Visto Alemão: documentos, custo, tipos e mais!

O ETIAS será um ótimo sistema para facilitar autorização para entrada em alguns países europeus, mas em alguns casos não será possível a aprovação e vai precisar recorrer ao visto. 

Além disso, para quem vai realizar uma viagem para Alemanha e precisa passar alguns dias além do prazo que é liberado para permanecer sem o visto, vai ser preciso solicitar um visto de acordo com o seu contexto. Descubra quais são os vistos alemães e para que servem! 

É necessário ter visto para entrar na Alemanha? 

A Alemanha é mais um país que os brasileiros têm o privilégio de ter sua entrada permitida sem precisar de um visto, mas essa entrada só autoriza que o visitante passe no máximo 90 dias no país. 

Se o seu intuito é ficar menos que esse período ou no máximo 3 meses, você não precisa de visto para conhecer este belíssimo país de uma história impactante.

Já se o seu objetivo não se restringe somente a conhecer e passar alguns dias aproveitando para visitar atrações, monumentos, museus e desfrutar de uma paisagem europeia e vai precisar ficar mais do que o prazo limite é preciso ter um visto para continuar.

Aqueles que não providenciam o visto e ultrapassam o prazo liberado para permanência no país é visto como ilegal, então antes da sua viagem é imprescindível que você análise quais são os seus objetivos que te levam a Alemanha. Dessa forma, conseguirá saber qual é o tipo de visto adequado para você.

Como conseguir o visto para Alemanha? 

Muitas vezes o turista vai até o país para conhecer e não tem a perspectiva de continuar lá, mas ao conhecer se apaixona e decide morar, só que não quer voltar para o seu país de origem para solicitar o visto.

Na Alemanha, situações como essas podem ser solucionadas sem que o turista tenha que voltar para o seu país de origem para conseguir o visto de residência. No entanto, é crucial que faça isso ainda dentro do período de 90 dias. 

Quando perceber que pode passar do prazo é necessário entrar em contato com o Departamento de Estrangeiros caso precise prolongar o seu tempo no país, para evitar problemas. 

Além disso, pessoas que tenham cidadania europeia podem morar no país sem precisar de um visto. 

Se você ainda vai viajar e já tem planos de morar na Alemanha, por causa de trabalho, estudo, negócios ou outros motivos é preciso solicitar no consulado que tem aqui no Brasil o seu visto. Acompanhe o conteúdo para saber mais!

Documentos necessários para visto para Alemanha

Geralmente, os documentos que são pedidos no processo de solicitação do visto variam bastante, já que cada visto tem uma finalidade diferente e para comprovar é necessário documentos adicionais. 

Contudo, há documentos que são exigidos em qualquer tipo de visto, não importa qual seja, sempre vão ser cobrados, são eles:

Diferentemente de outros países, os turistas precisam apresentar algum conhecimento da língua e principalmente aqueles que vão tirar vistos para que possam morar na Alemanha por um longo período.

Visto alemanha

Como é o processo de solicitação do visto?

Para solicitar o visto para Alemanha, você pode entrar no site para preencher o formulário on-line e agendar a sua visita a um dos consulados do país aqui no Brasil, já se você estiver lá, vai precisar entrar em contato com o Departamento de Estrangeiros. 

Quando for o dia da entrevista, é preciso comparecer com os documentos que foram usados para o preenchimento do formulário, como também levar alguns documentos adicionais que poderão ser cobrados de acordo com o tipo de visto desejado. Os consulados da Alemanha aqui no Brasil, estão em: 

Em seguida, deverá pagar uma taxa, para que no dia de fazer a retirada do visto leve o comprovante de pagamento.

Quanto tempo leva para solicitação do visto e aprovação?

Depende de muitos fatores para que o processo possa ocorrer rapidamente. Em geral, os pedidos de vistos solicitados aqui em um dos consulados da Alemanha que ficam no Brasil, podem ser concluídos entre 4 a 6 semanas para serem emitidos. 

Quando o pedido é realizado no país germânico é comum que alguns vistos saiam na mesma hora em que termina a entrevista. 

Essa situação depende muito do funcionário que vai atender, alguns são mais maleáveis e por conta disso a aprovação é dada imediatamente.

Qual o custo para tirar o visto Alemão? 

Cada visto tem um valor específico e alguns são gratuitos como o de estudante de ensino superior e tem uma bolsa de estudo do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, o conhecido DAAD. Dessa forma, eles não precisam pagar nada para ter um visto. 

Já outras situações de vistos diferentes são comprados, a maioria é no valor de 75€ e o pagamento deve ser realizado no cartão de débito ou transferência, e ela é feita após você receber um cartão com os dados e o valor que deve ser transferido.

Voe com economia e praticidade para qualquer lugar do mundo! 

Já começou a imaginar como é conhecer esse fantástico país europeu? Aqui, nas Passagens Promo, tem as melhores ofertas para você. 

Além disso, você pode adquirir em 36% off a sua passagem aérea. Não deixe passar essa oportunidade!!

Visto de curta duração para Alemanha 

Alguns vistos só permitem que o viajante só possa estar no país Europeu por um determinado período e que não seja longo.

Na maioria dos casos são vistos destinados para quem quer conhecer o país, fazer um mochilão ou até mesmo para aqueles que vão para Alemanha realizar algum negócio de curta duração em alguma empresa. Veja quais são os vistos específicos para essas situações:

Visto de negócio 

Tem como objetivo permitir que o estrangeiro possa atuar em algum setor da Alemanha. Através dele, é possível ficar por um determinado tempo, enquanto está resolvendo questões de negócios. 

Além disso, a maioria das pessoas que buscam esse visto é por causa de algum investimento que irá fazer em algum setor alemão e outros fatores. Ele é destinado para:

Para conseguir esse visto é necessário apresentar algumas comprovações que validem seu interesse pelo visto de negócio e também se cumpre todos os requisitos exigidos.

Visto de Turismo 

Para quem vai realizar uma viagem para conhecer o país e sua estadia é só até 90 dias com intervalo de 180 dias da sua última visita, não é necessário apresentar um visto.

Em 2024, com ETIAS, para quem vai viajar para a Alemanha, só será necessário apresentar a autorização para viagens que são de curta duração e dentro do prazo descrito acima.

Visto de longa duração para Alemanha

Existem determinados vistos que permitem que o estrangeiro possa ficar na Alemanha por um período de tempo mais longo. 

Só que isso é somente liberado quando é apresentado comprovações e documentos adicionais que mostram o verdadeiro motivo para sua permanência no país. 

Visto de trabalho

O visto de trabalho é um dos mais procurados, principalmente porque ele dá o direito de morar na Alemanha e trabalhar, além de receber o benefício de receber direitos trabalhistas e realizar contribuição previdenciária.

Para receber o visto é preciso comprovar que tem um vínculo empregatício com alguma empresa do país, ou seja, eles só são liberados se você já tiver uma oferta de trabalho. Alguns dos tipos, são;

Há outras categorias de visto de negócio referente a liberação de trabalho na Alemanha.

Visto de estudo

Como o visto de negócio, o visto de estudo também tem categorias, eles são separados por níveis, por exemplo intercâmbio ao doutorado. Saiba mais, quais são os tipos de vistos para estudo:

studium: é específico para aqueles que vão realizar o ensino de nível superior e que também permite trabalhar 120 dias de trabalho em tempo integral ou 240 dias de meio período;

Quando se trata de educação de qualidade, logo se pensa na Alemanha, já que é um dos países mais procurados, suas escolas e universidades são renomadas mundialmente. 

Visto de Candidato a Estudo 

Quem está em processo de formação do ensino médio e quer ser aceito em uma universidade da Alemanha. Pode solicitar o visto de Studienvorbereitung que tem duração de um ou dois anos. 

Além disso, há um benefício para quem opta por esse tipo de visto, é que após se formar pode solicitar um visto para trabalho. Ou seja, consegue encontrar um trabalho na área da sua formação sem precisar sair do país.

Visto Schengen Alemão para que serve?

Se caso a pessoa não consiga a autorização pelo ETIAS, pode solicitar o visto Schengen. Ele autoriza que o viajante possa está no país durante 3 meses, realizando turismo ou outras atividades, como:

Só se estiver dentro do prazo de 90 dias e não esteja recebendo nada, ou seja só é liberado se as atividades forem sem fins lucrativos. 

Vale destacar, que este é um dos vistos mais comuns para Alemanha, porque o visto de Schengen abrange vários contextos e é um dos mais fáceis para conseguir aprovação. 

Visto para Au Pair 

É um dos vistos que exigem que a pessoa tenha conhecimento da língua alemã. Só é permitido para quem tem entre 18 a 26 anos, ele é destinado ao trabalho em uma casa de uma família alemã, durante uns 6 ou 12 meses. 

Além disso, em alguns países não é permitido que a Au Pair seja casada, só que na Alemanha, mesmo se você for casada pode trabalhar e conseguir o visto. Já para conseguir levar o seu marido, já é uma outra história.

Ultimamente muitas brasileiras estão indo para o exterior para trabalhar como Au Pair, por ser uma profissão tranquila e que rapidamente consegue uma oportunidade de trabalho. Aliás, a Alemanha é um país desenvolvido e por causa disso é muito mais fácil encontrar uma estabilidade financeira.

Viaje para a Alemanha e viva momentos inesquecíveis! 

Quer um lugar belíssimo e organizado para viajar e curtir suas férias? Nada melhor que conhecer a Alemanha, um país riquíssimo em cultura.

Nas Passagens Promo, tem excelentes descontos de passagens aéreas para um destino encantador, use o nosso buscador de pesquisa para encontrar a sua. 

Por que viajar para a Alemanha? 

A Alemanha é um país que carrega uma das histórias mais impactantes do mundo, mas não é somente isso que chama atenção de inúmeros turistas. 

É um país que reserva belas paisagens naturais, além de monumentos históricos, diversos museus, memoriais e excelentes festas regionais que acontecem em todo o país.

Uma curiosidade da Alemanha é que é um país que zela bastante pela tradição, então é comum encontrar muito das tradições ao redor de todo o país, são várias atrações culturais que buscam relembrar e manter vivo os seus costumes. 

Não se pode esquecer que a Alemanha tem uma culinária e dialetos que conquistam o mundo todo. 

Um lugar moderno e tradicional ao mesmo tempo. Fora todos esses aspectos culturais e turísticos é um ótimo país para morar, tem universidades de excelência e um mercado de trabalho muito promissor. 

Veja Também: