Saiba onde ficar e quais as delícias escondidas em Yucatán, México

Não é à toa que Yucatán é um dos destinos mais visitados da costa mexicana. Essa península é uma verdadeira mistura de cenários paradisíacos e ruínas de antigas civilizações pré-colombianas que viveram no local por séculos.

Se você gosta de belas praias e não dispensa uma dose de história nos seus roteiros, esse destino é o lugar certo para a sua próxima viagem de férias.

Vem com a gente e conheça um pouco mais sobre a terra dos Maias e as suas cidades repletas de praias espetaculares, cenotes, lagoas rosadas, ilhas, recifes de corais e muito mais. Prepare-se para uma das viagens mais incríveis da sua vida!

Confira algumas oportunidades de passagens aéreas, com até 35% de desconto neste link!

Yucatán: atrativos, cidades e história do México!

A Península de Yucatán é um lugar que tem de tudo um pouco. 

Se você gosta de turistar por áreas históricas, prepare a câmera fotográfica, pois existem vários sítios arqueológicos com ruínas fascinantes, que ainda resistem ao tempo e transportam seus visitantes para o passado.

Quer mergulhar em águas cristalinas e navegar pela imensidão do Mar do Caribe? Então, separe os óculos de sol e o protetor solar, pois em toda a região, o que não faltam são belas praias.

Você vai se apaixonar por essa rica península mexicana carregada de mistérios!

Onde fica a península de Yucatán?

Onde fica a península de Yucatán?
Fonte: Unsplash

Ao elaborar uma viagem para o México, entender onde fica a península de Yucatán é importante para que você possa preparar o seu roteiro e definir as rotas de viagem, como chegar e sair da região.

Saiba que a península está localizada ao lado do Golfo do México, na região sul do país, a oeste de Cuba e a nordeste da Guatemala, na América Central. 

O que quer dizer Yucatán?

Para quem se pergunta o que quer dizer Yucatán, saiba que essa palavra tem origem Maia, a antiga civilização pré-colombiana que habitou a região do México por séculos. 

Yucatán é uma palavra que significa “não sou daqui”.

Que povos habitavam a Península de Yucatán?

Que povos habitavam a Península de Yucatán?
Fonte: Unsplash

E por falar em seus antigos moradores, a península mexicana foi habitada pela civilização maia que ergueu cidades e enormes complexos, na região da Mesoamericana, territórios pertencentes, hoje, ao México, Guatemala e Belize.

Esse povo viveu seu esplendor entre os anos de 250 d.C. a 900 d.C, em um período chamado de Clássico, sendo considerado uma das civilizações pré-colombianas mais sofisticadas que já existiu.

Os maias eram organizados por hierarquias e tinham conhecimentos avançados em diversas áreas, como matemática e astronomia.

Depois dos anos 900 d.C, a civilização entrou em um período de decadência e, como consequência, tiveram um esvaziamento populacional, onde seu povo mudou-se em massa para outros lugares da então Mesoamérica.

Quais cidades estados formam a península de Yucatán?

Para quem se pergunta sobre quais cidades estados formam a península de Yucatán, saiba que a região inclui lugares, como Mérida, ao noroeste, e Quintana Roo, que inclui Cancún e Campeche na parte sudoeste da península.

Passagens aéreas internacionais com menor preço!

Você é aquele tipo de turista que não abre mão da economia durante uma viagem e que procura sempre pelas melhores ofertas? 

Então, seu lugar é no nosso site, Passagens Promo, famoso por ser o site de buscas de voos mais baratos do Brasil.

No Passagens Promo, você encontra os melhores preços de passagens aéreas para destinos do mundo inteiro, facilitando as buscas para quem deseja economizar. 

Além das melhores promoções, é muito fácil fazer a pesquisa em nosso site e você pode comparar diversas ofertas das principais companhias aéreas do mercado e escolher aquela que cabe no seu bolso.

Para garantir o máximo de economia, lembre-se de acionar o alerta de preços para ser notificado sempre que o trecho desejado entrar em promoção. 

E não se esqueça de nos seguir nas nossas redes sociais para ficar por dentro de mais novidades e dicas sobre o mundo das viagens.

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de

Yucatán: pontos de interesse!

A península de Yucatán no México é um dos lugares mais bonitos do mundo, já que abriga sítios arqueológicos impressionantes, paisagens naturais de tirar o fôlego e muitas outras atrações, que fascinam os seus visitantes.

Selecionamos os pontos turísticos que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem. Veja só!

Celestún, Yucatán

Celestún Yucatán
Fonte: Unsplash

A cidade de Celestún, Yucatán, é belíssima por todos os lados. 

Com águas transparentes e um mar azul turquesa, suas praias dividem espaço com vários flamingos, que dão o ar da graça na península entre os meses de janeiro e junho.

Localizada em uma reserva ecológica, essa região de Yucatan, México, fica cercada por vegetação e também abriga uma nascente de águas cristalinas, conhecida como Olho d’água de Baldissera.

Além das roupas de banho e do protetor solar, não esqueça de levar uma câmera fotográfica ou fazer os registros com o seu celular, pois as paisagens são únicas. 

No local, é possível percorrer ainda um bosque petrificado chamado de Punta Pelicanos, onde o rio se encontra com o mar.

El Palmar, Yucatán

Por qualquer lugar que você andar, o mar será sempre um espetáculo à parte, presenteando os turistas com paisagens surpreendentes. 

Um desses destinos é a reserva de El Palmar, Yucatán, que fica à beira-mar.

No seu roteiro pela península de Yucatán, não deixe de curtir o clima dessa região e também fazer um passeio a bordo de uma lancha para observar uma grande colônia de aves, como o pato canadense, que se reproduz nesse local.

Que tal um passeio noturno pela praia? Durante à noite, é possível fazer uma caminhada pela faixa de areia iluminada pelas luzes de um farol que existe no local e é considerado o mais alto da península.

Sisal

A cidade de Sisal também reserva deliciosas experiências aos seus turistas, principalmente, para quem está em busca de dias de sol e descanso em um destino tranquilo e aconchegante.

Aqui as praias também seguem o mesmo padrão de beleza, com mar azul-turquesa e areias cristalinas, um convite para um banho de sol em meio à natureza.

Em Yucatán, os pontos de interesse não incluem apenas as suas praias. 

A cidade de Sisal, por exemplo, também tem histórias para contar aos seus visitantes graças ao seu antigo porto, que funcionou como porta de entrada e saída de vários produtos nos séculos XIX e XX.

Chelem

Yucatán Chelem
Fonte: Inri / Wikimedia Commons / CC0

Na península de Yucatán, Mérida tem lugares lindos, como a pequena praia pesqueira de Chelem, na cidade de Progresso, que oferece passeios de veleiro e também mergulho com cilindro em seu mar de águas claras.

Reserve algumas horas para tomar um banho de sol em suas areias brancas e observar os flamingos rosados passeando livremente pelas suas areias, na temporada entre janeiro e junho.

Puerto Progresso

Puerto Progreso é uma das cidades mais bonitas da península, além de ser o principal porto pesqueiro e comercial de Yucatán.

Por todos os lados, é possível se deparar com praias de águas calmas e areia branca, um destino perfeito para quem gosta de relaxar no mar, passear de caiaque ou navegar a bordo de um veleiro.

Além de atrair seus visitantes por conta das suas belas praias, o destino é muito procurado por conta dos seus torneios de pesca e windsurf

A cidade também tem uma lagoa, onde é possível praticar esportes aquáticos, como esqui e kitesurf.

Arrecife Los Alacranes

O arrecife Los Alacranes (escorpiões) ganhou esse nome por conta das suas pontas que tem uma forma de pinça, bem semelhante às garras do animal.

O recife fica dentro de um parque nacional, no arquipélago do Banco Campeche, considerado o maior recife no sul do Golfo do México

O local conta com cinco ilhas principais, que são: Isla Desterrada, Isla Chica, Isla Pérez, Isla Pájaros e Isla Desertora.

Ao viajar para essa região de Yucatán, México, turismo está relacionado às atividades de mergulho com cilindro. 

No local, você pode observar cerca de 600 espécies diferentes de peixes, além de lagos e tartarugas. É possível fazer mergulho também de snorkel e pesca em alto mar.

Telchac Puerto

Telchac Puerto
Fonte: Unsplash

Telchac Puerto é uma cidade portuária e, nos últimos anos, tem ampliado sua infraestrutura turística para receber cada vez mais visitantes e garantir ótimas experiências.

A região, como as suas vizinhas, também é repleta de belas praias, mas a sua grande atração é a lagoa rosada, uma verdadeira joia da natureza e refúgio para centenas de flamingos, que migram para a região entre janeiro e junho.

Na península de Tucatán no México, conheça também o sítio arqueológico Xcambo que funcionava como um porto comercial durante o período clássico inicial, entre os anos de 350 d.C e 550 d.C.

O complexo que, hoje, está em ruínas, tinha a função de administrar produtos marinhos e salinas, além de captar mercadorias da região.

San Crisanto

San Crisanto é também um destino belíssimo e perfeito para quem está em busca de contato com a natureza. 

Com belas praias, a região também é muito procurada por turistas que querem conhecer suas nascentes e os belíssimos cenotes.

No local, é possível organizar passeios para conhecer de pertinho as áreas de mangue e observar diferentes espécies de peixes que vivem em seus canais. Uma das praias mais badaladas do destino é a Playa Santa Clara.

Dailam de Bravo

Dailam de Bravo é um pequeno município portuário, dentro de uma reserva estadual de Dzilam, que abriga dezenas de espécies da fauna e flora, além de belas praias.

Na região, não deixe de fazer um passeio para conhecer o cenote Elepeten com águas verdes e limpas, cercado por vegetação e muitas espécies de animais.

O local tem boa estrutura com quiosques, banheiros ecológicos e passarelas que levam os turistas para os cenotes. Visite ainda a nascente Xbuya Há com águas cristalinas.

Las Coloradas

Yucatán Las Coloradas
Fonte: Walter Rodriguez / Wikimedia Commons

Na península de Yucatán, outro local que vale a pena conhecer é Las Coloradas, um pequeno porto, famoso por abrigar um lago de águas rosadas, um cenário que parece ter saído de um conto de fadas.

As lagoas cor-de-rosa são, na verdade, salinas que pertencem a uma empresa de extração de sal da região.

A coloração da laguna vem da combinação de uma enorme quantidade de microrganismos com altos índices de salinidade, que deixam as águas nessa tonalidade, além de serem intensificadas pelo sol.

Devido às suas características, o local é considerado uma área de proteção de tartarugas marinhas, pois conta com variadas espécies como Carey, Caguama e Blanca, entre outras.

Além disso, a Las Coloradas é um dos locais mais importantes de extração de sal do país e também recebe a visita de muitos flamingos, nos primeiros seis meses do ano.

El Cuyo

Ao chegar em Yucatán, destinos belíssimos não faltarão no seu roteiro de viagem. 

Para tornar o seu tour pela península completo, visite a pequena vila de pescadores, El Cuyo, que fica na Reserva Nacional de Ría Lagartos, um verdadeiro tesouro natural do México.

Neste local, os flamingos são companhias nos meses entre janeiro e junho e é fácil ver os animais rosados circulando livremente por suas praias de areia branca e mar azul-turquesa.

Ao mergulhar em suas águas, é possível avistar ainda muitas tartarugas marinhas nadando pela região.

Agora só faltam as passagens aéreas!

Não é à toa que Yucatán está na lista dos lugares mais impressionantes do mundo. 

Com paisagens belíssimas e sítios arqueológicos impressionantes da civilização maia, a península é um destino único, atraindo turistas de todas as partes.

Com o roteiro pronto, comece o quanto antes a fazer as cotações das suas passagens aéreas, pois, os preços dos voos costumam ficar mais altos em datas mais próximas à viagem.

Se você quer economizar, faça as suas buscas na nossa plataforma, Passagens Promo, que reúne os voos com os menores preços e também as ofertas mais vantajosas do mercado.

Lembre-se também de ativar o alerta de preços para que possamos te comunicar sempre que o trecho desejado entrar em promoções. 

E não se esqueça de nos seguir nas nossas redes sociais para ficar por dentro de mais dicas de destinos no Brasil e no mundo. 

Quer economizar e garantir uma viagem inesquecível para o México? De Promo você pode!

Recomendado para você
Visto mexicano: onde tirar, prazo de validade, custos e muito mais! 

Visto mexicano: onde tirar, prazo de validade, custos e muito mais! 

Cozumel, México: conheça o destino paradisíaco!

Cozumel, México: conheça o destino paradisíaco!

Dia de los Muertos: veja como é comemorada esta importante data!

Dia de los Muertos: veja como é comemorada esta importante data!

San Miguel de Allende: confira como ir, onde fica e o que fazer na cidade

San Miguel de Allende: confira como ir, onde fica e o que fazer na cidade

Los Cabos, México: Conheça as belezas da região

Los Cabos, México: Conheça as belezas da região

Guanajuato, México: história, o que fazer e dicas de viagem

Guanajuato, México: história, o que fazer e dicas de viagem