Passagens Promo!

Nosso site oferece descontos de até 35% em passagens aéreas para os principais destinos do Brasil e do mundo: assim, você não precisa escolher entre viajar e garantir a economia que seu bolso merece.

Para não perder nenhuma promoção, você pode até acionar o alerta de preços, que te avisa sempre que surgir uma boa oferta para o destino que procura.

Desse jeito vai ficar fácil conhecer a Capital Nacional do Agroturismo sem comprometer o seu orçamento!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de

Quando ir a Venda Nova do Imigrante, ES?

Como o clima em Venda Nova do Imigrante está quase sempre ameno, a cidade pode ser visitada em qualquer época do ano.

Caso a sua intenção seja curtir o principal evento do calendário local, no entanto, o ideal é visitar o destino nas primeiras semanas de outubro, quando acontece a famosa Festa da Polenta.

Quer escapar do movimento turístico intenso e curtir uma experiência mais intimista por lá? 

Recomendamos uma viagem entre os meses de abril e setembro, quando os termômetros ficam entre 15°C e 26°C, há menos turistas e chove menos.

Por que o nome Venda Nova do Imigrante?

O nome da cidade está diretamente ligado a quem fundou Venda Nova do Imigrante. 

Após a abolição da escravatura, em 1888, as grandes fazendas do interior do Espírito Santo acabaram divididas em terrenos menores para facilitar o trabalho na terra.

Dezenas de famílias italianas decidiram aproveitar a oportunidade para tentar uma vida melhor nas Américas e, assim, se instalaram na pacata Venda Nova, que ganhou a alcunha “do imigrante”.

Até hoje, a colônia italiana da cidade é a maior do estado, ao lado do município de Santa Teresa: não é à toa que o Espírito Santo é considerado pioneiro na imigração italiana no Brasil.

Ah! E se você está se perguntando quem nasce em Venda Nova do Imigrante é o quê, saiba que os moradores da cidade são chamados de venda-novenses!

Venda Nova do Imigrante: pontos turísticos

Venda Nova do Imigrante: pontos turísticos
Fonte: Mtur Destinos / Flickr / CC0

Está pensando em fazer turismo em Venda Nova do Imigrante, ES? Prepare-se para conhecer um dos melhores destinos de turismo rural no Brasil!

Vem conhecer as principais atrações da cidade capixaba!

Fazenda Carnielli 

Localizada a apenas 6 km do centrinho da cidade, a Fazenda Carnielli é um lugar aconchegante que mantém vivas as tradições italianas, especialmente na gastronomia.

A propriedade abre as portas para visitantes conhecerem suas delícias, como geleias, queijos, doces, cafés, bolos e pães artesanais, além de outros quitutes.

A fazenda foi uma das pioneiras no turismo rural capixaba e ajudou a firmar a imagem de Capital Nacional do Agronegócio da cidade. Por isso, é uma parada obrigatória em qualquer roteiro por Venda Nova!

Além de ser um passeio agradável para toda a família, essa pode ser a oportunidade perfeita para comprar guloseimas, então não se esqueça de deixar um espacinho na mala!

Sítio da Família Brioschi 

A família Brioschi, uma das mais tradicionais da cidade, abre as portas de seu belíssimo sítio como uma estratégia para manter viva a cultura italiana trazida por seus antepassados.

Situado a 7 km do centro, o sítio é o local de produção e venda de uma grande variedade de quitutes regionais, como embutidos, doces, queijos, iogurtes e o famoso café arábico, com sabor marcante e apreciado em todo o mundo.

Não deixe de experimentar o famoso vinho de jabuticaba preparado, servido e vendido na propriedade!

Feira da Agricultura Familiar 

Feira da Agricultura Familiar
Fonte: Pxhere / CC0

Toda sexta-feira, dezenas de famílias de produtores rurais se reúnem para expor e vender seus produtos na Feira da Agricultura Familiar.

Tudo ali é feito localmente, de forma artesanal, como doces, pães, bolos, queijos, geleias e doces. Por lá, você também vai encontrar legumes, frutas e verduras orgânicos.

A Feira da Agricultura Familiar acontece sempre a partir das 17h, no bairro Vila Betânia.

Cervejaria Altezza 

A Cervejaria Altezza é uma excelente opção de passeio em Venda Nova, até mesmo se você não é apaixonado pela bebida.

O espaço charmoso e aconchegante fica no alto da serra, a mais de 1.100 metros de altitude, e oferece ponto de vista privilegiado para quem deseja desvendar as paisagens do interior capixaba.

A grande estrela é, sem dúvidas, a gastronomia: no local, você poderá experimentar cervejas e chopes produzidos artesanalmente conforme a tradição italiana.

As bebidas são produzidas com água mineral pura, não-filtrada e não-pasteurizada, o que garante um sabor diferente e marcante às cervejas servidas.

Morro do Filleti 

Um dos pontos mais altos da cidade, a 1.110 metros de altitude, o Morro do Filleti é uma opção de passeio divertida e inesquecível para quem gosta de belas paisagens.

Com fácil acesso de carro via BR-262, a apenas 6 km do centro, o mirante natural também abriga uma rampa de decolagem de asa delta e parapente.

Do alto, você poderá avistar toda a cidade e as montanhas em seu entorno: paisagem que fica ainda mais bonita no pôr do sol! 

Orquidário Caliman 

Orquidário Caliman
Fonte: Pxhere / CC0

Quem gosta de passeios românticos não vai se arrepender de visitar o Orquidário Caliman, que fica bem perto do centro de Venda Nova.

O complexo de orquídeas é o maior do Espírito Santo, com mais de 12 mil espécies de plantas de beleza ímpar. 

O espaço é dedicado à realização de pesquisas genéticas para criação e melhoramento de espécies de orquídeas, além de abrigar uma loja de alto padrão que vende exemplares raros da planta.

Você pode até aproveitar para garantir um presente na lojinha do orquidário, que também reúne plantas mais baratas!

Festa da Polenta

A cidade de Venda Nova é nacionalmente conhecida por seu pioneirismo em relação à imigração italiana, e você pode mergulhar na cultura dos ancestrais europeus na tradicional Festa da Polenta!

Principal evento do calendário da cidade, a celebração acontece anualmente, sempre no mês de outubro, como um resgate da cultura italiana nas Montanhas Capixabas.

A festa dura dois finais de semana e enche as ruas da cidade com danças, músicas e quitutes típicos da Itália, atraindo visitantes de todos os cantos do país.

O evento é todo planejado e realizado por voluntários: o ponto alto da festa é o Tombo da Polenta, no qual mais de uma tonelada de fubá é entornada em um gigantesco tabuleiro ao som da música tradicional La Bella Polenta.

Nos domingos da celebração, o Coral de Santa Cecília encanta os visitantes com músicas italianas, a Cantarola, que torna a festa ainda mais especial.

Só não se esqueça de fazer suas reservas de hospedagem com antecedência, pois a festa atrai milhares de viajantes e a rede hoteleira fica com ocupação máxima.

Parque Estadual da Pedra Azul 

Vale a pena aproveitar sua visita à Venda Nova para conhecer o Parque Estadual da Pedra Azul, que fica a apenas 17 km de distância da sede.

O parque é o mais importante do Espírito Santo e merece um espacinho no seu roteiro de viagem, especialmente se você gosta de contato com a natureza e belas paisagens.

A reserva abriga quilômetros de trilhas ecológicas, mirantes, picos e bosques: cenário ideal para caminhadas de contemplação da natureza!

Onde ficar em Venda Nova do Imigrante?

Onde ficar em Venda Nova do Imigrante?
Fonte: Pxhere / CC0

Venda Nova é conhecida pelas pousadas aconchegantes e pelo povo hospitaleiro, sempre pronto para fazer o turista se sentir querido e bem-vindo, de acordo com a tradição italiana.

A maioria das opções de hospedagem está concentrada no centro da cidade, onde o viajante pode contar com opções gastronômicas, lojas, bares e boa infraestrutura de serviços, especialmente ao longo da Avenida Ângelo Altoé.

No entanto, você também pode encontrar pousadas charmosas na zona rural, sobretudo às margens da Rodovia dos Produtores, na BR-262 e no bairro de Tapera.

Se você preferir, é possível até mesmo ficar na cidade vizinha de Domingos Martins, famosa pelas acomodações rústicas com vista para as montanhas.

Para encontrar seu hotel em Venda Nova do Imigrante pelo menor preço, recomendamos uma visita ao El Quarto, que te ajuda a encontrar as melhores ofertas de hospedagem nos principais destinos do Brasil e do mundo.

Você pode comparar preços, reservar quartos e até pagar suas diárias online, com toda segurança, economia e eficiência que merece. 

Faça uma simulação e descubra que visitar a principal colônia italiana do Espírito Santo pode caber no seu bolso!

Onde comer em Venda Nova do Imigrante?

Não é difícil encontrar o lugar perfeito para uma refeição em Venda Nova. 

Respeitando a tradição italiana, a cidade é recheada de bons restaurantes que servem as maiores delícias trazidas pelos imigrantes que se instalaram na região!

As fazendas e propriedades privadas espalhadas pela zona rural do município são os melhores lugares para experimentar pratos típicos da Itália com o inconfundível tempero brasileiro.

Mas não é preciso ir muito longe para encontrar bons restaurantes: o centro da cidade, sobretudo ao longo da Avenida Ângelo Altoé, está cheio de boas opções gastronômicas a preço justo.

Conheça Venda Nova do Imigrante com economia!

O que você acha de comprar sua passagem para Venda Nova do Imigrante sem pesar no bolso? É só fazer sua pesquisa no Passagens Promo, o melhor buscador de passagens aéreas do Brasil!

O primeiro passo é digitar as cidades de origem e destino. Depois, selecione as datas de ida e volta. Por último, é só clicar em “pesquisar” e escolher a melhor opção para a sua viagem!

Você pode até ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que procura! 

Quer conhecer as belezas do Espírito Santo com economia? De Promo você pode!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Recomendado para você
Pedra Azul, ES: conheça a Pedra do Lagarto e muitas outras atrações nos arredores!

Pedra Azul, ES: conheça a Pedra do Lagarto e muitas outras atrações nos arredores!

Linhares, ES: conheça essa bela cidade, onde fica, quais as melhores praias e restaurantes!

Linhares, ES: conheça essa bela cidade, onde fica, quais as melhores praias e restaurantes!

Cachoeiro do Itapemirim: dicas de viagem, informações e mapa

Cachoeiro do Itapemirim: dicas de viagem, informações e mapa

Conheça as 12 melhores praias do Espírito Santo

Conheça as 12 melhores praias do Espírito Santo

Anchieta, ES: o que fazer, mapa, dicas e melhores praias

Anchieta, ES: o que fazer, mapa, dicas e melhores praias

São Mateus, ES: informações, o que fazer e melhores praias

São Mateus, ES: informações, o que fazer e melhores praias