Veneza brasileira: conheça as paisagens de Recife que inspiraram esse apelido!

Ostentar o apelido de “Veneza brasileira” não é para qualquer cidade, mas Recife, sem dúvidas, dá conta do desafio.

A cidade é quase um labirinto de canais, córregos e rios, formando uma paisagem que, muitas vezes, remete à Rainha do Adriático, como é conhecida a cidade italiana.

Às belezas naturais somam-se atrações urbanas, um rico patrimônio histórico e belas praias, tudo isso com o animado som do frevo e do maracatu!

Se você já está morrendo de vontade de conhecer todas as belezas da capital pernambucana, prepare o papel e a caneta, pois reunimos as dicas mais imperdíveis para te ajudar a planejar a sua viagem! Vamos lá!

Confira passagens aéreas com até 35% de desconto neste link!

Veneza brasileira: descubra como aproveitar a região!

Se Campos do Jordão é a Suíça brasileira e a Costa dos Corais, em Alagoas, é o Caribe brasileiro, coube a Recife, em Pernambuco, o apelido de Veneza brasileira.

Assim como a xará europeia, a cidade nordestina abriga na região do Recife Antigo um patrimônio histórico que remete ao período colonial, uma cultura efervescente e belíssimos cartões-postais à espera do viajante.

Entre igrejas com séculos de história, ateliês e galerias de arte, o viajante pode passar um dia inteiro a conhecer o que restou da época do Brasil colônia e da dominação holandesa na região, especialmente nos arredores da Praça do Marco Zero.

Gosta de passeios culturais? Não deixe de conhecer os museus recifenses, em suas mais variadas temáticas, como o Museu do Frevo, o Museu Cais do Sertão, a Embaixada dos Bonecos Gigantes, o Instituto Ricardo Brennand e muitos outros.

Sem falar nas praias urbanas badaladas e bonitas, que concentram atrações para todas as idades, como a da Boa Viagem e a do Pina, além do litoral da vizinha (e igualmente encantadora) Olinda.

O que significa Veneza brasileira?

O que significa Veneza brasileira?
Fonte: Pxhere / CC0

O apelido de Veneza brasileira faz referência direta à Veneza original, localizada na Itália, mais especificamente na região de Vêneto.

A cidade, situada às margens do Mar Adriático, é cortada por mais de 150 canais, conectados por nada menos que 400 pontes!

Qual cidade é conhecida como Veneza brasileira?

Ser comparada a uma cidade famosa como a romântica Veneza é uma tarefa desafiadora, que a capital e maior cidade pernambucana assume com orgulho.

A cidade de Recife é conhecida como Veneza brasileira justamente pelas semelhanças fluviais com a cidade italiana!

O apelido foi dado pelo escritor francês Albert Camus em 1949, durante visita ao município nordestino, que também chamou a cidade de “Florença dos Trópicos”.

Por que a cidade de Recife recebeu o nome que tem?

Porque a cidade de Recife recebeu o nome que tem?
Fonte: Pixabay

A paisagem de Recife explica os motivos para que a cidade seja considerada a Veneza brasileira.

Assim como a xará da Itália, a capital pernambucana tem o horizonte cortado tanto pelo mar quanto por canais e rios, como o Capibaribe e o Beberibe, com mais de 50 pontes a interligar diferentes pontos da cidade.

Além disso, o visual colonial do Recife Antigo, que guarda o charme de outrora, também rende comparações às construções renascentistas que enfeitam o destino italiano.

Onde fica Recife?

Quinta maior capital brasileira, com mais de 3,7 milhões de habitantes em sua região metropolitana, Recife é a capital de Pernambuco, no Nordeste brasileiro.

O destino fica localizado entre as cidades de Olinda, a apenas 10 km de distância, e Jaboatão dos Guararapes, a pouco mais de 16 km da capital.

A cidade também tem fácil acesso a outros badalados destinos pernambucanos, como o arquipélago de Fernando de Noronha, a 540 km de distância, e a paradisíaca Porto de Galinhas, a 60 km.

Quando ir para Recife?

O movimento turístico é intenso o ano inteiro na cidade de Recife, que, além de atrair veranistas e viajantes interessados no rico patrimônio histórico local, também é um grande polo de turismo de negócios no Nordeste.

É inegável, porém, que o auge da temporada turística seja o verão recifense.

Entre os meses de dezembro e fevereiro, praticamente não chove na capital pernambucana e as temperaturas ficam elevadas, acima de 28ºC.

O verão é também a época em que a cidade está mais cheia, com visitantes do país inteiro, especialmente durante as festas de final de ano e no Carnaval, por isso, reserve suas acomodações com antecedência, caso esteja planejando viajar neste período.

No inverno, as temperaturas mudam pouco, com média de 25ºC, mas as condições climáticas podem desanimar os viajantes que querem curtir a praia: de junho a agosto chove bastante na capital pernambucana.

Caso a sua intenção seja curtir as atrações culturais e históricas recifenses, aproveite o inverno para encontrar passagens aéreas e diárias em hotéis mais econômicas!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Passagens aéreas para Recife, Pernambuco

    Muitas vezes, as passagens aéreas podem ser os itens mais caros de qualquer viagem, mas não se preocupe: é possível viajar sem sacrificar o seu bolso!

    Você pode, por exemplo, conhecer as atrações da Veneza brasileira sem comprometer sua economia: é só utilizar nosso site de buscas, Passagens Promo, para comprar suas passagens aéreas pelo menor preço do mercado em poucos passos!

    O viajante precisa apenas digitar as cidades de origem e destino, incluir as datas da estadia e escolher a melhor oferta para a sua viagem.

    Não se esqueça de ligar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você procura e siga as redes sociais do Passagens Promo para ficar por dentro de todas as novidades do mundo das viagens!

    Passagens aéreas para Recife, a Veneza Brasileira!
    Passagens aéreas saindo de

    Mapa de Recife

    A capital pernambucana é uma das maiores cidades brasileiras, com 15 municípios em sua região metropolitana. 

    Por isso, é importante planejar bem a sua viagem para escolher as melhores rotas de deslocamento, os lugares mais indicados para a sua hospedagem e a localização dos principais atrativos da Veneza brasileira.

    Confira o mapa de Recife com as atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem!

    Pontos turísticos de Recife

    Poucas cidades brasileiras são tão versáteis quanto Recife, um destino que combina várias atrações bem diferentes e igualmente incríveis

    São praias, museus, edifícios históricos, baladas e muitos outros atrativos à espera do turista!

    Se você está pensando em conhecer a Veneza brasileira, confira a seleção de atrativos recifenses que merecem a sua visita!

    Recife Antigo 

    Parada obrigatória para qualquer viajante que conhece a capital pernambucana, o Recife Antigo é o centro histórico local, com atrações suficientes para encher um dia inteiro de passeios!

    São diversos museus, praças, ruas históricas e casarões coloniais que remontam aos primeiros séculos de história do Brasil.

    O bairro fica “espremido” entre o Atlântico e as águas calmas do rio Capibaribe, o que significa que você poderá conhecer praticamente tudo a pé.

    Comece seu passeio pela Praça do Marco Zero e não deixe de conhecer suas adjacências, como a rua do Bom Jesus, o Forte das Cinco Pontas e a Capela Dourada.

    A lista de atrativos inclui ainda o Centro Cultural Judaico, o Parque das Esculturas Francisco Brennand, a Torre Malakoff e museus incríveis, como o Cais do Sertão!

    Instituto Ricardo Brennand 

    Instituto Ricardo Brennand
    Fonte: Eliane Kobayakawa / Flickr / CC BY 2.0

    O Instituto Ricardo Brennand, idealizado pelo empresário e colecionador de artes com o mesmo nome, é um complexo dedicado ao universo artístico que ocupa mais de 30 mil m² no Recife Antigo.

    A instituição dispõe de um amplo salão de exposições que conta com dispositivos tecnológicos modernos, além de abrigar uma exposição permanente de armamentos da Idade Média, instalada em uma réplica de castelo medieval.

    Os jardins tropicais do instituto podem render fotos incríveis: que tal aproveitar o ambiente para saborear um cappuccino no café do museu enquanto contempla o projeto paisagístico e as esculturas de mármore branco espalhadas pelo jardim?

    Aproveite para conhecer o museu do Instituto Ricardo Brennand, que abriga mais uma biblioteca com mais de 60 mil exemplares, documentos e obras de arte do período colonial, cercada por vários lagos e bosques.

    Oficina Cerâmica Francisco Brennand 

    O ateliê do artista Francisco Brennand funciona nas ruínas de uma olaria do começo do século XX e atrai visitantes pelos mais diversos motivos.

    Além de ser uma representante do estilo arquitetônico da virada do século passado, o ateliê dispõe de um amplo jardim, projetado por ninguém menos que Burle Marx, o que, por si só, já vale a visita!

    Os amantes de arte ainda podem conhecer     as incríveis esculturas de Francisco Brennand e outros nomes da arte pernambucana.

    Praça Marco Zero 

    O principal ponto de partida para qualquer passeio pelo Recife Antigo é a Praça Marco Zero, também conhecida como Praça Rio Branco, a partir de onde começou a ocupação da cidade.

    A agradável praça oferece simultaneamente vista do Atlântico, dos arrecifes que inspiraram o nome da cidade, do casario colonial e de esculturas de Francisco Brennand, um dos principais nomes da arte recifense.

    A região ainda abriga uma feira permanente de artesanato, onde você pode adquirir souvenires e peças de decoração a preços variados.

    Aproveite o passeio para curtir a brisa na Praça Marco Zero, um dos pontos mais “frescos” de Recife!

    Museu Cais do Sertão 

    Conhecer o Museu Cais do Sertão é mergulhar na cultura nordestina e na história do Brasil.

    Não é à toa que o espaço foi considerado pelo site especializado TripAdvisor um dos 20 melhores museus sul-americanos em 2015!

    A instituição fica no Armazém 10 do Porto de Recife e faz uma referência direta ao legado do rei do baião, Luiz Gonzaga, para retratar a cultura sertaneja.

    Ali, você poderá conhecer moradias típicas do sertão, galerias de exposições, salas de música e itens típicos dos sertanejos.

    O museu ainda é cortado por um fotogênico curso d’água que representa o Velho Chico, uma das mais importantes bacias hidrográficas do país.

    Embaixada dos Bonecos Gigantes

    Embaixada dos Bonecos Gigantes
    Fonte: Prefeitura De Olinda / Flickr / CC BY 2.0

    A Veneza brasileira também é conhecida por sua tradição no Carnaval brasileiro, que atrai mais de 2 milhões de foliões todos os anos.

    A festa recifense (e da vizinha, Olinda) é marcada pelos tradicionais bonecos gigantes que representam personalidades brasileiras e internacionais, incluindo ícones como Michael Jackson, Elke Maravilha, Roberto Carlos e muitos outros.

    Na Embaixada dos Bonecos Gigantes, localizada na rua do Bom Jesus, em Recife Antigo, o viajante pode ver de perto os bonecos e conhecer mais sobre sua confecção e história.

    Centro de Artesanato de Pernambuco 

    Diferentemente de muitos atrativos recifenses, o Centro de Artesanato de Pernambuco Roberto Lessa é uma construção relativamente recente, inaugurada apenas em 2003. 

    Mesmo assim, é um lugar que não pode ficar de fora do seu roteiro!

    O complexo de 1,6 mil m² de área construída abriga um jardim com espécies típicas do sertão e do agreste, museu e auditório com capacidade para 200 pessoas, além de uma feira permanente de artesanato, em frente ao Marco Zero da cidade.

    Museu do Frevo

    Apesar de ser conhecida como Veneza brasileira, Recife pode também ser conhecida como Capital do Frevo, um ritmo musical que combina elementos de maxixe, capoeira, marcha e polca, entre outros gêneros.

    No Museu do Frevo, ou Paço do Frevo, você poderá aprender mais sobre o estilo musical e o Carnaval pernambucano, com ingressos a R$ 10 (preço em julho/2021) e funcionamento às quintas e sextas, entre as 10h e 16h, e aos fins de semana, das 11h às 17h.

    Melhores praias de Recife

    A Veneza brasileira tem uma coisa que a Veneza italiana não tem: praias! A capital pernambucana concentra 23 km de litoral, desde a Praia de Boa Viagem até a vizinha Olinda.

    Entre as mais famosas estão a Praia do Pina e a Praia de Boa Viagem, imortalizada no sucesso La Belle de Jour, do pernambucano Alceu Valença, onde o banhista pode contar com excelente infraestrutura.

    Só não deixe de conferir as placas de sinalização, pois a região costuma registrar a presença de tubarões em alguns pontos do litoral.

    Pertinho da capital pernambucana estão, ainda, algumas das praias mais famosas do Brasil, como as praias de Olinda, Ipojuca (onde fica Porto de Galinhas), Tamandaré (incluindo a Praia dos Carneiros) e Itamaracá.

    Cidades próximas a Recife

    Cidades próximas a recife
    Fonte: Unsplash

    Você pode aproveitar sua visita à Veneza brasileira para conhecer destinos incríveis, que combinam atrações históricas e praias simplesmente paradisíacas. Confira!

    Olinda

    A cidade-irmã de Recife, Olinda, está entre os destinos coloniais mais encantadores do Brasil, onde o viajante pode curtir praias incríveis e, de quebra, conhecer algumas das construções mais antigas do país!

    As ladeiras históricas da cidade, a pouco mais de 10 km da capital pernambucana, podem transportar o viajante direto para o século XVI, quando os primeiros portugueses desembarcaram na região.

    O visitante ainda pode contemplar o mar azul a partir de diversos mirantes, conhecer igrejas e museus com séculos de história, curtir a animada vida noturna olindense ou aproveitar um dos Carnavais mais famosos do país!

    Não é coincidência que Olinda é tombada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade e conquista visitantes do mundo inteiro com suas atrações históricas, culturais e naturais.

    Porto de Galinhas

    Considerado por muitos o Caribe brasileiro, o distrito de Porto de Galinhas, em Ipojuca (a 60 km de Recife), é um dos melhores destinos de praia do país.

    Durante a maré baixa, várias piscinas naturais de água cristalina e morna se formam no litoral da região, garantindo condições perfeitas para banho e mergulho.

    De Muro Alto a Pontal do Maracaípe, os banhistas podem desfrutar de praias paradisíacas, com águas transparentes, areia branquinha e vegetação preservada.

    O pitoresco vilarejo abriga, ainda, excelentes hotéis e restaurantes, que possibilitam uma experiência turística ainda mais completa e inesquecível para os visitantes.

    Cabo de Santo Agostinho

    Excelente opção para o dia de praia na Grande Recife, Cabo de Santo Agostinho fica no meio do caminho para Porto de Galinhas, em um lugar importantíssimo para a história do planeta.

    Os estudiosos apontam que foi ali que o supercontinente de Gondwana se dividiu, há milhões de anos, para dar origem aos continentes da América do Sul e da África.

    A região é o endereço de praias paradisíacas e muitos mirantes com vista privilegiada do mar, que podem ser visitados em um rápido bate-volta a partir da Veneza brasileira ou em roteiros mais longos.

    Não deixe de curtir o banho de argila em Itapuama, que tem propriedades terapêuticas, e a quase selvagem Praia da Pedra do Xaréu, popular entre os recifenses.

    Gosta de piscinas naturais? Visite a Praia Enseada dos Corais. Se você prefere atrações radicais, faça o passeio de tirolesa sobre a Praia de Calhetas.

    Passagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre sua passagem aérea com até 35% de desconto, além de pesquisar hotéis e seguro viagem em um só lugar! Clique aqui e confira.

    Cotação de passagens aéreas para Recife

    As atrações da Veneza brasileira estão esperando por você! Faça agora mesmo a cotação de passagens aéreas baratas em nosso site buscador, o Passagens Promo!

    Nossa plataforma te ajuda a encontrar a opção mais econômica para a sua viagem em poucos minutos: você só precisa digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas de estadia e escolher a melhor oferta para o seu bolso.

    O viajante ainda pode simular diferentes datas e rotas de viagem para identificar o momento mais barato para embarcar, bem como acionar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você procura!

    Visitar uma das capitais mais encantadoras do Brasil com economia? De Promo você pode!

    Passagens aéreas para Recife, a Veneza Brasileira!
    Passagens aéreas saindo de
    Azul MCZ Maceió REC Recife 28 Jul 31 Jul R$ 298 Azul CPV Campina Grande REC Recife 23 Jul 24 Jul R$ 418 Latam Brasil FOR Fortaleza REC Recife 24 Set 26 Set R$ 431 Azul NAT Natal REC Recife 10 Mai 17 Mai R$ 468 Gol SSA Salvador REC Recife 30 Jul 07 Ago R$ 548 Ver mais ofertas

    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    O que fazer em Fernando de Noronha: melhores atrações e dicas

    O que fazer em Fernando de Noronha: melhores atrações e dicas

    Tamandaré: veja onde fica e o que fazer nessa cidade pernambucana!

    Tamandaré: veja onde fica e o que fazer nessa cidade pernambucana!

    Ilha de Itamaracá, PE: em qual cidade fica a ilha, quantas praias são, o que fazer e outras curiosidades!

    Ilha de Itamaracá, PE: em qual cidade fica a ilha, quantas praias são, o que fazer e outras curiosidades!

    Jaboatão dos Guararapes: veja onde fica, o que fazer, o que significa o nome e outras curiosidades

    Jaboatão dos Guararapes: veja onde fica, o que fazer, o que significa o nome e outras curiosidades

    Bonito, Pernambuco: dicas de viagem e principais pontos turísticos

    Bonito, Pernambuco: dicas de viagem e principais pontos turísticos

    Triunfo, PE: turismo no sertão pernambucano

    Triunfo, PE: turismo no sertão pernambucano