Visto Americano: agendamento, dicas, tipos e mais!

Os Estados Unidos são um verdadeiro polo de escolha de viagens, e não é à toa!

De Nova York à ensolarada Califórnia, passando pela agitação de Las Vegas e as praias paradisíacas da Flórida, há algo para todos os gostos. 

Existem também museus renomados e galerias de arte em cidades como Washington, D.C. E para os fãs de entretenimento, Los Angeles é o lugar certo, com seus estúdios de cinema e o famoso letreiro de Hollywood.

Mas, claro, é sempre bom ficar ligado nos detalhes burocráticos, antes de embarcar nessa aventura. A maioria dos viajantes vai precisar de um visto, então é importante se planejar com antecedência. 

Como fazer o agendamento do visto americano?

O primeiro passo para conseguir agendar um visto americano é acessar o site oficial do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Lá, você terá acesso a informações e terá uma noção melhor sobre o procedimento de pedido de visto e os critérios essenciais.

Agendar entrevista do visto americano

Dentro do site, você precisará preencher um Formulário DS-160. Este é um documento digital que contém informações detalhadas sobre você e sua viagem aos EUA. Ao final do preenchimento, será gerado um código de confirmação.

Com o código de confirmação em mãos, é hora de criar uma conta no sistema de agendamento do consulado ou embaixada dos EUA no seu país de origem. Esta conta será essencial para o processo de agendamento da entrevista.

Você precisará pagar a taxa de solicitação de visto antes de agendar a sua entrevista. O valor geralmente muda a depender do visto solicitado. Este pagamento pode ser feito através de meios disponibilizados no site.

Com a taxa de solicitação paga, acesse sua conta no sistema de agendamento e escolha a opção para marcar a entrevista. Selecione o local (consulado ou embaixada) e a data disponível que melhor se encaixe em sua agenda.

Passagens Promo e YOUVISA

Procurando por facilidade na sua aplicação de visto? O Passagens Promo e a YOUVISA uniram forças para tornar o processo rápido, seguro e digital para você!

Solicite agora mesmo uma assessoria em apenas 3 passos simples. Não perca tempo, deixe que nossos especialistas cuidem de tudo para você!

You Visa

CASV

Visto americano

O CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) faz parte do processo de solicitação de visto americano. Ele é responsável por coletar informações biométricas, como impressões digitais e fotografia, dos solicitantes. 

A finalidade é assegurar a segurança e tornar mais eficiente o processo de identificação durante a entrevista.

Durante a visita ao CASV, os solicitantes são instruídos a fornecer suas impressões digitais e tirar uma fotografia. 

Esses dados são utilizados depois como parte do processo de verificação de identidade quando o solicitante comparece à entrevista no consulado ou na embaixada.

Quantas vezes posso reagendar a entrevista do visto americano?

O sistema do consulado dos Estados Unidos no Brasil não estabelece um número máximo predefinido de marcações para a entrevista de visto americano.

Portanto, os solicitantes têm a flexibilidade de reagendar a entrevista quantas vezes for necessário até conseguirem a data desejada ou a mais próxima dela. 

A orientação da Mundial Vistos é encerrar a sessão depois de entrar no sistema do Consulado e manter a data de agendamento em que pretende comparecer, em vez de reservar uma data aleatória enquanto busca por outra.

É importante pontuar também que ao fazer, utilizar, de preferência, um único dispositivo, pois o sistema pode pensar ser algum robô e cancelar a entrevista.

Dicas para a entrevista do visto americano

Ao agendar sua entrevista para o visto americano, é essencial chegar pontualmente ao consulado ou embaixada e ter todos os documentos organizados e prontos para apresentar. 

No decorrer da entrevista, seja sempre honesto e direto quando for responder as perguntas. Caso tenha habilidades no idioma inglês, é recomendável utilizá-lo durante a entrevista.

Prepare-se para discutir detalhes do seu plano de viagem aos EUA, como destinos, datas e acomodações. Isso mostra ao oficial que você tem um plano bem definido. 

Lembre também de levar os documentos que comprovem sua capacidade de financiar sua estadia nos EUA, como extratos bancários ou comprovantes de emprego. Isso evidencia sua sustentabilidade financeira.

Apesar da natural ansiedade, mantenha a calma e responda com confiança durante a entrevista. Evite levar uma grande quantidade de documentos desnecessários, isso pode tornar o processo mais complicado. 

Esteja preparado para explicar seus laços familiares, profissionais e sociais que o conectam à sua terra natal, pois o oficial pode questionar suas razões para retornar ao seu país após a viagem.

Mantenha a conversa focada em sua viagem e seus planos nos EUA, evitando temas políticos ou controversos, que podem complicar a entrevista. 

Por fim, demonstre respeito e cortesia ao oficial consular, e siga todas as instruções dadas durante a entrevista. Essa atitude é valorizada no processo.

Quanto tempo demora para tirar o visto americano?

Atualmente, o tempo médio para obtenção do visto americano para turismo e negócios (B1/B2) no Brasil varia de acordo com o posto consular. Seguem os tempos médios de espera em dias:

Esses tempos representam uma considerável redução nas últimas três semanas, tornando o processo de obtenção de visto mais rápido do que anteriormente. 

Voe com economia e praticidade para qualquer lugar do mundo!

Achou o destino dos sonhos? Com o Passagens Promo, é mamão com açúcar! O site é super fácil de usar, então você vai de pesquisa a reserva em um piscar de olhos.

Pode relaxar que suas informações estão protegidas e você pode curtir a viagem numa boa.

Qual a validade do visto americano?

A validade do visto americano pode variar a depender do visto escolhido e das circunstâncias individuais do solicitante. Abaixo estão as principais categorias de vistos:

É importante ressaltar que a validade do visto não estabelece a extensão da estadia permitida nos EUA a cada visita.

Isso é determinado pela Inspeção de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP, em inglês) na entrada nos EUA.

Quais são os documentos necessários para tirar o visto americano?

Entrega do visto americano

Quando você terminar a entrevista para o visto, o próximo passo é aguardar a notificação sobre a decisão do visto. 

Durante a entrevista, você receberá um recibo com um código de barras. Guarde com cuidado, pois ele é importante para estar a par do status da entrega.

Com o código de barras em mãos, é possível rastrear o status da entrega através do site oficial de serviços de visto. 

Nesse momento, você também poderá escolher o local de entrega do visto. Geralmente, há a opção de retirar o visto no CASV ou de tê-lo entregue em um endereço específico.

Se você optou por retirar o visto no CASV, será necessário se dirigir até lá para receber o seu visto. Lembre-se de levar o recibo com o código de barras fornecido durante a entrevista.

Caso tenha escolhido a opção de entrega em domicílio, aguarde o prazo estipulado para a chegada do visto. Tenha certeza de que terá uma pessoa disponível para recebê-lo no endereço fornecido.

Ao obter o visto, é fundamental conferir minuciosamente todos os dados para assegurar que estejam precisos e em conformidade com os registros do seu passaporte.

Com o visto em mãos, você estará pronto para planejar e embarcar na sua viagem aos Estados Unidos!

Tipos de Visto Americano

Quanto tempo você pode ficar nos EUA com o visto?

No geral, a quantidade de tempo que você pode ficar no país com um visto varia de acordo com o visto que você conseguiu. 

Os vistos de turista (B-2) e de negócios (B-1) normalmente permitem uma estadia máxima de até 6 meses em cada entrada, a critério do oficial de imigração na chegada.

Os vistos de estudante (F-1) possibilitam que os estudantes fiquem nos Estados Unidos enquanto estiverem inscritos em um programa acadêmico em tempo integral e observando as condições exigidas para o status de estudante.

Para os vistos de intercâmbio (J-1), a duração varia conforme o programa específico, podendo ser de alguns meses a vários anos.

No caso dos vistos de trabalho temporário (como H-1B, H-2B, etc.), a duração depende do tipo específico de visto e das circunstâncias do emprego.

Para os vistos de noivo(a) ou cônjuge de cidadão americano (K-1, K-3), a validade é de 90 dias, durante os quais o casamento deve ocorrer para dar continuidade ao processo de imigração.

Lembre-se de que a validade do visto e a duração da estadia são distintas.

Qual idade não precisa de entrevista para visto americano?

Crianças com menos de 14 anos e idosos com 80 anos ou mais geralmente estão isentos da entrevista obrigatória para o visto americano em muitos casos. 

Procurando passagens para os EUA com o visto na mão!

Está pronto para transformar seus sonhos de viagem em realidade? Explore o mundo com economia e praticidade. Visite o Passagens Promo agora e embarque na jornada da sua vida!

Os EUA espera por você!

Curtiu o texto? Agora que você já sabe todos os passos para garantir o seu visto, é só ajeitar tudo e fazer as malas! 

Conheça os Estados Unidos e aproveite as oportunidades de desconto em passagens aéreas no Passagens Promo.

De Promo? Você PODE!!

Veja Também: