Viajar para o Peru: cidades, moeda, gastronomia e dicas de viagem

Vai viajar para o Peru e quer saber todos os detalhes sobre este destino incrível, cheio de histórias, mistérios e tradições? Você chegou no lugar certo!

Neste artigo, você conhecerá um dos países mais interessantes da América do Sul, famoso pelas ruínas da civilização Inca, belezas naturais, além de ter uma das melhores gastronomias do mundo. Vamos lá?

As melhores passagens aéreas se encontram no Passagens Promo!

Viajar para o Peru: ancestralidade, cultura e história

Prepare a câmera fotográfica e o coração, porque o Peru é sensacional. Suas cidades são regadas de história, cultura e tradições.

Basta andar pelas ruas de algumas cidades do interior para se deparar com os costumes peruanos.

São roupas cheias de cores e hábitos do dia a dia, que foram influenciados por diferentes povos, principalmente os Incas e os espanhóis.

As construções peruanas em estilo barroco e renascentista são reflexos das influências de outros povos. 

Sem contar as dezenas de ruínas da antiga civilização Inca, que instituiu um importante império na região por décadas e que ainda reflete na cultura peruana. O Peru vai te impressionar por tanta beleza e ancestralidade. 

Qual a melhor época para viajar para o Peru?   

Melhor época para Viajar para o Peru
Fonte: Pixabay

Tenha certeza que a sua viagem para o Peru será uma das mais ricas e você ficará encantado com toda a energia e alegria dos nativos, além dos centros históricos espalhados por diversas cidades peruanas.

Para ter a viagem que você sempre sonhou, nada melhor do que escolher o período certo para viajar ao país vizinho.

De uma forma geral, as estações são divididas em chuvosa e seca. Para conhecer as atrações espalhadas por todo o Peru, certamente a melhor época é quando a incidência de chuvas é menor.

Escolha viajar durante o inverno, entre os meses de maio e setembro. Embora sem chuvas, prepare-se para encontrar uma temporada fria por lá, com temperaturas médias que ficam em torno de 10° graus.

Durante a noite, elas podem cair ainda mais, ficando abaixo de zero.

Documentação: o que precisa para viajar para o Peru?

A boa notícia para os turistas brasileiros é que os documentos necessários para viajar para o Peru são os mais simples.

Para desembarcar em terras peruanas, você não precisará nem do passaporte, basta apresentar o documento de identidade.

Se preferir, você pode utilizar o passaporte brasileiro como identificação no desembarque.

Vacinas para viajar para o Peru

Para quem pretende ir ao Peru, saiba que não há exigências de vacinas para entrar no país.

Entretanto, se você pretende visitar a região amazônica, o Ministério da Saúde indica que você tome a vacina contra a febre amarela.

Passagens aéreas para o Peru

Lugares para viajar no Peru são os mais espetaculares do continente sul-americano. Além disso, a grande vantagem é que a viagem para o destino é bem barata se comparada com outros lugares do mundo.

Para quem quer economizar ainda mais, é possível encontrar passagens aéreas com ótimos preços!  

O nosso buscador, Passagens Promo, sai na frente quando o assunto são preços baixos, promoções e ofertas. Faça uma experiência e tenha ótimas surpresas!

Passagens promocionais para o Peru!
Passagens aéreas saindo de

Faça seu cadastro na nossa plataforma para receber email sempre que os valores do trecho escolhido baixarem.

Lugares imperdíveis: onde ir no Peru?

Quer conhecer os melhores lugares do Peru? Então, prepare um calçado confortável e potencialize seu condicionamento físico para aproveitar tudo que esse país sensacional tem para oferecer.

Para não perder nada, confira a nossa lista das cidades mais interessantes para conhecer! 

Lima

A primeira cidade da nossa lista é a capital, Lima, localizada na costa do pacífico. Com um centro colonial bem preservado, o destino é uma metrópole agitada e cheia de atrações interessantes.

A capital peruana é famosa por abrigar uma coleção de arte pré-colombiana que retrata a história das antigas civilizações do país. Para apreciar o acervo, faça uma visita ao Museo de la Nación e Museu Larco.

Visite atrações como a Plaza de Armas, o sítio arqueológico Huaca Pucllana, a Basílica Menor e o Convento de São Francisco, o Grande, além da Catedral de Lima e o Museu Real Filep Fortress. 

Cusco

Viajar para o Peru: Cusco
Fonte: Pixabay

Na hora escolher o que visitar no Peru, jamais deixe de fora a cidade de Cusco, que é a porta de entrada para os maiores e mais famosos sítios arqueológicos do Império Maia.

No centro histórico da cidade, conheça a Plaza de Armas, o Convento de San Domingo, a Catedral de Cusco e o Mercado Central cheio de produtos típicos e pratos tradicionais peruanos.

Ao redor de Cusco, não deixe visitar o Parque Arqueológico Sacsayhuamán, o Parque Arqueológico Ollantaytambo, a Montanha Colorida, o Vale de Urubamba, as Salinas de Maras e a Laguna Humantay.

Saiba mais sobre a altitude de Cusco!

Arequipa

Rodeada por 3 vulcões, Arequipa foi a capital da era colonial e conta com construções barrocas erguidas com pedras vulcânicas brancas chamadas de silhar.

Na hora de montar o seu roteiro de turismo no Peru, não deixe de conhecer a Plaza de Armas, com a enorme catedral da cidade, construída em estilo neoclássico no século XVII. 

Visite ainda o Mosteiro de Santa Catarina da Siena, o Church of the Company, o Museo Santuarios Andinos, além do vulcão Misti, um dos símbolos da cidade. No inverno, é possível observar neve no topo do vulcão.

Trujillo

Viajar para o Peru: Trujilo
Fonte: Needpix

Trujillo deve estar no topo da sua lista. A cidade é famosa por abrigar monumentos das culturas muchiba e chimu.

Prepare-se para encontrar uma cidade populosa e repleta de atrações muito interessantes, como a Huaca del Sol, um sítio arqueológico que fica aos pés do pico vulcânico Cerro Blanco.

Visite ainda a Plaza das Armas de Trujillo e o Site Museum com peças que contam a história da civilização antiga do país, além do Carmen Monastery, um antigo monastério.

Iquitos

Entre os lugares para conhecer no Peru, a cidade de Iquitos é uma das mais interessantes do país. 

Para chegar ao destino, você precisará pegar um avião ou barco, pois ela é considerada a cidade mais isolada do país, sem acesso por estradas.

Se você quer conhecer parte da floresta amazônica gastando pouco, ela é um excelente lugar. Mesmo sendo bem isolada, a cidade é grande e possui mais de 400 mil habitantes.

Em Iquitos, não deixe de fazer um passeio de barco pela Laguna Quistococha, além de conhecer o parque La Isla de Los Monos, com mais de 450 hectares de terra, repleta de árvores e macacos. 

Vá até o lago de Morococha, com uma densa vegetação ao seu redor. Um cenário lindo! 

Machu Picchu

Machu Picchu
Fonte: Pixabay

Localizada no alto da Cordilheira dos Andes, Machu Picchu é uma pequena cidade Inca, que está entre as atrações mais visitadas por quem faz uma viagem pro Peru.

A antiga cidade foi construída no século XV, mas acabou sendo abandonada pelo povo Inca.

Você conhecerá as ruínas de Inti Punku, a Huayna Picchu, Wiñay Wayna e o Temple de Moon, uma enorme caverna.

A cidadela é conhecida por seus enormes blocos que foram unidos sem a utilização de recursos como argamassa. Sem dúvida, um dos locais mais interessantes do país.

Está gostando do conteúdo?
Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

Fique tranquilo, não enviamos spam!

E-mail cadastrado com sucesso!
A partir de agora, você receberá as melhores
dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

Parque Nacional de Huascarán

Para quem gosta de apreciar a natureza, o Parque Nacional Huascarán, localizado em Huaraz, é um prato cheio. 

Você encontrará lagos de origem glacial, montanhas e geleiras, além da Cordilheira Blanca e do Huascarán, o monte mais alto do país.

O parque oferece muitas trilhas e lugares para escaladas. Para chegar ao local, a rota mais indicada é sair de Lima, que fica a 400 quilômetros de lá. 

Sítio arqueológico de Pisac

Viajar para o Peru: Pisac
Fonte: Pixabay

Para finalizar o seu roteiro de viagem no Peru com chave de ouro, visite o sítio arqueológico de Pisac, que está localizado no Vale Sagrado dos Incas e a 2.974 metros acima do nível do mar.

Inclusive, o Sítio arqueológico de Pisac é conhecido como um dos melhores complexos arqueológicos da civilização Inca.

Deslumbre-se ao ver terraços, ruínas de antigas cidadelas construídas no alto de montanhas, além de túmulos, residências e locais que eram destinados a banhos cerimônias e cultos religiosos.

Dicas sobre o Peru

Para não passar frio por lá, independente de quando viajar para o Peru, leve na mala sempre um casaco de frio, pois no país venta muito, principalmente na região da Cordilheira dos Andes.

Não esqueça de levar calçados adequados, como botas de trekking, protetor solar e repelente. No inverno, não esqueça do casaco corta-vento, porque nesta estação, o frio é bem rigoroso.

No país, a voltagem é 220 e as tomadas possuem os formatos “A”, que contam com duas entradas retas paralelas, e também “C”, apenas com duas entradas.

Para não ficar na mão, uma dica é levar um adaptador universal de tomada. Outra dica está relacionada ao dólar

Se optar por esta, ao invés da moeda peruana, procure levar notas novas, sem manchas ou dobras, pois os peruanos são criteriosos com a aparência do dinheiro de papel. 

Mesmo não sendo obrigatório, não deixe de contratar o seguro viagem ao Peru para te dar respaldo em casos de acidentes, problemas de saúde, atraso ou cancelamento de voo, extravio de bagagens, entre outros.

Essa medida garantirá que sua viagem seja muito mais tranquila e segura. 

Qual a melhor moeda para levar ao Peru?

Qual a melhor moeda para levar
Fonte: Pixabay

Depois de montar um roteiro de viagem no Peru, é importante começar a pensar na parte burocrática para viabilizar a sua viagem. 

No país, a moeda vigente é o nuevo sol ou novo sol, que possui quase a mesma cotação do real brasileiro. 1 nuevo sol equivale a R$ 1,31 (cotação feita no final de fevereiro de 2020).

Se preferir, é possível levar o dólar americano, que tem uma cotação bem maior em relação às duas moedas. 1 nuevo sol corresponde a aproximadamente 0,29 centavos de dólar americano.

Na hora de decidir qual moeda levar, é preciso saber avaliar as cotações na época da sua viagem. 

De um modo geral, a melhor opção é o dólar americano, que é mais fácil de trocar, além de ser bem aceito em passeios e atrações turísticas. 

Como viajar para o Peru gastando pouco?

Como já falamos, fazer um tour pelas cidades do Peru possivelmente não ficará tão caro. Mas para quem quer ter uma viagem bem em conta, no estilo mochilão, saiba que é possível economizar mais ainda.

Por exemplo: na hora de escolher a acomodação, opte por hostels, que chegam a custar cerca de 10 dólares a diária por pessoa em cidades como Lima. Em Cusco, você encontrará acomodações por menos de 15 dólares.

Se preferir, as pousadas também não são caras. É possível encontrar opções que ficam em torno de 30 dólares a diária.

Na hora das refeições, opte por restaurantes mais simples, que oferecem pratos em torno de 10 dólares para duas pessoas e com bebida. 

Para economizar, entre uma cidade e outra, escolha fazer os percursos de transporte público, que são bem mais baratos.

Em uma viagem como essa, queremos trazer sempre produtos típicos dos lugares ou lembrancinhas. Para não gastar muito, opte por souvenires mais baratinhos, que você encontrará muito por lá.

Como se deslocar pelo país?

Viajar para o Peru: como se deslocar
Fonte: Needpix

Para cidades turísticas no Peru, a melhor forma de se deslocar pelo país é de ônibus, que oferece muitas linhas que percorrem os mais diversos municípios.

Claro que é possível fazer os trajetos de avião, mas essa opção acaba sendo um pouco mais cara, mas uma ótima alternativa.

Se preferir, é possível viajar de trem, mas essa modalidade nem sempre atende todas as cidades ou alugar um carro.

Gastronomia no Peru

O Peru não é feito apenas de belas paisagens, sítios arqueológicos e cidades históricas. A culinária peruana é uma das mais apreciadas em todo mundo.

Quer ter uma ideia do que encontrará durante a sua viagem ao Peru?

Saiba que a gastronomia do país foi eleita pelo World Travel Awards em 2016, a melhor do mundo, sendo declarada como Patrimônio Cultural das Américas.

Ao longo da sua história, a culinária do Peru teve influência de várias civilizações, como japoneses, chineses, africanos, italianos, além, claro, dos Incas e principalmente dos espanhóis.

Na mesa dos peruanos predominam arroz, batata, milho, frutos do mar, peixes, carnes e legumes. Na sua viagem, não deixe de experimentar o tradicional ceviche e o picarone.

Sugestão de roteiro no Peru

Sugestão de roteiro para Viajar para o Peru
Fonte: Pixabay

Dependendo de quantos dias fará turismo no Peru, na hora de montar o seu roteiro pelas cidades, comece por Lima e Cusco, que ficam ligeiramente próximas. Aproveite para conhecer Machu Picchu e o Sítio arqueológico de Pisac.

Reserve, pelo menos, 6 dias para conhecer as atrações. Depois disso, siga para o Parque Nacional de Huascarán, que fica a 400 quilômetros de Lima.

Se tiver tempo, conheça as cidades de Arequipa, Trujillo e Iquitos, que ficam bem distantes umas das outras, por isso, o transporte mais recomendado é de avião. Reserve, pelo menos, 3 dias em cada cidade.

Cotação passagens aéreas para o Peru

Agora que você já tem muitas dicas de sucesso para viajar para o Peru, chegou a hora de encontrar as passagens aéreas que cabem no seu bolso. 

Para ter acesso aos melhores preços, que tal verificar nosso site Passagens Promo, que apresenta sempre as melhores opções, além de descontos e promoções?

Passagens promocionais para o Peru!
Passagens aéreas saindo de
Latam Brasil POA Porto Alegre LIM Lima 27 Abr 05 Mai R$ 2260 Latam Brasil GRU São Paulo CUZ Cusco 30 Dez 06 Jan R$ 2452 Latam Brasil POA Porto Alegre CUZ Cusco 25 Mai 31 Mai R$ 2548 Latam Brasil GRU São Paulo CUZ Cusco 30 Out 03 Nov R$ 2555 Latam Brasil GRU São Paulo CUZ Cusco 16 Abr 26 Abr R$ 2588 Latam Brasil CWB Curitiba LIM Lima 11 Nov 18 Nov R$ 2985 Ver mais ofertas

Quer viajar gastando pouco? De Promo você pode!

Recomendado para você
Cusco no Peru: quando ir, informações, dicas de turismo e passeios

Cusco no Peru: quando ir, informações, dicas de turismo e passeios

Cidade de Lima: quando ir, o que fazer, turismo e curiosidades

Cidade de Lima: quando ir, o que fazer, turismo e curiosidades

Comidas‌ ‌típicas‌ ‌do‌ ‌Peru:‌ ‌lista‌ ‌com‌ ‌os‌ ‌principais‌ ‌ pratos‌ ‌peruanos‌

Comidas‌ ‌típicas‌ ‌do‌ ‌Peru:‌ ‌lista‌ ‌com‌ ‌os‌ ‌principais‌ ‌ pratos‌ ‌peruanos‌

Roteiro Peru: dicas para curtir 7, 5 e 4 dias no país

Roteiro Peru: dicas para curtir 7, 5 e 4 dias no país

Viagem para Machu Picchu: dicas, o que fazer e quando ir [GUIA]

Viagem para Machu Picchu: dicas, o que fazer e quando ir [GUIA]

Passagens aéreas baratas para viajar em setembro

Passagens aéreas baratas para viajar em setembro