
Não é difícil apresentar quais são os motivos que te farão desejar arrumar as malas e pegar um voo para Viena, conhecida por ser a capital mundial da ópera e a melhor para viver.
Viena reserva aos seus visitantes boas atrações e contato com a cultura europeia, uma viagem que ficará marcada na memória.
Índice
Como chegar em Viena?
Viena é uma belíssima e desejada capital da Áustria, uma cidade que arrasta milhares de turistas durante o ano para se encantar com suas paisagens e o seu estilo clássico.
Se você está no Brasil e quer ir a Viena, precisa pegar um voo com escala, já que não há voos diretos do Brasil a Viena. Normalmente, as escalas acontecem em:
● Madrid;
● Amsterdam;
● Paris;
● Londres.
Se estiver realizando um mochilão pela Europa e está em Portugal consegue pegar um voo direto para Viena.
Para quem está em Veneza pode pegar um trem, o trajeto dura aproximadamente 8h e 53 min e para chegar à capital da Áustria, já de Paris a Viena são 12h e 26 min.
Aqueles que estão explorando a Áustria e estão em alguma cidade vizinha de Viena como Bratislava podem alugar um carro e o trajeto dura 56 min. Uma boa forma de aproveitar a paisagem austríaca.
Clima de Viena
Viena é uma cidade com clima oceânico, devido a isso os seus invernos são ricos e os verões são leves, não fazem calor. Por isso, a temperatura média da cidade é de 9,5°C.
Dessa forma, muitos turistas preferem viajar para Viena no verão, porque os dias são mais claros e o clima mais ameno e agradável, não vai precisar enfrentar um frio rigoroso.
Mas, não pense que Viena é ruim de ir no inverno, para quem gosta de uma paisagem coberta de neve, essa é a melhor época.
Você fica encantado com a cidade clássica repleta de neve. Imagine passar o natal em um lugar assim.
Como se locomover na capital da Áustria?
Nada melhor que conseguir conhecer toda a cidade sem gastar muito com transporte, em Viena facilmente você consegue isso. Por ser uma cidade com um bom transporte público, além de práticos facilita e muito a vida dos turistas.
Nesse sentido, tem à sua disposição ônibus e metrôs seguros e com um bom preço, além de que você pode optar por andar de Uber ou nos estilo vienense de bonde eletrônico.
Algumas pessoas que estão viajando em grupo escolhem alugar um carro, já que poderão se locomover a qualquer hora e fazem sua própria rota.
Diferentemente de algumas cidades, Viena oferece aluguéis de bicicleta, em toda cidade você encontra pontos para alugar. Uma boa forma de desfrutar do passeio e conhecer a cidade com calma.
11 motivos para visitar Viena
Uma das cidades mais procuradas da Europa para viajar, um lugar clássico que reserva várias atividades e atrações, não é de se estranhar encontrar muitos turistas em Viena.
Quem vai para a capital da Áustria, volta totalmente apaixonado, não só pela beleza da cidade, mas pelo seu estilo de vida. Conheça 12 motivos que vão te deixar já planejando uma viagem para Viena:
1- Rica em cultura e arte
Muitos dizem que Viena é um museu a céu aberto, sem dúvidas é um dos lugares mais importantes do estilo clássico.
Grandes compositores e músicos nasceram e moraram em Viena, um dos filhos dessa cidade é o Johann Strauss que tem até monumento em sua homenagem.
Aliás, o tão famoso Mozart morou em Viena e a usou de inspiração nas suas composições, a beleza da cidade o ajudou a compor suas belíssimas canções que impacta gerações.
Para os admirados de ópera ficarem encantados com as óperas que acontecem em Viena, são diversos músicos que vão para Viena se apresentar.
Uma das mais conhecidas óperas de Viena é a Wiener Staatsoper que teve sua inauguração em 1869, com sua abertura com a obra-prima do grande Mozart, “Don Giovanni”.
Além disso, em Viena você pode conhecer um dos principais Edifícios de Arte que é o Edifício da Secessão que tem sua cúpula com folhas de louro dourado que teve como idealizadores o grupo antitradicionalista.
2- Uma história surpreendente
Quando se fala em Viena logo vem à mente o império romano, mas não é somente nele que estão suas raízes o povo celta também teve influência nessa cidade.
A Dinastia Habsburgo teve um grande papel e influência para o desenvolvimento cultural e econômico de Viena. Mas, foi a partir de 1278 e 1918 que a família teve o poder absoluto.
Após a Grande Guerra a Áustria ficou devastada e seus territórios tiveram que ser divididos. Nesse sentido, em 1919, surgiu a República da Áustria que tinha o território de Viena como uma macro capital de um estado pequeno.
E com a Segunda Guerra Viena foi bombardeada pelos aliados e teve que ser dividida em quatro setores que foi governado por cada uma das potências vencedoras.
Só em 1955, que as potências deixaram a cidade e a Áustria teve sua independência alcançada novamente. Hoje em dia, a economia de Viena é pautada nos congressos, nas sedes internacionais e no turismo.
É evidente que Viena é uma cidade resiliente que tem por trás uma grande história de lutas para conseguir sua independência e se tornar a cidade que é hoje, referência em beleza e no estilo clássico.
3- Arquitetura e paisagens encantadoras

As paisagens naturais da Áustria são encantadoras e sua cidade Viena não deixa a desejar. Repleta de montanhas, vales verdejantes e grandes rios, como o Danúbio que compõe a beleza da cidade no meio urbano.
Sobretudo, o que também chama bastante atenção para Viena é sua arquitetura clássica, passear por Viena é fazer uma volta ao tempo, são pequenos detalhes em suas construções que enriquecem a arquitetura vienense.
Um lugar em que o clássico é visto em todo canto, cada esquina você se surpreende com suas construções, igrejas, museus e edifícios públicos que esbanjam bom gosto e a história da cidade.
O estilo barroco é visto fortemente na arquitetura da cidade e a música clássica tem grande importância na cultura de Viena, na verdade, de toda a Europa.
Voe com economia e praticidade para qualquer lugar do mundo
Quer conhecer Viena e está procurando passagens aéreas por um preço justo? Nas Passagens Promo, você tem esse benefício e muito mais. Garanta já suas passagens aéreas e aproveite até 40% de desconto neste mês de novembro.
4- Conheça seus belíssimos palácios

Viena é cheia de palácios e um deles é reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO é o Palácio Schönbrunn, que tem aproximadamente 1.400 quartos, ele foi construído para ser residência de verão da família Habsburgo.
Com a dinastia Habsburgo vários palácios foram construídos e muitos deles se tornaram museus. A beleza e a exuberância e sua arquitetura clássica cheia de detalhes o tornaram cartões postais da cidade.
Confira outros palácios:
- palácio belvedere;
- palácio hofburg.
Além desses palácios, na praça Freyung, encontra-se um edifício construído no estilo barroco que é o Palais Kinsky que foi idealizado para o conde Wirich Philipp Von Daun, hoje rouba atenção de todos que passam por essa linda praça.
5- Deliciosa culinária

Um dos pontos mais atraentes de Viena, é sem dúvidas a sua culinária que teve influência dos seus países vizinhos, como Hungria, Alemanha, República Tcheca e a Itália. Dessa forma, é comum encontrar pratos semelhantes aos pratos típicos desses países.
O melhor de tudo é que a gastronomia da Áustria abrange especialidades do salgado ao doce, são vários pratos que deixam qualquer um com água na boca.
Geralmente, são pratos com carnes acompanhados de legumes ou verduras, como é uma cidade fria as sopas são uma febre da região, na maioria dos restaurantes em seu cardápio têm diferentes sopas.
Para aqueles que gostam de café, viajar para Viena é perfeito para tomar seu café, enquanto se delicia de uma torta em uma das belíssimas cafeterias da cidade.
6- Conhecer as vinícolas austríacas

Que tal degustar um vinho em um cenário belíssimo? Várias vinícolas você pode conhecer em Viena.
De tal maneira que você pode conhecer como é realizado a produção dessa tão famosa bebida e dos seus vinhos brancos, enquanto realiza a excursão você aprende mais da história do cultivo e sobre os celtas.
Para finalizar o passeio com chave de ouro, muitas vinícolas tem excelentes restaurantes com cardápios deliciosos que são acompanhados por vinho.
7- Tomar um café apreciando a beleza do Rio Danúbio
A cidade de Viena tem muitas cafeterias ao redor de toda a cidade, é uma bebida bastante consumida pelos seus moradores e turistas.
Café já é bom em qualquer hora do dia, agora imagine tomar café no fim da tarde, em uma das cafeterias que fica perto do Rio Danúbio e apreciando um belo pôr-do-sol.
Aliás, o café é tão tradicional na cidade que é um dos Patrimônios Culturais e Imateriais da UNESCO, então já é de se esperar encontrar o povo vienense nas cafeterias.
Além dos cafés, você encontra doces e tortas, que são perfeitas para acompanhar o seu café.
8- Conhecer a ópera de Viena

Quando se pensa em ópera é difícil não lembrar dos belos concertos que acontecem em Viena. Conhecida como a capital mundial da ópera, foi lá que célebres artistas da música clássica estrearam seus concertos.
Por isso, aproveite sua visita na cidade para ir a alguma apresentação e conhecer pessoalmente toda a beleza da música clássica que é apresentada em Viena.
9- Visitar a casa de Sigmund Freud
O psicanalista Sigmund Freud morou por 30 anos em Viena, e hoje em dia, sua antiga residência se tornou um museu, nela estão vários artefatos que foram do psicanalista. Alguns deles são:
- móveis;
- fotografias;
- cartas;
- objetos;
- livros e etc.
Para entender mais a narrativa e os pertences que estão na casa é entregue na entrada um áudio guia gratuito que tem em seis idiomas, infelizmente em português não tem.
10- Se encantar pela Catedral de Santo Estêvão

Uma das construções mais simbólicas da cidade é a Catedral de Santo Estêvão, no estilo gótico com detalhes magníficos que chamam a atenção de todos.
Ela fica na praça que tem o mesmo nome da Catedral, um dos lugares mais importantes de Viena.
Difícil não ficar admirado com tanta beleza e poder da catedral, lá tem catacumbas dos membros da dinastia Habsburgo e a sua torre é um fenômeno, com 137 metros de altura é uma oportunidade única de contemplar a cidade do alto.
11- Ver grandes monumentos no Stadtpark

O Stadtpark foi idealizado no típico estilo inglês, um lugar bom para passear e descansar. Uma das belezas do parque é o relógio de flores que é bastante registrado pelos turistas, como também a estátua do compositor de música clássica Johann Strauss II que é folheada a ouro.
Há também outros monumentos de alguns artistas, como o de Franz Schubert, Franz Lehár, Anton Bruckner, entre outros.
Esse parque é um dos pontos mais visitados da cidade, além de ser um ótimo lugar para passar o fim de tarde.
Normalmente, vários grupos de pessoas realizam piquenique no parque, um lugar calmo, perfeito para descansar e relaxar.
Cidades próximas a Viena
Se a sua temporada por Viena for estendida e deseja conhecer mais das cidades que ficam próximas a capital da Áustria, vale super a pena conhecer, são belas e deslumbrantes como Viena, você pode ir de carro ou de trem, são elas:
- Salzburgo: cidade de Mozart e que foi inspiração para o filme “A Noviça Rebelde”, cercada de alpes tem um ótimo centro histórico e é reconhecida Patrimônio da Humanidade pela UNESCO;
- Graz: segunda maior cidade da Áustria, conhecida por ter várias universidades, um lugar cheio de atrações que vale a pena conhecer;
- Linz: fica às margens também do Rio Danúbio, uma cidade com várias construções históricas e belíssimas
Melhores passagens aéreas é nas Passagens Promo
Compre suas passagens aéreas em um lugar confiável e de bom preço. Com o buscador de pesquisa das Passagens Promo você encontra rápido e fácil suas passagens áereas pelo melhor preço do mercado.
São diversas formas de pagamento para você garantir já a sua passagem aérea, são elas:
- transferência bancária;
- cartão de crédito;
- pix;
- pagamento em dinheiro na lotérica.
Por que Viena é a melhor cidade para morar?
De acordo com a lista do EIU (Economist Intelligence Unit) Viena é a melhor cidade do mundo para morar, são vários aspectos que a tornam digna desse título, são eles:
- estabilidade;
- infraestrutura;
- boa educação;
- bons serviços de saúde;
- oportunidades de cultura e entretenimento.
Quem vai para Viena e conhece o seu estilo de vida fica encantado com a qualidade de vida que seus moradores levam, além de estarem rodeados de magníficas paisagens.