Viajar sozinho: melhores destinos, vantagens e dicas essenciais

A maioria das pessoas tem um receio enorme quando o assunto é viajar sozinho. Mas a verdade é que embarcar em uma jornada assim, pode trazer muitos benefícios ao viajante.

Assim como qualquer viagem, é preciso muito planejamento, para garantir que suas expectativas serão atendidas. Fazer um checklist é essencial para que você não se esqueça de nada!

O mais importante para quem está indo viajar sozinho pela primeira vez é não tomar a experiência de outra pessoa como a única, pois isso pode estragar toda a diversão.

Esse é o tipo de coisa que você só vai conseguir formar uma opinião quando colocar a cara no sol e viver a situação por si só.

O primeiro passo para ter sucesso durante a sua viagem solo é alinhar as suas expectativas. O que você espera dessa viagem? 

Quer relaxar e se isolar do mundo? Conhecer gente nova e fazer amigos?  Ou prefere apostar no turismo de aventura e desbravar belezas naturais? Ou ainda, partir para uma jornada de autoconhecimento?

Essas perguntas vão direcionar você para os melhores destinos para  realizar a sua viagem sozinho.

E não podemos nos esquecer das viagens de negócios, onde muitos optam por viajar sozinho. Seja para focar mais, seja porque era necessário apenas uma pessoa para o trabalho. 

Obviamente, cada lugar tem uma característica particular e um deles provavelmente vai ser o ideal para você.

Qual o melhor destino para viajar sozinho?

Como já falamos antes, o destino ideal para fazer uma viagem sozinho vai depender das suas expectativas de viagem e até mesmo do seu perfil de viajante.

Escolha um destino que encaixe no seu perfil. Pense sempre em quais atrativos você gostaria de visitar que tipos de atividades gostaria de fazer.

Se você quer fazer amigos durante a viagem, escolha destinos que favoreçam esse tipo de contato. Um destino romântico, por exemplo, pode não ser uma boa pedida para quem viaja sozinho.

Por outro lado, participar de excursões talvez seja uma solução para os mais tímidos. Para quem faz amizades com facilidade, o legal é optar pelos hostels. 

De modo geral, os destinos com praias são ótimos para quem vai fazer sua primeira viagem sozinho. Pois é bom para descansar, tomar sol e banho de mar de maneira tranquila. 

E a grande vantagem é que existem destinos de praia mais badalados, ótimos para aqueles não querem perder o agito. Assim como existem praias mais reservadas e propícias para descansar. 

Destinos internacionais, principalmente aqueles com muitos pontos turísticos, também são bons para viajar sozinho. E na hora de tirar aquela foto para registrar o passeio, não se preocupe. Nos lugares muito turísticos sempre tem alguém que pode fazer uma foto sua e se não tiver, vale apostar na boa e velha “selfie”. 

Compre passagens aéreas com antecedência

São tantas coisas para  programar em uma viagem que às vezes esquecemos do mais importante, que são as passagens aéreas. Se houver demora para comprá-las é possível que o preço seja mais alto do que o orçamento disponível. 

Além do mais, quem está viajando sozinho já tem que arcar com muitos gastos, e as passagens não precisam ser mais um. 

Com o Passagens Promo é possível que você encontre os bilhetes com os melhores preços. Nosso comparador seleciona as principais companhias aéreas com horários e preços variados. 

Possibilitando assim que você escolha o que se encaixa melhor no seu planejamento e no seu orçamento. 

Entre no Passagens Promo, faça uma pesquisa e comprove que ele tem os melhores preços. 

Destinos nacionais para viajar sozinho

No Brasil, existem vários destinos incríveis para quem gosta de viajar sozinho e até mesmo para quem está flertando com a ideia de experimentar essa aventura pela primeira vez.

O bom de começar por um destino nacional é a facilidade em vários aspectos, como a língua e a moeda, por exemplo. Por mais que você domine uma outra língua, se estiver viajando pelo seu próprio país, qualquer imprevisto ou perrengue é mais fácil de ser resolvido. 

Sem contar que o Brasil têm tantos destinos incríveis e que vale a pena serem conhecidos, seja sozinho, seja em viagens de grupo. 

Separamos alguns destinos super queridos por quem já viveu a experiência.

Búzios – RJ

A cidade de Búzios, no Rio de Janeiro, é um destino super jovial e bastante agitado. Se você curte praia e badalação, esse pode ser o lugar ideal para a sua viagem.

Quer aproveitar a viagem para fazer novos amigos, Búzios é perfeita para isso. É um destino que reúne muitos jovens, e com isso existem boas festas para curtir depois de um dia na praia. 

As pousadas e hostels são charmosos e hospitaleiros. Aproveite para pedir indicações de onde ir. No geral, os funcionários vão saber te indicar ótimas opções de passeios, inclusive alguns que não são tão populares, mas que podem te surpreender positivamente.  

Aproveite para esticar a viagem, uma vez que você vai estar pertinho de outros dois litorais super disputados, Arraial do Cabo e Cabo Frio. Em uma viagem dá pra conhecer os 3 lugares e fazer várias amizades novas. 

Florianópolis – SC

O que não falta são opções para quem faz uma viagem solo para Florianópolis. A cidade é cosmopolita, tem lugares agitados e festas muito animadas. 

A gastronomia também é bem recomendada, restaurantes e bares servem o melhor da culinária do sul do Brasil.

O litoral é bem extenso, são 42 praias em Florianópolis, das mais paradisíacas até as mais populares. É comum encontrar turistas até mesmo dos países vizinhos aproveitando as férias por lá. 

Para os mais aventureiros, a cidade tem trilhas, locais para a prática de turismo de aventura, esportes náuticos e mergulho.  Para os mais curiosos, tem até praias de naturismo. Mas antes de ir, procure conhecer e respeitar as regras impostas nessa região de Florianópolis. 

Destinos internacionais para viajar sozinho

No exterior, a cultura de viajar sozinho pode ser um pouco mais presente do que aqui no Brasil, principalmente para mulheres viajantes.

Alguns destinos já são mais manjados e viajar sozinho já é pra muitos um estilo de vida. E não precisa ter medo, muitos desses lugares tem segurança redobrada, exatamente pela quantidade de turistas que recebem. 

Ainda assim, sempre vale aquelas dicas básicas de ter um bom planejamento, um roteiro que deseja seguir, entre outras ações, que apesar de simples, evitam que você passe por um sufoco. 

Se você vai viajar sozinho para fora do Brasil pela primeira vez, pode ficar tranquilo, pois não é uma viagem muito mais cara do que uma nacional. Afinal existem ótimos destinos internacionais baratos, basta saber escolher bem. 

Confira alguns destinos legais para viver essa aventura.

Dublin – Irlanda

Dublin é um destino mundialmente conhecido para intercâmbios. Os estudantes amam a cidade, o que acaba tornando o lugar super jovial.

Mas também é um ótimo, e barato, destino para quem vai viajar sozinho. A cidade é charmosa, conta com prédios históricos e parques que ficam ainda mais bonitos na primavera e no verão. 

Um dos principais atrativos é fazer um tour pelos pubs da região. Lá, você irá conhecer pessoas dos mais variados lugares do mundo. Ótimo para fazer amigos e para explorar diferentes culturas.

Se você estiver fazendo uma viagem pela Europa é ainda mais fácil de chegar à Dublin, pois existem trens que partem das principais cidades europeias. Esse meio de transporte é muito popular por lá, o que ajuda a se manter dentro do orçamento. 

Toronto – Canadá

Quer lugar melhor para viajar sozinho do que a cidade mais multicultural do mundo? Se o seu medo é se sentir sozinho durante a viagem, Toronto, no Canadá, pode ser a solução.

O lugar é conhecido pela hospitalidade e por abraçar as mais diferentes culturas.

Um dos principais atrativos da cidade é a magnífica CN Tower. Por décadas ocupou o posto de torre mais alta do mundo. 

Apesar de estar no terceiro lugar atualmente, continua sendo um dos melhores lugares de Toronto. Do alto dos seus mais de 500 metros é possível ver toda a cidade de maneira privilegiada. 

Aproveite a viagem para ir até as Cataratas do Niágara, que ficam apenas 130 km de distância da cidade. 

Vantagens em viajar sozinho

A primeira e principal vantagem de viajar sozinho é a flexibilidade no calendário. Já reparou o quanto é difícil marcar uma viagem com um grupo de amigos?

É muito complicado tentar marcar as férias de todo mundo ao mesmo tempo. Quando você decide viajar sozinho, a única preocupação será com as suas próprias férias.

Outra vantagem de viajar sozinho é poder montar seu próprio roteiro de viagem, ou melhor ainda, não montar nenhum roteiro e fazer tudo o que der na telha.

Quando você viaja sozinho não é preciso ponderar sobre os gostos de cada um, apenas os seus. Você também não vai precisar seguir os horários de outra pessoa, pode ir e voltar quando bem entender.

Desvantagens em viajar sozinho

Para quem gosta de tirar fotos, viajar sozinho pode ser um desafio. Isso porque em alguns momentos, você vai precisar pedir algum estranho para bater uma foto sua.

É claro que existe o temporizador em várias câmeras e o famoso pau de selfie, mas se você for uma pessoa tímida, pode gerar certo desconforto.

Sem sombra de dúvidas, uma das principais desvantagens de viajar sozinho é em caso de imprevistos não ter com quem contar. Desde um pequeno mal estar até a falta de reserva na hospedagem. Essas situações já são chatas mesmo acompanhado, mas quando se está sozinho podem ser mais embaraçosas. 

Existem alguns destinos e situações em que fica mais barato dividir as despesas, como no hotel, por exemplo. Viajando sozinho é preciso ter essa consciência que muitas coisas podem ser mais caras. 

Em questão de segurança, existem alguns passeios (e até cidades), onde não é recomendado ir sozinho. Nesse caso, por mais corajoso, e até acostumado com esse tipo de viagem, que você seja, é melhor evitar até ter a oportunidade de voltar acompanhado. 

Muitas pessoas acabam viajando sozinha porque não conseguem companhia para a viagem. E se esse for seu caso, não comece a se lamentar por isso, pois vai acabar se sentindo sozinho de verdade.

Tente aproveitar essa oportunidade para descobrir coisas novas a seu respeito e conhecer outras pessoas também.

Dicas para viajar sozinho

Existem várias dicas práticas para quem tem vontade de viajar sozinho pela primeira vez. A primeira delas é não se prender à opinião dos outros e muito menos às experiências dos outros.

Por mais parecido que você seja com alguém, e mesmo que a viagem seja planejada nos mínimos detalhes para ser igual, vocês nunca terão a mesma experiência.

Outra dica importante é tentar não depender de ninguém. Quanto mais independente você for, mais fácil será se adaptar a um ambiente novo com pessoas novas.

Além disso, você vai saber se virar melhor quando se sentir sozinho. Uma boa dica é começar com pequenos passos e curtir um almoço sozinho, ou uma sessão de cinema.

Planejamento da sua própria viagem

Toda viagem exige organização e um planejamento. Durante uma viagem sozinho, isso também é importante.

Mesmo que você não queira seguir um roteiro e fazer o que der vontade, é indispensável ter pelo menos um controle financeiro e definir quais atrações e passeios você gostaria de ver e conhecer.

Se você quer fazer uma viagem barata, tudo deve ser planejado com antecedência, para que você possa comprar suas passagens aéreas em uma época boa e economizar um pouco.

A hospedagem também deve ser pesquisada antes. A baixa e alta temporada devem ser levadas em conta, principalmente para quem não quer gastar muito.

Saiba o máximo de informações sobre o seu local de destino

É indispensável fazer pesquisas sobre o destino que irá visitar. Um dos riscos de viajar sozinho é justamente estar sozinho em um lugar novo.

Por isso, sempre que possível compartilhe o seu roteiro com algum amigo ou familiar. Pesquise também sobre a segurança local.

É sempre bom saber quais são os pontos mais perigosos e os mais tranquilos da cidade, além de saber quais são os horários mais evitados para estes locais.

Para viagens internacionais, fique conectado sempre, comprando um chip de viagem. Dessa maneira, você fica atento aos roteiros e consegue, se necessário, comunicar com o hotel que está hospedado ou amigos e familiares.

Esteja atento a essas coisas e se preciso, pergunte a um morador, que provavelmente irá te informar melhor sobre o lugar.

Hospedagem em local seguro

Quando começamos nos planejar para viajar sozinho, sempre bate a dúvida de qual local hospedar para garantir uma boa experiência e ainda se sentir seguro.

A disputa mais tradicional é entre hotel e hostel, mas muita gente também cogita alugar um apê no airbnb ou uma pousada.

Infelizmente para essa dúvida, não há resposta certa. Tudo vai depender do seu objetivo, o tipo da sua viagem e sua preferência.

Ainda assim, o importante é que, independente do tipo de hospedagem, opte por locais mais seguros.

Leia sobre o local que você pretende ficar, pesquise o bairro, a região. Esse estudo prévio ajuda a ter uma hospedagem mais tranquila e evitar cair em furadas.

Os reviews e avaliações podem ser nossos aliados nesse momento (ver o que outros hóspedes falaram ajuda, né?!)

Crie roteiros com antecedência

O máximo de coisas que puderem ser decididas com antecedência, vai te ajudar a ter poucas preocupações durante a viagem.

Montar seu roteiro antes de viajar, por exemplo, te ajuda a ver quais os pontos turísticos mais seguros no destino e quais regiões é melhor evitar.

Criar o roteiro antes de embarcar não só vai te ajudar a se organizar melhor, como também permite que você compartilhe com outras pessoas.

Assim, eles vão saber por quais destinos você pretende passar e outros detalhes para te localizarem mais rápido, caso seja necessário.

Claro, nada é via de regra e é válido deixar alguns dias livres para conhecer um lugar novo ou aproveitar uma atração que possa surgir de última hora.

Afinal, viajar sozinho também é ter liberdade de fazer tudo no seu tempo, né?!

Mantenha contato com família e amigos

Mesmo que o propósito da sua viagem seja ficar um pouco sozinho e passar um tempo consigo mesmo, manter contato com amigos mais próximos e com a família é uma boa tática para deixá-los informado e poder pedir algum auxílio ou ajuda, caso precise.

Além disso, leve anotado com você, diversos números importantes que podem te ajudar.

Para quem vai se aventurar por terras estrangeiras, lembre de guardar o telefone da embaixada brasileira do destino que você vai e do seu seguro viagem – a gente nunca sabe quando vai precisar acionar, né?!

Tenha cuidado com seus documentos

Assim como a gente nunca sai sem documento de casa, não dá pra esquecer durante a viagem, certo?

Mas atenção, tenha cuidado com seus documentos! Perder documentos durante uma viagem traz muita dor de cabeça.

Quem viaja com seguro viagem tem a garantia de assistência em caso de perda ou roubo de documentos, por isso nunca embarque para viajar sozinho antes de contratar seu seguro, assim você conta com uma segurança a mais.

Pode viajar sozinho a partir de quantos anos?

Se você for viajar de avião, a idade mínima para viajar sem os pais dentro do Brasil é 12 anos. Até os 18, para viajar sozinho é preciso apresentar uma autorização feita pelos responsáveis e reconhecida em cartório.

Abaixo dos 12 anos, só se pode viajar acompanhado dos pais ou responsáveis (e caso seja um terceiro, é necessário autorização judicial). Acima de 18 anos, aí você já está livre para viajar sozinho para onde quiser.

Para viagens internacionais, há duas maneiras de deixar menores de 18 anos viajarem sozinhos. A autorização pode ser incluída no passaporte, para isso é só assinar a autorização na hora de fazer o documento.

Você pode escolher entre permitir que a criança viaje apenas com um dos pais ou sem nenhum acompanhante.

A outra maneira é fazer uma autorização autenticada (para quem não quer colocar autorização no passaporte).

Essa é a alternativa para quem vai viajar pela América do Sul também, já que só precisa de identidade para viajar.

Seguro viagem pode valer a pena

Não dá para contar com a sorte na hora de viajar sozinho, né?! Muita gente ainda tem dúvidas se seguro viagem vale a pena e a gente te conta que sim, vale e muito!

A segurança é um item muito importante em uma viagem, ainda mais quando estamos sem nenhuma companhia para caso de emergências. 

Com a contratação de um seguro você tem a garantia de que terá o amparo necessário caso precise de qualquer coisa na viagem.  Pode ser de ordem médica ou até mesmo jurídica, a verdade é que existe uma cobertura que vai ser perfeita para você!

Para encontrar conte com a nossa plataforma Melhor Seguro. Pesquise, compare e veja que as melhores opções de coberturas e seguradoras estão aqui. 

O seguro viagem oferece atendimento 24h em seu idioma nativo e te dá auxílio desde o momento do embarque até o desembarque.

Claro que a gente viaja esperando que dê tudo certo e corra conforme o planejado, mas sabemos também que imprevistos não escolhem hora nem lugar para acontecer, então é bom estar sempre preparado!

Passagens aéreas na promoção

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Azul CNF Belo Horizonte GRU São Paulo 06 Nov 09 Nov R$ 116 Gol CNF Belo Horizonte GIG Rio de Janeiro 24 Mai 31 Mai R$ 280 Gol CWB Curitiba CGH São Paulo 25 Out 27 Out R$ 289 Gol CGH São Paulo CWB Curitiba 07 Nov 11 Nov R$ 289 LATAM GRU São Paulo CNF Belo Horizonte 22 Nov 26 Nov R$ 289 Ver mais ofertas

E aí, partiu viajar sozinho? Aproveite as passagens aéreas na promoção aqui no Passagens Promo para conhecer o mundo inteiro!

Cadastre nosso alerta de preço para encontrar os menores preços e siga nossas redes sociais!

Independente se for um destino internacional ou nacional, a oportunidade de viajar sozinho vai te proporcionar experiências únicas. Quer viajar barato e com segurança? De Promo, você pode!


Leia também:

Recomendado para você
7 maravilhas do mundo antigo e moderno: curiosidades e história

7 maravilhas do mundo antigo e moderno: curiosidades e história