Uma das cidades mais encantadoras da Polônia é Gdansk, ela guarda grandes tesouros da era medieval e também da Segunda Guerra Mundial.
Aos apaixonados por história e amantes de uma atmosfera charmosa, esta cidade polonesa é um destino repleto de pontos turísticos imperdíveis.
Índice
Onde fica Gdansk?
No norte da Polônia na região da Pomerânia se encontra a cidade portuária chamada de Gdansk, especificamente na costa sul do Mar Báltico.
Por causa da sua posição geográfica se tornou um centro econômico, científico e cultural do país, antigamente teve influências de outros povos, a exemplo dos germânicos.
Atualmente, é bastante conhecida devido a sua beleza arquitetônica e sua rica história, foi nela que se iniciou o movimento que culminou na queda do comunismo na Europa Central e Oriental.
Como chegar em Gdansk, Polônia?
A forma mais prática para chegar até essa cidade portuária é optar por uma viagem de avião, não existe voo direto e o turista vai precisar ao menos realizar uma conexão em uma das cidades europeias, como Paris , Amsterdam ou Frankfurt .
E depois vai seguir viagem para o Aeroporto de Gdansk Lech Walesa, após o desembarque pode utilizar algum transporte público ou privado para conseguir chegar ao centro da cidade o trajeto é de 12 km.
É uma ótima vantagem para não precisar enfrentar horas e horas até chegar à parte central de Gdansk. E quem escolher se deslocar de ônibus ou trens pode ficar despreocupado que o sistema de transporte da cidade é muito eficiente e tem boas rotas.
Vale mencionar que os brasileiros não precisam de visto para entrar na Polônia se a viagem durar no máximo 90 dias, caso passe dessa quantidade, é necessário tirar o visto de acordo com o contexto da sua ida ao país.
Melhor época para visitar Gdansk, Polônia
A escolha da época da viagem é importante para ter uma experiência única e personalizada, opte por uma estação que possa proporcionar os tipos de passeios que mais deseja fazer.
Quem vai a Gdansk prefere ir no verão, especificamente julho e agosto por causa das temperaturas quentes, também acontecem muitos eventos e festivais na cidade nesses meses, a exemplo do famoso Festival de São Domingos.
A primavera também é uma boa estação (maio a setembro) para fazer seus passeios com uma temperatura agradável e aproveitar os espaços abertos sem correr o risco de chuva e de neve.
Para fugir das multidões e do frio, os meses que promovem temperaturas amenas e um fluxo menor de turistas, são: maio, junho e setembro. A cidade fica mais tranquila e suas condições climáticas são estáveis.
O que fazer em Gdansk no inverno?
O inverno de Gdansk é bastante frio e as temperaturas podem cair a -1°C e algumas atrações ao ar livre não ficam abertas. Apesar disso, há outras atividades para se fazer nesta belíssima cidade.
- passear de barco: durante o inverno os barcos ainda continuam ativos na cidade e promovem aos seus turistas uma vista única e diferente com a paisagem nevada.
- visitar os mercados de natal: para quem ama a época do natal, Gdansk oferece um mercado repleto de produtos locais, artesanatos, festivais e ruas decoradas com a magia natalina.
- fazer um spa e relaxar em águas termais: nessa época do ano os spas e centros de bem-estar atraem bastante turistas que desejam relaxar e se aquecer em suas saunas ou realizar algum tratamento.
- desfrute da culinária polonesa: uma boa viagem é aquela que garante um bom tour gastronômico e em Gdansk seus turistas podem conhecer os restaurantes mais tradicionais da culinária polonesa e também se aquecer com uma bebida quente em seus cafés.
Aproveite o clima aconchegante para visitar os seus espaços fechados, também participe de concertos, apresentações e assista suas peças teatrais, são diversas coisas que tem como fazer na cidade durante o inverno.
Voe com economia e praticidade para qualquer lugar do mundo!
Viajar é uma das melhores formas para aumentar o repertório cultural. Na viagem o turista tem contato com manifestações culturais diferentes e também tem o privilégio de interagir com pessoas de outra nacionalidade.
E o Passagens Promo é o melhor aliado para isso, garante passagens aéreas por um preço extremamente acessível, além de fornecer um buscador de pesquisa fácil de usar e que encontra o que você deseja em poucos instantes.
Além disso, a forma de pagamento é rápida e flexível, pode ser feita de diversas formas, são elas:
- transferência bancária;
- pagamento em lotérica;
- pix;
- cartão de crédito.
Quem quiser parcelar no cartão de crédito tem a possibilidade de pagar em até 10X sem juros, assim tem mais autonomia e flexibilidade na hora da compra.
Principais atrações de Gdansk
Um bom destino é aquele cheio de atrações imperdíveis para visitar e a sexta maior cidade da Polônia garante isso, com construções medievais belíssimas e também museus que exibem acontecimentos importantes da Europa.
Além disso, seus passeios vão ter um cenário único, como é uma cidade portuária a foz do Rio Motlawa promove uma paisagem charmosa e apaixonante.
Museu do Âmbar
O Museu do Âmbar fica na Torre da Prisão da era medieval, que foi prisão e casa de tortura, hoje fornece aos seus visitantes uma visão ampla da importância do âmbar (resina fóssil) para região. Dessa forma, tem uma enorme coleção de peças feitas com essa resina, desde joias a objetos de arte.
Além de espécimes naturais com insetos e plantas que são preservados por séculos. Nessa exposição promove de forma detalhada a história e os impactos que ele resultou ao comércio e à mineração local.
No museu também se encontra uma loja que comercializa joias e lembranças feitas de âmbar para que seus visitantes possam levar uma lembrança do passeio.
Museu da Segunda Guerra Mundial
Um dos principais museus da Polônia foi inaugurado em 2017 e fica próximo do canal Motlawa, tem um design moderno e abriga exposições impactantes.
É baseado na Segunda Guerra Mundial e traz um contexto global sobre os aspectos mais relevantes da guerra e suas consequências devastadoras, ele se destaca por não trazer somente uma visão coletiva, também foca nas experiências individuais.
A exposição permanente guarda artefatos (uniformes, documentos, armas, fotografias) e também objetos pessoais capazes de traduzirem ao público sentimentos.
Também disponibiliza filmes, testemunhos de sobreviventes, dioramas e instalações interativas. Além disso, promove exibições temporárias que abordam outros temas da Segunda Guerra Mundial para agregar mais valor histórico aos seus visitantes.
Caminho Real
A atração mais incrível é sem dúvidas o Caminho Real que passa por locais e edifícios históricos relevantes para a história da cidade que na época fazia parte da Liga Hanseática.
Este caminho era feito por reis e dignitários que iam até a cidade, e hoje em dia seus visitantes têm o privilégio de realizá-lo.
- portão alto: uma entrada no estilo renascentista que dava acesso a cidade velha e também foi uma estrutura de defesa;
- portão dourado: após passar pelo primeiro portão tem o dourado com figuras de virtudes cívicas;
- rua longa: a principal rua do caminho real tem edifícios históricos, restaurantes, cafés e lojas, é o coração de Gdansk;
- prefeitura da cidade principal: tem uma torre alta que abriga o museu da história local;
- praça do mercado longo: é uma praça repleta de edifícios históricos no estilo renascentista e barroco;
- fonte de netuno: um dos monumentos mais importantes de Gdansk, ele representa a ligação da cidade com o mar;
- portão verde: onde se encerra o caminho real, é uma estrutura que serviu como residência para monarcas e poloneses, atualmente abriga partes do Museu Nacional de Gdansk.
Não há dúvidas, que é um passeio riquíssimo e possibilita aos seus turistas uma experiência memorável da história da cidade e também das suas belezas arquitetônicas.
Relógio Astronômico
Na Basílica de Santa Maria está localizado o Relógio Astronômico que foi construído entre 1464 e 1470 pelo renomado relojoeiro de Torun, tem aproximadamente 14 metros de altura, é dividido em três partes: calendário, zodíaco e relógio.
Na parte inferior ficam os dias, meses e anos, também as fases da lua e o santo calendário litúrgico, já no centro estão os signos, as posições dos planetas, sol, lua e as estrelas.
Na parte superior do relógio tem as horas e figuras (apóstolos, a morte e outras figuras religiosas) que se movem em uma procissão ao meio dia.
Não é de se estranhar que recebe diversos turistas que desejam ver de perto essa obra arquitetônica que fica em uma das maiores igrejas de tijolos do mundo.
Zuraw
É o famoso guindaste de Gdansk é um dos símbolos mais importantes e fica ao longo do Rio Motlawa e foi construído na era medieval. Era usado para o porto da cidade e também como se fosse um portão.
A estrutura é de madeira e abriga um mecanismo de levantamento, sua torre de tijolos é um dos seus principais destaques.
Atualmente, faz parte do Museu Marítimo Nacional, que promove uma visão sobre a história marítima da cidade e suas principais operações portuárias.
Além disso, seus visitantes têm o privilégio de explorar o interior do guindaste e descobrir como era o seu funcionamento no período da Idade Média.
Margens do Rio Motlawa
Uma das regiões mais belas da cidade é às margens do Rio Motlawa que garante um cenário charmoso e romântico, além de ter diversas atrações ao seu redor.
Como o Guindaste de Gdansk, o Museu Marítimo, Caminho Real, e também a Longa Margem repleta de edifícios históricos, que permite bons passeios ao longo do rio.
Após visitar as atrações ao redor da margem, o turista pode desfrutar de um passeio de barco e ter uma vista diferente da cidade, algumas pessoas aproveitam para conhecer a Ilha Granary cheia de antigos armazéns e que tem uma atmosfera pitoresca.
Vale mencionar que muitos eventos e festivais são realizados às margens do rio, a exemplo do mercado de natal, ótimo para comprar artesanato local e desfrutar da magia natalina.
Oliwski Park
No distrito de Oliwa encontra-se o Oliwski Park, uma das áreas arborizadas mais lindas da cidade tem jardins no estilo francês e inglês (canteiros de flores, esculturas e árvores centenárias).
Para transitar pelo parque o turista precisa passar pelas suas pontes que tem uma estrutura romântica e são uns dos locais mais fotografados. A sua maior fama advém por abrigar um edifício histórico muito importante, o Palácio dos Abades.
Ele é no estilo barroco e foi residência de Abades da Abadia de Oliwa, e atualmente é sede do Departamento de Arte Modernas, e do Museu Nacional de Gdansk e guarda exposições de arte contemporânea.
A estufa do complexo também é um dos principais destaques, ela tem uma coleção de plantas tropicais e subtropicais, que garantem um ambiente exótico que se contrasta com a lagoa com cisnes e o Pavilhão Chinês, que é um pequeno edifício no estilo oriental.
Além disso, nas proximidades do parque tem a Catedral de Oliwa do século XVIII, abriga um dos órgãos mais belos da Europa, muito bem decorado e com tubos impressionantes.
AmberSky
Para uma experiência diferente, conheça a roda-gigante inaugurada em 2010, que tem 50 metros de altura, 36 cabines climatizadas para contemplar a beleza do centro histórico do alto.
Hoje em dia, não é apenas um ponto turístico, acontecem eventos e comemorações, como aniversários e pedidos de casamento, por causa da vista espetacular que possibilita aos seus visitantes.
Durante à noite é um dos horários mais desejados, repleta de luzes coloridas e também permite uma visão panorâmica da cidade iluminada.
Suporte e qualidade nas suas viagens!
O Passagens Promo , possibilita que os seus clientes tenham acesso a uma central de atendimento especializada em tirar as dúvidas e promover uma viagem tranquila.
Além disso, busca ter parcerias com empresas aéreas comprometidas em oferecer um serviço de bordo excepcional aos seus passageiros, para proporcionar uma experiência completa e confortável.
Não tem como negar que é o melhor site do mercado aéreo, são vários benefícios preparados para quem gosta de viajar com segurança e comodidade. Entre e adquira a sua!
3 pratos típicos da Polônia
A culinária polonesa é diversa, teve influência eslava e ocidental, tanto o sabor quanto a montagem são importantes para eles. Geralmente, ervas como orégano e manjerona estão presentes. Confira alguns dos seus principais pratos da gastronomia polonesa:
- 1- zurek: sopa azeda com farinha de centeio, tem batatas, ovos cozidos, salsicha e alguns pedaços de carne;
- 2- pierogi: bolinho de massa recheado com diversos ingredientes, podem ser batatas, queijo, carne, cogumelos ou frutas;
- 3- bigos: ensopado com repolho azedo e fresco, carne de porco, salsicha, bacon, cogumelos e ameixa.
Durante a sua viagem para Gdansk prefira ir a restaurantes tradicionais para ter o privilégio de provar da culinária polonesa da forma mais tradicional possível.