Viagem para Paris: Guia completo para montar um roteiro inesquecível

Que tal uma viagem para Paris? Uma das cidades mais influentes do mundo, Paris é a capital da França e um dos destinos mais procurados na Europa.

Entre todas as cidades turísticas da França, Paris é a mais famosa e mais visitada. E não é por menos, tem tantos atrativos na cidade que você vai precisar de vários dias para conseguir conhecer tudo. 

A cidade Luz ou cidade do amor, não importa o adjetivo que tenha, uma coisa é certa, por onde andar vai notar que a atmosfera de Paris é diferente de qualquer outro lugar no mundo. 

Se a capital parisiense é o destino dos seus sonhos, veja algumas dicas com nosso guia de viagem para Paris.

Conheça Paris economizando! Pesquise sua passagem aérea no Passagens Promo e garanta as melhores promoções.

Viagem para Paris: Cidade Luz

Com cerca de 12 milhões de habitantes, Paris é a segunda região urbana mais populosa e um dos principais destinos da Europa.

Conhecida como Cidade Luz, a capital da França recebeu o apelido por ter sido a primeira cidade do mundo todo a iluminar suas ruas com luz elétrica!

Todos os anos milhões de turistas desembarcam na cidade para ver a famosa Torre Eiffel, tomar um bom vinho ou espumante francês. E é claro, que é obrigatório uma visita ao famoso museu do Louvre, onde está o quadro da Monalisa.

Explorar Paris é muito mais, a cidade tem tanto o que se visitar, passear de barco pelo rio Sena, conhecer a catedral de Notre Dame, as igrejas em estilo gótico e os muitos cafés espalhados pelas ruelas da cidade. 

Cada rua tem suas histórias e a cidade é um verdadeiro museu a céu aberto. De atrações turísticas a boa gastronomia, Paris não para, e você também não vai ficar parado durante sua visita.

Quem está planejando uma viagem para Paris pode ficar tranquilo: para viagens menores de 90 dias, você só precisa de um passaporte válido e um seguro viagem!

Vale a pena investir para aprender algumas palavrinhas em francês. Afinal, o idioma oficial de Paris é esse e, diferente de outros destinos, o inglês não é muito usado por lá.

Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, aluguel de carro, e muito mais! Clique aqui e confira.

Quando ir a Paris

Quando ir a Paris

Fonte: Unsplash

Não existe contraindicação quando falamos de uma viagem a Paris! Na hora de decidir quando ir a capital francesa, o que manda são as suas preferências.

Paris possui um clima marcado por verões quentes, invernos frios e chuvas durante o ano todo.

A primavera e o outono são as estações mais amenas, perfeitas para quem não quer viajar com muito calor, nem pegar o frio da Europa.

No inverno parisiense, as temperaturas caem muito, podendo chegar abaixo de zero. Para quem vai viajar a dois, a cidade luz fica ainda mais romântica nessa época.

Já no final do ano, além do friozinho já característico do inverno, a decoração de natal é um charme a parte!

O verão é alta temporada na cidade luz! Paris fica pulsante, animada e cheia de turistas.

Os dias são mais longos, com o pôr do sol sempre depois das 21h, e sobra muito tempo para explorar as ruas e vielas da cidade.

Para quem prefere encontrar uma Paris mais tranquila, evite viajar durante os meses de julho e agosto (férias no Brasil, Europa e Estados Unidos). A cidade fica lotada e mais cara.

Seja qual for a época, a verdade é que Paris te espera!

Onde ficar em Paris

Onde ficar é uma das maiores perguntas de quem está planejando uma viagem para Paris!

Isso porque a capital é uma das cidades europeias com maior disponibilidade hoteleira. E são muitas opções para escolher.

Talvez você já tenha ouvido falar nas zonas de Paris: demarcações que vão de 1 a 20, saindo do centro para a periferia da capital, como uma espiral.

Mas você sabe qual a importância disso na hora de escolher onde ficar em Paris? No geral, quanto menor o número da zona, mais perto do centro ela fica e mais sofisticada a área é!

O indicado para quem quer ficar melhor hospedado é decidir entre as zonas 1 (Louvre) e a 8 (Champs Elysées). Mas, claro, para isso não há regra e o melhor é pesquisar a opção ideal você.

Para quem quer conhecer Paris de forma econômica, hospedagens mais afastadas do centro costumam ter um preço mais baixo.

E quanto ao deslocamento, não se preocupe. A cidade luz é grande e tem seus pontos turísticos distantes uns dos outros. Então, acredite, você vai usar o transporte público várias vezes em Paris!

Veja o mapa abaixo e entenda melhor as zonas de Paris

viagem paris mapa

Fonte: My Time in Paris

Mas você sabe qual a importância disso na hora de escolher onde ficar em Paris? No geral, quanto menor o número da zona, mais perto do centro ela fica e mais sofisticada a área é!

O indicado para quem quer ficar melhor hospedado é decidir entre as zonas 1 (Louvre) e a 8 (Champs Elysées). Mas, claro, para isso não há regra e o melhor é pesquisar a opção ideal você.

Para quem quer conhecer Paris de forma econômica, hospedagens mais afastadas do centro costumam ter um preço mais baixo.

E quanto ao deslocamento, não se preocupe. A cidade luz é grande e tem seus pontos turísticos distantes uns dos outros. Então, acredite, você vai usar o transporte público várias vezes em Paris!

Como se deslocar em Paris

Se deslocar pela Europa não é um problema, muitos pessoas fazem viagens de um país ao outro rapidamente de trem. E quando falamos da cidade mais turística do mundo, os meios de locomoção também são muito eficazes. 

O bom de Paris é a possibilidade de andar a pé e conhecer os estabelecimentos em volta dos principais pontos turísticos. 

A maioria dos atrativos ficam perto um do outro, mas se for o caso de você querer chegar mais rápido, ou até mesmo pelo o conforto existem diversas  e eficazes formas de transporte. 

A cidade conta com um sistema de transporte público extenso e muito eficiente – referência mundial!

Os melhores meios de transporte para usar em sua viagem para Paris, são:

Metrô

Melhor e mais rápida maneira de se deslocar na cidade. São 16 linhas que atendem toda Paris e contam com pontos de integração entre elas.

São mais de 200 quilômetros de via contando com mais de 303 estações – e há quem diz que não existe nenhum ponto na cidade que esteja a mais de 500 metros de uma das estações.

RER

O RER é o meio mais prático de chegar até áreas mais distantes, como a Disneyland Paris, Versalhes e o Aeroporto Charles de Gaulle.

Você pode escolher entre os trens normais e os express (trens mais rápidos, que não param em todas as estações). Por ser mais rápido que o metrô, para chegar em pontos mais distantes da cidade, o RER é a melhor alternativa.

Mas atenção: o preço da tarifa depende da distância que você deseja percorrer.

Ônibus

Para quem quer percorrer distâncias menores – e, de quebra, ver a paisagem da cidade pela janela, os ônibus são uma boa maneira de se deslocar por Paris.

Ao todo, são mais de 60 linhas funcionando durante o dia e 40 durante a noite, muitas delas passando pelo centro da cidade, bairros históricos e percorrendo o rio Sena.

Vale lembrar que muitas linhas não circulam durante domingo e feriados, então se sua viagem for durante essa época, melhor não contar somente com esse meio de transporte.

Para trajetos mais longos e em horários de pico, recomendamos o metrô e o RER.

Viagem para Paris: principais atrações turísticas

Por onde começar sua tour por Paris? Qual o ponto mais importante e que não pode deixar de ser visitado? Começar um planejamento e selecionar os atrativos que você quer conhecer pode ser uma tarefa difícil para qualquer turista. 

Mas, quando se sabe um pouco mais sobre cada uma das opções fica mais fácil de definir o que ver primeiro e até mesmo para decidir o que você não faz questão visitar. 

A capital Francesa é um verdadeiro museu a céu aberto e traz inúmeras atrações turísticas que agradam todo tipo de viajante.

Ainda não sabe o que ver em sua viagem para Paris? Veja nossa lista!

1. Torre Eiffel

viagem para paris Torre Eiffel

Fonte: Unsplash

Uma viagem para Paris não é completa sem um passeio pelos arredores da Torre Eiffel, não é?

Símbolo mais emblemático da cidade luz, a Torre é o monumento mais visitado do mundo!

Com mais de 300 metros de altura, foi construída em 1889 para a Exposição Universal e hoje é o ponto turístico mais representativo de Paris.

Mas nem sempre a Torre foi aclamada! Inicialmente, o monumento não agradou aos artistas e nativos na época e diversas vezes foi sugerido que ela fosse desmontada

Ainda bem que não foi, não é? Hoje a Torre tem sua fama consolidada e recebe mais de 7 milhões de turistas por ano!

Uma das experiências mais incríveis em uma viagem para Paris é subir na Torre Eiffel. E você pode fazer isso de elevador ou escadas (1.665 degraus, vai encarar?)

De escadas, apesar de ser mais barato, você só consegue ir até o segundo andar da torre.

Para quem quer vivenciar uma experiência mais completa, investir no elevador vale a pena. A recompensa? Uma vista espetacular da cidade luz!

2. Arco do Triunfo

O Arco do Triunfo é outro monumento presente em todo roteiro de viagem para Paris. Criado para representar as vitórias do exército francês, o ponto é um dos mais significativos para os nativos.

Para ver de perto a grandeza do monumento, é só chegar pertinho das bases do Arco (lá, você vai encontrar os nomes de todas as batalhas vencidas pelo exército e os generais franceses).

Quem quer conhecer a parte de dentro do Arco é só comprar a entrada e se preparar para subir uma escada de 286 degraus!

Apesar da altura ser menor à da Torre Eiffel, a gente garante que a vista do alto dos 50 metros vale muito a pena.

3. Avenida Champs-Élysées

viagem para paris Avenida Champs-Élysées

Fonte: Unsplash

Uma das vias mais bonitas, importantes e famosos do mundo está em Paris! A Champs Élysées tem quase dois quilômetros de extensão e as principais lojas da capital.

Além de ser um dos espaços mais procurados para compras, merece a visita até de quem não está planejando gastar muito na cidade: a via é um dos locais mais bonitos para passear em Paris.

Quem estiver disposto a andar por toda a avenida, vai perceber que ela está dividida em duas partes: a zona mais baixa, rodeada de jardins e prédios importantes, e a parte alta, com lojas de luxo, restaurantes e bistrôs.

4. Rio Sena

viagem a paris

Fonte: Unsplash

O Rio Sena é um dos pontos mais emblemáticos de Paris e com certeza você vai passar por ele em algum momento durante sua viagem.

Considerado por muitos a parte mais romântica da cidade, um dos destaques é o conjunto de trinta e sete pontes que passam sobre o rio, deixando a paisagem ainda mais bonita.

Além de passear em volta do rio, um dos passeios imperdíveis é andar de barco por lá. Seja de dia ou de noite, a beleza do lugar vai te surpreender.

5. Museu do Louvre

viagem para paris Museu do Louvre

Fonte: Unsplash

Recebendo mais de 8 milhões de visitantes por ano, o Museu do Louvre é o mais importante de Paris (e de toda a França!) e um dos mais visitados de todo o mundo.

Muito famoso por ser o museu que abriga o quadro Monalisa, de Leonardo da Vinci, o Louvre tem expostas cerca de 35 mil obras.

O segredo é chegar cedo (acredite, mesmo cedo a fila já é enorme!). Do lado de dentro, a coleção é organizada por temas como antiguidades orientais, egípcias, gregas, romanas e mais.

Para os fãs da arte, o Museu do Louvre é um dos principais passeios em uma viagem para Paris. E não se engane, é preciso vários dias para percorrer o museu inteiro.

6. Jardim das Tulherias

viagem para paris Jardim das Tulherias

Fonte: Unsplash

Procurando dicas de passeios ao ar livre em Paris? Pois o Jardim de Tuileries é uma das melhores opções!

Se você quer tirar um momento para curtir um lugar calmo em Paris e fazer uma pausa do roteiro super cheio e corrido, o jardim é parada obrigatória.

Localizado no coração da capital, entre o Museu do Louvre e a Praça Concorde, você curte um dia percorrendo a avenida repleta de árvores e esculturas!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    7. Jardim de Luxemburgo

    O Jardim de Luxemburgo é o mais popular em Paris! Além de ser o preferido dos parisienses e dos turistas, que sempre tiram um tempinho para curtir o lugar.

    Depois de passear pela cidade, faça uma parada no Jardim e descanse em uma das centenas cadeiras de metais que você encontra por lá.

    Para quem está viajando com crianças, por lá você pode alugar pequenos barcos à vela para controlar no lago ou até assistir um show de marionetes.

    8. Museu D’Orsay

    viagem para paris Museu D’Orsay

    Fonte: Unsplash

    Localizado em uma antiga estação de trem de Paris, a estação que estava abandonada levou um feliz fim: foi transformada no Museu D’Orsay.

    Uma boa alternativa para quem não curte passar horas a fio em museus, o D’Orsay é um lugar agradável para desfrutar a arte!

    A união do cenário da antiga estação com o museu deixa o ambiente bonito e confere um ar especial para o lugar, tornando-o um dos melhores museus de Paris.

    9. Palácio de Versalhes

    viagem para paris Palácio de Versalhes

    Fonte: Unsplash

    Um passeio imperdível durante uma viagem para Paris é o Palácio de Versalhes, famosos mundialmente pela sua arquitetura, seus jardins e sua história.

    Durante a visita, você pode passar por muitos espaços que foram sede oficial do poder na França.

    Entre os cômodos, os Grandes Aposentos do Rei e da Rainha e a Galeria dos Espelhos são os mais esperados pelos visitantes.

    A Galeria, com 73 metros de comprimento, abriga 375 espelhos que impressionam os milhares de visitantes que recebe por ano.

    O mais importante dos espaços, ali foi assinado o Tratado de Versalhes em 1919, colocando fim na Primeira Guerra Mundial.

    Outra área muito buscada pelos visitantes são os jardins, que contam com mais de 800 hectares de extensão, e abriga muitas espécies de plantas e árvores.

    Os únicos jeitos de tentar percorrer todos os jardins é alugando um carro elétrico, uma bike ou com o trenzinho que anda por toda a área (acredite, é impossível fazer o trajeto a pé!).

    Para quem vai viajar entre abril e outubro, dá para assistir aos espetáculos de água das fontes. Mas como só acontece algumas vezes ao dia, o melhor é se informar antes de sair.

    10. Torre Montparnasse

    Que tal ver Paris das alturas? A Torre Montparnasse é um dos melhores pontos para contemplar toda a cidade.

    O mirante de 210 metros de altura foi o primeiro edifício de escritórios construído no centro de Paris e desagradou muitos parisienses.

    Para os moradores, a Torre Montparnasse trazia desarmonia para o entorno tão clássico da capital.

    O que ninguém sabia é que mais tarde o ponto se tornaria um dos lugares mais visitados, com cerca de 750 mil pessoas subindo até o terraço a cada ano para ver Paris do alto!

    Com fotos da antiga Paris e dados curiosos da cidade, o destaque da visita vai mesmo para a vantagem de ver do alto a Torre Eiffel! Coisa impossível de fazer ao contemplar a cidade do alto da mesma.

    Passeios em viagem para Paris

    Visitou os principais pontos turísticos da cidade e agora quer saber o que mais tem para fazer em Paris? Pode ficar tranquilo, pois ainda há muitas opções de lugares para conhecer. 

    Paris é um destino que tem passeios que se você não fizer, com certeza vai se arrepender quando retornar para casa. 

    Separamos abaixo alguns passeios alternativos para fazer em sua viagem para Paris. Além do bom e velho clichê da capital francesa, há muito o que ver pela capital francesa. Vem conhecer!

    Cruzeiro no Rio Sena

    Que tal ver os principais pontos turísticos de Paris em um cruzeiro pelo Rio Sena?

    Quem está em viagem pela primeira vez ou quer fazer um passeio romântico não pode perder essa atração!

    Você pode fazer o passeio durante o dia e se maravilhar com a movimentação às margens do rio ou um jantar no cruzeiro com o panorama da cidade luz.

    Para quem vai fazer o passeio à noite pode contar com mais uma experiência, um jantar sobre as águas do rio Sena com direito a assistir ao espetáculo Moulin Rouge

    Seja acompanhado ou sozinho, essa é uma experiência que vale a pena você ter durante a sua viagem para Paris. 

    O cruzeiro começa aos pés da Torre Eiffel e passa por todos os mais belos monumentos da cidade. Não dá para perder, né?!

    Disneylândia Paris

    viagem para paris Disneylândia Paris

    Fonte: Unsplash

    Disneyland Paris ou EuroDisney, como era chamada, é o complexo de parques temáticos, restaurantes e hotéis da Disney na terra francesa.

    São cerca de 15 milhões de visitantes por ano no complexo que conta com dois parques temáticos: Disneyland e Walt Disney Studios.

    A melhor forma de chegar à Disneyland Paris, sem alugar um carro, é pegando o RER, a linha vermelha que conecta o centro da cidade com o parque. Com cerca de 35 à 40 minutos, você chega lá.

    Quem tem pouco tempo na cidade e só pode aproveitar um dos parques, nossa dica é optar pelo Disneyland. Já quem pode deixar dois dias no roteiro, se planeje para conhecer os dois parques do complexo, você não vai se arrepender!

    Passeios gastronômicos

    Seguir roteiros gastronômicos por Paris também é algo que você precisa fazer quando estiver na cidade. 

    Conhecida por ter os melhores vinhos e espumantes do mundo, sua culinária também não deixa a desejar. 

    Provar o famoso e oficial Ratatouille, se deliciar com os macarons e tomar um ótimo café com croissants. 

    Só por isso já dá pra ficar com água na boca. Mas existem ainda outros pratos típicos da França que vale a pena você conhecer e provar. 

    Do café da manhã a ceia no fim da noite, as possibilidades de se comer bem em Paris são muitas. Você vai voltar encantado não apenas com os pontos turísticos, mas também com os sabores. 

    Seguro Viagem para Paris é necessário?

    Seguro Viagem: Europa
    GTA 75 EUROMAX GTA 75 EUROMAX Assistência médica USD 75.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 25/dia*
    Intermac EUROPROMO 40 (Exceto EUA) Intermac EUROPROMO 40 (Exceto EUA) Assistência médica EUR 40.000 Bagagem extraviada EUR 500 (SUPLEMENTAR) R$ 18/dia*
    TA 100 MUNDO (exceto EUA) TA 100 MUNDO (exceto EUA) Assistência médica USD 100.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 23/dia*

    Sim, é obrigatório contratar um seguro viagem para viajar para Paris!

    Para desembarcar na França, é necessário ter um seguro viagem no valor mínimo de 30 mil euros que cubra todo o território Schengen.

    Isso serve para garantir que o turista terá como arcar com custos de despesas médico-hospitalares, caso seja necessário, ou outras prestações de serviço que sejam necessárias durante sua viagem.

    Passagens Aéreas para Paris

    Aproveite sua promo para Paris
    Passagens aéreas saindo de
    Air Europa REC Recife ORY Paris 03 Mai 17 Mai R$ 2207 Alitalia GRU São Paulo CDG Paris 05 Mai 18 Mai R$ 2316 Alitalia GRU São Paulo CDG Paris 03 Mai 10 Mai R$ 2316 Alitalia GRU São Paulo CDG Paris 01 Jun 15 Jun R$ 2316 Alitalia GRU São Paulo CDG Paris 02 Ago 13 Ago R$ 2428 Ver mais ofertas

    Agora que você já sabe o que fazer em uma viagem para Paris, compre suas passagens aéreas em promoção para conhecer a cidade luz!

    Aqui no Passagens Promo, você encontra as melhores tarifas para realizar o sonho de conhecer a capital francesa!

    De promo você fazer sua viagem para Paris com economia!


    Leia também:

    Recomendado para você
    Inverno em Paris: quando ir, pontos turísticos e dicas de viagem

    Inverno em Paris: quando ir, pontos turísticos e dicas de viagem

    Roteiro em Paris: 5 dias inesquecíveis na Cidade Luz

    Roteiro em Paris: 5 dias inesquecíveis na Cidade Luz