Conheça os encantos da Áustria e suas cidades imperdíveis
Viena, Áustria, é uma cidade tão rica e curiosa que parece deslocada de seu tempo. Pelas ruas, palácios pomposos, igrejas imponentes, jardins impecáveis e monumentos ajudam a contar uma rica história que ainda está longe de acabar.
Cada esquina apresenta a capital austríaca pela perspectiva dos Habsburgo, uma das mais importantes dinastias europeias, que viveu o auge do poder entre os séculos XIII e XV.
O trato à história torna essa charmosa cidade, com pouco menos de 2 milhões de habitantes, um dos destinos mais encantadores de toda a Europa, capaz de fazer o viajante se apaixonar à primeira vista.
Afinal, onde mais você poderia visitar uma universidade em funcionamento desde o século XIV ou assistir a espetáculos musicais em uma Casa de Ópera inaugurada no século XIX?
Neste artigo, você encontra o mais completo guia de Viena, Áustria, com tudo que precisa saber ao planejar a sua viagem: localização, quando visitar, principais atrações e dicas de roteiro. Veja só!
Compre passagens aéreas com os excelentes descontos neste link!
Índice
Viena, Áustria: tudo sobre a charmosa capital no leste europeu!
Basta uma caminhada por Viena para perceber que você não está em uma cidade comum: à exceção dos carros modernos pelas ruas e pelo vestuário dos pedestres, o viajante pode até mesmo achar que foi transportado direto para o passado.
Cidade que sobreviveu aos horrores da guerra e testemunhou o alvorecer e o crepúsculo de uma das maiores dinastias europeias, Viena guarda uma história rica e uma cultura efervescente.
A neogótica Catedral de Santo Estevão e os diferentes palácios e palacetes que já abrigaram a realeza, como Hofburg, Schönbrunn e Belvedere, seguem praticamente intocados, guardando memórias de tempos idos.
A sensação de que o passado não acabou ainda é sustentada pelos mais de 150 bailes de gala que reúnem a elite austríaca e europeia anualmente.
Como se não fosse o suficiente para comprovar o “pé no passado”, a mesma alfaiataria que servia o império austríaco segue em funcionamento até hoje, sob a tutela da mesma família.
Mas não pense que a cidade parou no tempo. Pelo contrário, a marcha da modernidade chegou com tudo, trazendo centros comerciais modernos, lojas de grifes, e restaurantes que apresentam o melhor da gastronomia e da boemia de hoje.
Onde fica Viena, Áustria?
A capital da Áustria fica na parte nordeste do país, às margens do famoso rio Danúbio, o segundo maior em comprimento da Europa.
A cidade é o principal destino austríaco e recebe mais de 7 milhões de turistas todos os anos, inclusive por sua localização estratégica, com fácil acesso a outros destinos europeus.
Por exemplo, em uma viagem à Viena, Itália ou Áustria podem entrar em seu roteiro de viagem, já que os dois países são vizinhos e dividem 404 km de fronteira.
O mesmo acontece com outros países, como Eslovênia e Hungria, opções para viagem pelo Leste Europeu baratas para turismo.
Viena, Áustria: mapa
Como a capital austríaca está dividida em 23 distritos, vale a pena conhecer previamente o mapa do município para identificar as principais regiões turísticas e, assim, escolher onde ficar. Confira Viena, mapa!
Aeroporto de Viena de Áustria
Embora não existam voos diretos do Brasil para o Aeroporto Internacional de Viena, Áustria, chegar à cidade é mais fácil do que você imagina.
Turkish Airlines, Latam, Iberia, KLM, Air France e diversas outras companhias aéreas operam o trajeto com uma ou duas paradas.
Você pode encontrar passagens aéreas baratas para a Europa em nosso site buscador, Passagens Promo, que reúne as melhores promoções do mercado para que você viaje barato.
Pesquisar as ofertas para o destino desejado é simples: basta digitar as cidades de origem e destino, incluir as datas de viagem e escolher a melhor opção para o seu bolso.
O viajante ainda pode ativar o alerta de preços para receber notificações sempre que o trecho desejado entrar em promoção.
Principais atrações de Viena, Áustria?
Uma das maiores vantagens da capital austríaca é sua localização estratégica: você pode visitar Viena tanto em uma viagem pela Europa Ocidental quanto pelo Leste Europeu, já que a cidade fica basicamente no meio do caminho.
Ao chegar ao destino, não faltam atrações surpreendentes, que ajudam a contar a história desta rica cidade. Confira o que visitar em Viena, Áustria!
Bairro Spittelberg
Endereço do tradicional Mercado de Natal de Viena, o bairro Spittelberg é um dos lugares mais charmosos da cidade, onde é possível contemplar a arquitetura clássica e o estilo Biedermeier, típico da Áustria.
Além das casinhas simpáticas que rendem fotos lindas nas proximidades do Museumsquartier, a região concentra excelentes cervejarias, bons bares e pubs animados, especialmente no trecho da rua Breite Gasse à Sigmundsgasse.
Museumsquartier
Maior complexo de museologia do planeta, o Museumsquartier é um quarteirão inteiro no coração de Viena dedicado a museus, como o Museu de Arte Moderna, o Leopoldo Museum e diversos ateliês e galerias de arte.
Vale a pena dedicar ao menos uma manhã para caminhar sem pressa entre os museus da região e relaxar em um dos cafés a céu aberto instalados nas proximidades do Museumsquartier.
Rathausplatz
A Rathausplatz é uma das principais praças da cidade, mais especificamente a Praça da Prefeitura (“Rathaus”, em austríaco).
Muitos viajantes acabam confundindo a construção em estilo neogótico com uma igreja, mas não se engane: o edifício do século XIX é a sede do poder municipal vienense até a atualidade.
Durante o verão, a praça recebe diversos eventos aos sábados e domingos, como exposições de carros clássicos, apresentações de música ao vivo e concertos, feirinhas gastronômicas e muitos outros.
A Rathausplatz também é o endereço da tradicional Universidade de Viena, que funciona em um edifício belíssimo construído em meados do século XIV.
Parlamento
Construído na primeira metade do século XIX, o prédio do Parlamento da Áustria é considerado uma obra-prima do estilo neogrego, capaz de impressionar até mesmo nos mínimos detalhes.
O exterior do edifício apresenta as clássicas colunas gregas, além de estátuas revestidas em ouro. O lado de dentro do prédio, por sua vez, acumula repetidos prêmios por design de interiores e arquitetura.
Fique de olho na programação de visitas guiadas para conhecer mais a fundo cada minúcia deste edifício surpreendente que abriga o Poder Legislativo da Áustria até hoje.
Heldenplatz
Popularmente conhecida como Praça dos Heróis, a Heldenplatz, inaugurada no século XIX, é um dos pontos turísticos mais disputados de Viena, Áustria, recebendo milhões de visitantes todos os anos.
Além de ficar bem em frente ao incrível Palácio de Hofburg, a Heldenplatz ganhou fama internacional durante a década de 1930, quando Hitler organizou uma grande cerimônia para a elite austríaca em plena praça.
Hofburg
O Palácio Imperial de Hofburg foi construído no século XIII com o intuito de demonstrar toda a força do Império Austro-Húngaro, com detalhes suntuosos tanto na fachada quanto em seu interior.
A antiga residência imperial é, na verdade, um grande complexo de edifícios históricos que foram transformados em museus e memoriais, como o Museu de História da Arte e a Biblioteca Nacional.
O palácio também serve de residência oficial para o presidente da Áustria e abriga boas opções gastronômicas, como cafés e restaurantes. Ou seja: dá para passar o dia inteiro passeando pelo complexo e ainda experimentar delícias austríacas!
Karntner Strasse
Para os amantes de compras, a Karntner Strasse é uma parada obrigatória no roteiro pela capital da Áustria. Principal polo comercial da cidade, a rua reúne lojas das marcas e grifes mais famosas do mundo.
A maior parte da via foi transformada em um agradável calçadão exclusivo para pedestres, onde o turista também encontra boas opções gastronômicas, como cafés, restaurantes e bistrôs.
Mesmo que você não esteja disposto a gastar em lojas chiques, vale a pena visitar a região para conhecer um pouco mais do luxo vienense.
Saint Stephen’s Cathedral
A Saint Stephen’s Cathedral, ou Catedral de São Estevão, é a principal atração da Stephansplatz, considerada o coração da cidade.
Com mais de 136 metros de altura, a catedral foi construída no século XII e é até hoje uma das mais altas da Europa, destacando-se no horizonte de Viena, Áustria com suas telhas coloridas.
No interior do templo, os viajantes podem se deslumbrar com os vitrais coloridos, as imagens sacras e os detalhes típicos do estilo neogótico que enriquecem ainda mais a obra.
A Saint Stephen’s Cathedral abriga outras duas badaladas atrações turísticas da cidade (com ingressos cobrados à parte): as catacumbas, que guardam os restos mortais da dinastia Habsburgo, e a torre, que oferece uma vista panorâmica de Viena.
Hundertwasser
O Hundertwasser é um edifício diferentão que se destaca entre os prédios clássicos de Viena, com uma arquitetura única, bastante abstrata, e uma fachada em cores vivas.
O fotogênico conjunto residencial foi assinado por Friedensreich Hundertwasser, maior expoente da arquitetura austríaca do século XX.
O edifício abriga 52 apartamentos e vários pátios com design inusitado do chão ao teto. Literalmente: mais de 250 árvores crescem nos telhados do prédio e geram uma paisagem ainda mais vanguardista.
Você pode aproveitar a sua visita ao Hundertwasser para comprar lembrancinhas e souvenires na Hundertwasser Village, uma lojinha de artesanato localizada bem em frente ao prédio.
Vienna State Opera
Um dos edifícios mais importantes de Viena, Áustria, pode ser considerado a síntese do estilo de vida na capital da Áustria: o Vienna State Opera, ou prédio da Ópera de Viena.
Inaugurado no século XIX e em funcionamento até o dia de hoje, o edifício já abrigou apresentações icônicas de grandes nomes da música clássica, como Mozart e Strauss.
O edifício histórico chegou a ser parcialmente destruído durante bombardeios da Segunda Guerra Mundial, mas foi completamente restaurado nos anos seguintes, sem perder sua elegância clássica.
O Vienna State Opera recebe até 300 atrações todos os anos, quase uma por dia: ou seja, durante a sua viagem é provável que haja algum espetáculo em cartaz, uma experiência que vale a pena incluir em seu roteiro.
Qual melhor época para ir para Viena?
Viena, Áustria é uma cidade muito bonita e agradável em qualquer época do ano, porém a estação escolhida para a sua viagem vai influenciar diretamente a experiência que você vai viver por lá.
Assim como todos os países da Europa Central, a Áustria é um país com estações do ano muito bem definidas.
Ou seja, o verão é quente, o inverno é bastante rigoroso e as demais estações, primavera e outono, apresentam temperaturas mais amenas e paisagens diferentes.
Em geral, a maioria dos viajantes prefere viajar durante o verão, a alta temporada em Viena, quando o sol brilha por mais horas no dia, as temperaturas estão mais agradáveis e fazer passeios ao ar livre é bem mais confortável.
Como o fluxo de turistas na cidade é intenso na estação mais quente do ano, de junho a agosto, isso também significa que os preços de hospedagem e transporte sobem consideravelmente, tornando a viagem mais cara.
Quem quer curtir o charme da cidade no inverno, porém, também não tem vida fácil: os termômetros ficam entre -5ºC e 5ºC de dezembro a fevereiro, e o viajante precisa caprichar nos agasalhos para superar a sensação térmica congelante.
Por essas e outras, muitos viajantes optam por viajar na primavera, de março a maio, quando o movimento intenso do verão já diminuiu e as temperaturas continuam agradáveis, ou no outono, de setembro a novembro, quando o frio é menos intenso.
Quantos dias ficar em Viena, Áustria?
Estamos falando de uma cidade repleta de atrações, como igrejas, museus, galerias e palácios, que oferecem uma ampla variedade de opções gastronômicas a seus visitantes, entre cafés, bistrôs, pubs e restaurantes.
Por essas e outras, se você quer conhecer os principais pontos turísticos, apenas um dia de viagem não será suficiente.
O viajante que deseja visitar os atrativos mais importantes e desfrutar sem pressa das belezas de Viena em um roteiro completo deve reservar ao menos quatro dias para sua estadia.
Roteiro em Viena, Áustria para 1, 2 ou 3 dias!
Se você vai visitar Viena, Áustria, apenas de passagem e não deseja ficar mais de um dia na cidade, será necessário se ater apenas às principais atrações turísticas, especialmente do centro histórico.
Vale a pena começar o passeio pelo Palácio Shonbrunn, seguido de um almoço em um dos cafés do centro histórico e uma visita à histórica Catedral de São Estevão. À noite, conheça uma das tradicionais cervejarias austríacas.
Caso você tenha reservado dois dias para a viagem, pode ser uma boa ideia começar o segundo dia de passeio com uma visita ao impressionante Museu de História Natural de Viena.
Depois, desfrute da visita guiada às catacumbas da Catedral de São Estevão e emende uma caminhada até o Ankeruhr, antigo relógio vienense. Por fim, finalize seu segundo dia de viagem no Stadtpark.
Vai ficar mais um dia na cidade? Você pode reservá-lo para conhecer alguns dos edifícios mais icônicos da capital austríaca, como Palácio de Hofburg e a Biblioteca Nacional, bem como as igrejas Votivkirche e Karlskirche.
Finalize o dia no tradicional Café Demel, que serve um dos sorvetes mais famosos do mundo e vários doces típicos do país.
No quarto dia de viagem, aproveite para visitar as atrações mais distantes do centro histórico, como o Palácio de Belvedere (vale a pena chegar bem cedo!), a Peterskirche, o Museu da História da Arte e a Rathausplatz.
Passagem aérea para Viena, Áustria
Ficou com vontade de viajar no tempo em uma visita a Viena, Áustria? Então visite agora mesmo nosso site de buscas, Passagens Promo, e comece a planejar uma viagem inesquecível com passagens aéreas mais baratas!
O primeiro passo é digitar as cidades de origem e destino. Depois, você deve incluir as datas de ida e volta.
Em poucos segundos, nossa plataforma reúne as melhores ofertas das principais companhias aéreas do mercado e te apresenta as promoções mais imperdíveis.
Não se esqueça de acionar o alerta de preços para ser notificado quando o trecho desejado entrar em promoção e siga as redes sociais do Passagens Promo para se ligar nas principais novidades!
Conhecer a rica história e cultura de Viena com economia? De Promo você pode!
Veja também:
- Melhores hotéis de luxo no Brasil
- Hotéis em Aracaju: valores, locais e mais!
- Destinos europeus que foram cenários de filme
- Belgrado: história, vida moderna e agito noturno
- Hotéis em Salvador: valores, locais e mais