O continente europeu garante aos seus turistas viagens únicas, em lugares cinematográficos e com as rotas mais belíssimas do mundo.
Quem tem o sonho de se aventurar nas estradas europeias pode ter certeza que vai viver dias incríveis com paisagens deslumbrantes, muita história e cultura em cada parada.
Índice
Como são as estradas da Europa?
A qualidade das estradas na Europa varia, depende do lugar, algumas apresentam melhores condições, enquanto outras são mais estreitas e sinuosas. Na Alemanha, França e Holanda, como são países desenvolvidos, são mais largas, lisas e sinalizadas, além de ter um sistema de iluminação e segurança, que faz a total diferença para quem dirige.
Já na parte rural e montanhosa são mais estreitas e encurvadas por causa do terreno, mesmo assim estão em bom estado, a exemplo da Suíça que é um país cheio de montanhas e o trajeto nesse território pode ser bastante desafiador e principalmente para quem não é acostumado a dirigir.
Não se pode negar que o percurso pelo território europeu é cercado por paisagens deslumbrantes, tanto que algumas fazem parte de rotas turísticas, como a da Alemanha (Rota Romântica) e a da Noruega (Rota do Atlântico).
Dessa forma, no tempo que dirige pode apreciar um cenário belíssimo, relaxante e aproveitar mais das belezas naturais desse incrível continente.
Qual documento precisa ter para dirigir na Europa?
A Permissão Internacional para Dirigir na Europa é conhecida como PID e para conseguir tê-la precisa fazer alguns procedimentos, são eles:
- preencher um formulário de solicitação: no departamento de trânsito local do seu país ou no site oficial da união europeia tem o formulário de solicitação;
- tenha em mãos alguns documentos: geralmente, os documentos que são solicitados é a carteira de motorista (CNH), uma foto recente, em alguns casos a cópia do passaporte;
- pagar a taxa: ao depender do país da união europeia vai precisar pagar uma taxa, outros não precisa;
- apresente o formulário: após preencher o formulário, pagar a taxa e ter em mãos os documentos necessários é preciso levar tudo no departamento de trânsito;
- aprovação ou reprovação: em algumas semanas o resultado da sua liberação para dirigir em território europeu é divulgado, caso seja aprovado vai chegar pelo correio ou pode pegá-lo pessoalmente no departamento de trânsito a sua PID.
É aconselhável, que antes de iniciar o procedimento verifique todas as exigências do país europeu que deseja a autorização, assim aumenta as chances de ser aprovado, se cumprir adequadamente com tudo.
Onde alugar carro na Europa?
Algo que precisa ser visto com calma e bem analisado é onde alugar o carro, para evitar dores de cabeça é importante verificar antes os termos e requisitos da locadora. Antes da viagem é bom ter resolvido essa questão, por isso, procure sites de comparação on-line que apresentam boas ofertas de empresas confiáveis.
Procure saber com algum conhecido que realizou uma viagem de carro na Europa, sobre onde ele alugou o carro, e se recomenda. Infelizmente, nem todos conseguem resolver isso antes da viagem, então ao chegar no aeroporto pode visitar alguma locadora que fica no terminal ou próximo dele.
Outro local que é possível encontrar uma grande variedade de companhias que oferecem esse serviço são nas estações de trem, nas maiores e mais conhecidas tem balcões de locação de carro para viajantes, e normalmente são confiáveis.
É importante procurar saber das leis de trânsito locais, antes de começar a dirigir, também das regras de direção, por exemplo, em alguns países se dirige do lado esquerdo e outros do lado direito da via, para não tomar nenhum susto, fique atento a esses pontos.
É caro o aluguel de carro na Europa?
O valor depende de vários fatores, principalmente a localização da empresa, em grandes países o valor do aluguel é mais caro, comparado a países pequenos da Europa que apresentam preços mais acessíveis.
Também se a locadora estiver em pontos turísticos cobra mais caro, nas áreas menos movimentadas é mais barato, até isso tem que avaliar, como também:
- tipo do veículo: carros compactos e econômicos o aluguel são mais baratos, já os de luxo ou especializados o valor é mais alto;
- temporada: no período de alta temporada a procura é maior e a tendência é o valor subir, em baixa temporada consegue alugar o mesmo carro por um valor bem mais acessível;
- duração do aluguel: se o aluguel do carro for para um período mais longo pode ter desconto, algumas empresas promovem tarifas especiais.
Além desses agentes que interferem no aluguel, a cobertura de seguro ou outros serviços adicionais aumentam o valor. Por isso, avalie antes quais são as opções ofertadas e aceite somente o que for necessário para sua segurança.
Voe com economia e praticidade para qualquer lugar do mundo!
Para conseguir chegar a outro continente precisa pegar um voo e as melhores ofertas estão no Passagens Promo , que garante um buscador de pesquisa eficiente e fácil de usar.
Entre no site e coloque as principais informações do seu destino e clique em pesquisar, caso tenha alguma preferência, é só usar a ferramenta filtrar e selecionar de acordo com o que procura.
Em poucos instantes vai surgir um leque de opções de valores, basta escolher qual a melhor passagem aérea que cabe no seu bolso e iniciar o pagamento, pode ser via:
- pix;
- pagamento em lotérica;
- transferência bancária;
- cartão de crédito.
No cartão de crédito tem o benefício de parcelar em até 10x no cartão, assim consegue fazer a sua viagem dentro do seu orçamento e sem precisar se apertar.
Como são os postos de gasolina na Europa?
Uma diferença dos postos de gasolina da Europa é que a maioria não tem frentistas, ou seja, é o próprio motorista que abastece o seu carro, é só selecionar a bomba e o método de pagamento. Além disso, tem uma variedade de opções de combustíveis, gasolina sem chumbo, diesel, glp e gás natural.
Muitos deles têm lojas de conveniência que são de grande ajuda para aquelas pessoas que estão horas na estrada e precisam comprar lanches, bebidas ou até mesmo produtos de higiene, também disponibilizam banheiros gratuitos, raramente o posto cobra uma taxa para usá-lo.
Tem alguns países europeus como a França é a Itália que eles fecham a tarde ou em alguns dias da semana nem abrem. Nesse sentido, é importante se informar sobre os horários de funcionamento, assim vai conseguir elaborar um roteiro adequado para não passar sufoco e conseguir fazer suas pausas necessárias.
Benefícios de viajar de carro na Europa
Algumas pessoas vão para Europa e desejam conhecer mais de duas cidades de um país ou até mesmo dois países que são vizinhos, e podem fazer o trajeto de carro para viver uma experiência totalmente nova, além de ter outros benefícios disponíveis, são eles:
- flexibilidade: ao dirigir seu próprio veículo faz a viagem de acordo com o seu ritmo, nos horários que deseja e faz quantas paradas desejar;
- conhece mais vilarejos: durante uma viagem pela Europa de carro, passa por vários vilarejos, e se estiver transporte público não pode parar e explorar, como vai estar dirigindo, a decisão é sua;
- conhecer locais remotos: ter o carro permite chegar em lugares que não são movimentados e que não tem transporte públicos, como comunidades que estão longe dos centros urbanos;
- apreciar uma paisagem deslumbrante: não tem como negar a Europa tem uma das paisagens mais belas, e fazer o trajeto de carro vai ter o privilégio de apreciar tudo com calma e no seu tempo;
- interagir com os locais: nas paradas pode visitar mercados, restaurantes familiares e participar de eventos e assim ter contato com os locais e descobrir novas coisas;
- autonomia: quem decide como será o itinerário é o motorista que pode personalizar a viagem conforme os seus interesses e não fica refém do trajeto do transporte público.
Não se pode negar que são diversas vantagens ao optar por fazer a sua viagem na Europa de carro, tem a oportunidade de vivenciar uma experiência mais profunda e perto da realidade local. Além disso, para quem estiver em grupo consegue economizar no transporte, já que todos vão dividir as despesas e não vai ficar pesado para ninguém.
O que ver na Rota Romântica na Alemanha?
Uma das rotas mais belíssimas da Europa é a Rota Romântica na Alemanha que abrange 350 quilômetros e atravessa a Baviera, Wurzburg a Fussen, são regiões que tem cidades históricas com castelos e paisagens de tirar o fôlego.
Durante o trajeto o turista pode contemplar campos, lagos azul-turquesa e rios, nas cidades como Rothenburg ob der Tauber, Dinkelsbühl e Nördlingen tem ruas de paralelepípedos e praças na arquitetura medieval.
Na Rota Romântica também vai passar por castelos, palácios e o mais conhecido é o Castelo de Neuschwanstein que é um dos símbolos europeus, e sua fama predominante é ter inspirado o da Cinderela da Disney.
A viagem de carro por essas estradas permite ter autonomia para participar dos festivais, visitar os museus e ter uma verdadeira imersão histórica e cultural da região, além de conseguir interagir com os locais. E para quem não dispensa pratos novos, vai ter a oportunidade de desfrutar da culinária da Alemanha, provar salsichas, pretzels, joelhos de porco assado e muitas cervejas artesanais.
O que ver na Rota do Atlântico na Noruega?
Na parte costeira da Noruega tem como fazer uma rota inesquecível, pelas cidades Kristiansund e Molde, na parte oeste do país, e ao decorrer do trajeto vai passar por ilhas e pontes ao longo do Oceano Atlântico Norte.
O que mais se destaca são suas paisagens deslumbrantes do oceano, com fiordes, penhascos íngremes e suas praias de areia branca. Uma parada obrigatória é a Ponte Storseisundet que é curva e sua arquitetura permite uma ilusão de ótica, ao olhar parece que some no horizonte.
O bom dessa rota é ter o privilégio de conhecer mais da vida marinha, ver focas, aves marinhas e em alguns lugares específicos consegue visualizar as baleias, e se precisar relaxar durante a viagem, não falta lugares, tem áreas verdes que são ideais para piqueniques ou só para contemplar a beleza ao redor.
Aos que têm um perfil aventureiro e que gostam de estar sempre em contato com a natureza, a Rota do Atlântico é uma das melhores escolhas para viver uma experiência nova cheia de belezas naturais.
Dicas de rotas para fazer no território europeu!
O que não faltam são rotas impressionantes para fazer em uma viagem de carro por esse continente, cada uma reserva paisagens sem igual e oportunidades de vivenciar coisas novas. Algumas das rotas preferidas da Europa, são:
- rota do Mediterrâneo: promove praias, construções históricas, paisagens deslumbrantes e uma cultura apaixonante, passa por Barcelona , Nice, Roma, Atenas e Istambul;
- rota dos castelos de Loire: castelos medievais e todo o charme francês pode ser visto e desfrutado ao passar por Chambord, Chenonceau e Amboise, entre outros;
- rota da costa Amalfitana: cores e toda a riqueza italiana pode ser vista na rota da costa Amalfitana que é uma das mais optadas por quem viaja a Europa, e o trajeto inclui Positano, Amalfi e Ravello.
Para quem vai viajar em grupo é recomendável que todos escolham juntos e cheguem a uma decisão de qual é a rota que combina com os seus gostos e interesses, assim todos ficarão satisfeitos.
Compre sua passagem aérea para se aventurar na Europa!
Não importa qual é o país europeu que será a sua viagem, o Passagens Promo tem opções de passagens aéreas imperdíveis para qualquer lugar da Europa, é só acessar o site e usar o buscador de pesquisa para encontrar a sua.
O melhor é que pode garantir em até 40% off, são diversos benefícios para fazer a sua viagem sem pesar no bolso, e com toda a segurança e conforto que você merece.
Todas as passagens aéreas são de empresas comprometidas em oferecer um serviço de qualidade aos seus passageiros. Então, pode comprar a sua sem preocupação.
Além disso, se tiver alguma dúvida a respeito da sua, é só entrar em contato com o canal de atendimento do site, que terá todo o suporte necessário.
Viajar de carro na Europa gasta muito?
Para quem tem muita vontade de fazer um tour pelas estradas europeias e tem medo que vai gastar muito, pode ficar despreocupado, se realizar um bom planejamento e também optar por serviços mais acessíveis, consegue realizar a viagem sem pesar no bolso.
Por isso, é importante verificar antes o valor do aluguel, preço do combustível, das taxas de pedágio e colocar tudo no papel para conseguir ter noção do quanto vai gastar e encontrar formas de amenizar os gastos.
Nesse sentido, comece com antecedência avaliar esses pontos, assim não vai ter uma surpresa quando chegar na Europa e se deparar com os valores, é bom ir preparado.