Visto Italiano: Tudo o que você precisa fazer

É comum ficar em dúvida de como ocorre o processo de solicitação do visto, não é um processo muito difícil, mas é burocrático e cheio de detalhes. 

Dessa forma, é preciso bastante atenção para certificar se está cumprindo com todas as exigências, porque depende da apresentação da documentação para que o processo de liberação ocorra o mais rápido possível. 

Precisa de visto para entrar na Itália? 

Ficou ainda mais fácil viajar e conhecer a Itália já que agora em 2023 os brasileiros podem entrar sem visto e permanecer até 90 dias. Ou seja, se a sua viagem tem duração de no máximo 3 meses você não precisa do visto para entrar no país.

No entanto, se a sua intenção da viagem não é somente conhecer a encantadora Itália é preciso do visto. Por exemplo, para quem vai trabalhar na Itália, tem um visto específico para essa atividade. Vale mencionar, que o visto deve ser providenciado muito antes da viagem. 

Porque sua permanência no país só poderá ser aceita se estiver com o visto e sua documentação ok. Mas, não precisa se preocupar com o processo, não é tão difícil é só seguir tudo de acordo para ter direito ao tão esperado visto.

Quais são os tipos de vistos italianos? 

Todo país tem uma vigilância e regras que devem ser seguidas por todos os estrangeiros que vão visitar ou querem morar no país, na Itália não é diferente. 

Existem regras que devem ser cumpridas para que você possa entrar no país sem nenhum problema e manter a sua permanência. Antes de tudo é preciso avaliar se a sua ida ao país vai passar de 90 dias, caso for será exigido o visto. 

São vários tipos de vistos que tem como finalidade sinalizar quais são os seus motivos de ficar no país, através dele que sua estadia é legal e aceitada. É uma forma de monitorar a entrada e manter a segurança do país. 

Se você não sabe bem qual o tipo de visto para solicitar ao consulado, aqui estão os principais e o objetivo de cada um.

Visto italiano de estudo e pesquisa 

O visto de estudo e pesquisa é para quem vai para o país com a finalidade de estudar (curso universitário, curso de línguas, MBA, doutorado) realizar até mesmo uma pesquisa científica ou estágio. O visto deve ser solicitado no consulado italiano aqui do Brasil e a decisão final fica a critério do consulado italiano no exterior. 

O valor desse visto é de 50 euros, fora a taxa que deve ser paga, além de que deve comprovar que realmente vai estudar, com isso é obrigatório apresentar alguns comprovantes, são eles:

Ao passo que enviar todos esses documentos corretamente é mais fácil para conseguir a aprovação do seu visto e ir estudar em um país cheio de beleza e uma boa estrutura.

Visto de trabalho

Há dois tipos de vistos para quem vai trabalhar no país, um deles é o visto para trabalho autônomo, ele é voltado para aqueles que vão abrir um novo negócio ou ser sócio de alguma empresa italiana. 

Já o visto de quem vai realizar um trabalho subordinado é aquele que o profissional é vinculado a uma empresa. Alguns vão com o visto de turista e dificilmente conseguem converter para o visto de trabalho em tempo integral. 

Para quem foi estudar e tem o visto de estudante tem mais facilidade de converter para o visto de trabalho. Então, se você vai estudar e depois consegue um trabalho no país, é possível receber rapidamente o seu visto de trabalho. 

Sobretudo, é importante estar atento às informações oferecidas pelo site do consulado para certificar de todas as exigências.

Garanta já a sua passagem aérea para Itália!


Um dos países mais desejados e admirados é a Itália. Um lugar cheio de beleza e encanto. E a Passagens Promo  tem o melhor buscador de pesquisa para você achar sua passagem aérea para Itália por um preço imperdível. Não fique de fora!!

Visto de investimento

A partir de 2017 o governo italiano implantou um programa que autoriza a residência de investidores estrangeiros no país. Para conseguir esse direito é preciso investir em ativos estratégicos da economia italiana e que estão em uma lista do governo. 

Além disso, só é permitido quatro tipos de investimento com um valor no mínimo de 250 mil euros, confira quais são:

Portanto, para conseguir ser um investidor neste país de um desenvolvimento significativo e com uma cultura cativante é preciso corresponder a algum desses investimentos.

Visto para adoção

Para quem iniciou um processo de adoção de uma criança italiana e tem a necessidade de está no país durante um período que seja mais de 90 dias é preciso solicitar um visto. 

Dessa forma, há um visto específico para quem vai adotar uma criança, mas não somente isso que é necessário, já que é fundamental apresentar uma autorização concedida pela Comissão para as Adoções Internacionais.

Visto para tratamento de saúde

Se uma pessoa optar realizar o seu tratamento de saúde na Itália e tiver mais de 3 meses é preciso de um visto para autorizar a sua permanência. Não somente o visto é cobrado para a permanência do paciente, também:

Nesse sentido, é preciso estar com todos esses documentos em mãos para que sua entrada e permanência seja autorizada.

Visto italiano

Visto para visitas com motivos familiares

Para aqueles que têm parentes de primeiro grau e que moram na Itália e querem passar um período com eles e excede aos 90 dias é obrigatório um visto para permitir a permanência. Como também algumas documentações, são elas: 

Uma curiosidade é que esse visto também é emitido aos cidadãos estrangeiros que moram legalmente na Itália e tem o Permesso di soggiorno permanente que permite o residente se encontrar com sua família.

Outros tipos de vistos

Se a sua situação não se encaixa em nenhuma que foi citada acima, mas mesmo assim é necessário o visto. Saiba que há outros tipos de visto para diversos contextos. Alguns deles são:

Não há dúvidas, que para conseguir qualquer visto na Itália é preciso apresentar documentos que comprovem sua situação atual e principalmente se tem condição de morar no país. 

Como tirar o visto italiano no Brasil? 

O visto italiano é solicitado primeiramente no site, ou seja, preencher um formulário para que o dia da sua visita ao consulado aqui no Brasil seja agendado. Após isso, é preciso comparecer ao consulado que sua entrevista foi agendada. Os consulado italiano no Brasil ficam em:

No dia da entrevista é obrigatório levar todos os documentos que foi utilizado para o preenchimento do formulário, para que possam ser analisados e comprovar se está tudo de acordo. Em alguns casos de vistos específicos o agente solicita outros documentos.

Quem não quer viajar para um país seguro e organizado? Por isso, as autoridades italianas prezam que todas as exigências e regras sejam seguidas para não prejudicar a sua população e promover uma viagem agradável ao turista. 

Quais as mudanças exigida para entrada do turista na Itália em 2024? 

Em 2024, tudo indica que vai entrar em vigor que os países do Espaço Schengen que a Itália faz parte começaram a solicitar o Sistema Europeu de Informações e Autorização de viagem, mais conhecido como ETIAS que será usado para permitir a circulação dos turistas. 

O objetivo do ETIAS é fornecer mais segurança aos países e diminuir o tempo nas filas de imigração. Para ter acesso é necessário solicitar antes da viagem, como o visto também. 

Caso não cumprir todos os requerimentos do ETIAS o cidadão poderá ser deportado e sua ação e desrespeito será vista como crime. 

O bom dessa proposta é permitir que o turista tenha uma passagem mais segura no país e também tenha uma entrada mais rápida.

Qual o valor para tirar um visto italiano?

O valor do visto varia muito, dependendo de cada contexto. Mas, o valor é a partir de 50€. E para receber o visto é preciso apresentar o comprovante de pagamento, em seguida é entregue o passaporte com o visto autorizando a sua entrada. Assim, conhecerá um país cheio de encanto e elegância, com um clima absurdamente agradável.

Quanto tempo demora para tirar um visto italiano? 

O tempo do visto é determinado pelo seu tipo, alguns são mais rápidos, enquanto outros demoram mais um pouco, já que precisa analisar mais documentos. 

Por exemplo, o visto de turista é mais rápido que outros, o de estudante o prazo é aproximadamente um mês, já os vistos de trabalho podem demorar um pouco a mais.  

Em algumas situações o prazo de espera pode chegar até 120 dias, para adiantar o processo é necessário que você apresente todos os documentos corretamente e também siga todas as exigências estabelecidas. 

Dessa forma, o tempo de análise será mais rápido e a entrega do teu sonhado visto italiano sairá mais rápido. Por isso, a importância de se atentar a todo o processo e buscar colaborar para que sua liberação ocorra rapidamente.

Quais os documentos necessários para tirar o visto?

Em dois momentos você deverá estar com os seus documentos em mãos para tirar o visto. O primeiro é para realizar seu preenchimento no formulário e depois no dia da entrevista no consulado. Os principais documentos, são:

Esses são os documentos mais solicitados para retirada dos principais vistos, dependendo do tipo outros documentos e comprovantes podem ser solicitados. 

Por isso, é fundamental avaliar antes qual é o tipo de visto que você precisará antes de viajar para que possa providenciar todos os documentos necessários.

O melhor buscador de passagens aérea do mercado 


Só nas Passagens Promo , você pode encontrar por um preço acessível sua passagem aérea para Itália. Ainda tem a possibilidade de dividir até 10x.

São várias promoções e descontos disponíveis para que você compre sua passagem aérea por um preço excelente.

Por que conhecer a Itália? 

Um país cheio de paisagens diversas e com passeios imperdíveis. Viajar para as terras italianas é ter uma experiência única e apaixonante. São vários turistas que vão conhecer e se aventurar nas belezas da terra da pizza. Além disso, a sua culinária é uma das mais admiradas no mundo. 

Um lugar rico em cultura, com museus grandes e relevantes mundialmente, praias paradisíacas de uma beleza única, são inúmeros motivos que não faltam para dizer o porquê viajar para Itália. 

Aproveite que em 2023 não é preciso o visto para entrar no país, caso você for ficar até no máximo 90 dias. Compre agora a sua passagem aérea!

Veja também: