Saiba seus direitos em caso de voo cancelado ou atrasado

Saiba seus direitos em caso de voo cancelado ou atrasado. Facebooktwittergoogle_plus

Você sabe quais são seus direitos em caso de voo cancelado? Muita gente passa por essa situação e não tem nem ideia de como agir. Pensando nisso, nós do Passagens Promo resolvemos te informar para que você saiba exatamente o que fazer caso um imprevisto desses aconteça com você.

Primeiro de tudo: contrate um seguro viagem

O seguro viagem é importantíssimo em qualquer situação. Ele te ajuda a evitar gastos extras, ajuda a recuperar bagagem extraviada, e, nesse caso, ajuda em caso de voo cancelado ou atrasado.

Todo mundo sabe que lidar com a companhia aérea nem sempre é simples. Atrasos até mesmo com reembolsos são frequentes. Com o seguro viagem, a única preocupação que você terá, será notificar a seguradora do que aconteceu para que eles possam te auxiliar e cuidar de todos os pepinos para você.

Contrate um seguro viagem com o Seguros Promo e garanta sua tranquilidade.

Como evitar situações como essa?

direitos em caso de voo cancelado

Infelizmente, cancelamento e atraso de voo são coisas que não podemos prever. Mas é possível fazer algumas escolhas para diminuir os riscos de passar por uma situação tão desagradável quanto essa.

Fique atento ao número de voos da companhia

Caso seu voo sofra algum atraso ou mesmo o cancelamento, a companhia terá que te reacomodar em outro voo. Dessa forma, é importante verificar o número de voos que ela faz para a rota que você escolheu, quanto mais voos, maior será a chance de encontrar disponibilidade de assentos para encaixar você em outro voo.

Se informar sobre as companhias e aeroportos

Uma boa dica para evitar esse imprevisto é consultar o histórico de atrasos e cancelamento das companhias antes de comprar a passagem. Você pode buscar por opiniões pessoais de quem já voou com a companhia, ou de empresas que fazem essas pesquisas. Se já tiver com as passagens compradas, você pode consultar o histórico do seu voo.

Outro fator que contribui para atrasos e cancelamentos são os aeroportos. Devido a infraestrutura ou as condições do lugar, alguns aeroportos estão mais sujeitos a problemas climáticos do que outros. Se estiver saindo de São Paulo ou do Rio, opte pelo aeroporto de Guarulhos (SP) e o Galeão (RJ), onde as chances de cancelamento de voo são menores.

Cuidado com as altas temporadas

No período de férias – que abrange os meses de dezembro, janeiro e julho –, as chances de pegar um voo com excesso de passageiros, cresce assustadoramente. Por isso, se estiver viajando nesse período se prepare para enfrentar filas e provavelmente alguma situação de lotação do voo.

Para garantir que não vai pegar um voo lotado, opte por voos que saem durante a tarde ou durante a noite dos sábados e feriados prolongados. Evite voos que saem no dia que o feriado começa, e busque por horários de 14h e 16h.

Saiba quais são seus direitos em caso de voo cancelado

Mesmo que você tenha tomado todos os cuidados do mundo, ninguém está imune aos imprevistos dessa vida.

Por isso, é importante se informar sobre seus direitos em caso de voo cancelado ou atrasado. Dessa forma, você terá total propriedade para exigir da companhia o tipo de assistência que por direito, você deve receber.

Através da resolução 141/2010, a Anac prevê que as companhias aéreas tem o dever de prestar assistência aos passageiros em casos de atraso e cancelamento de voos. O tipo de assistência varia de acordo com o tempo de atraso, confira a tabela abaixo, com informações que também podem ser encontradas no site da Anac.

Tempo de atraso Assistências as quais você tem direito
A partir de 1h Comunicação (internet, telefone)
A partir de 2h Alimentação (voucher, lanche, bebidas)
A partir de 4h Acomodação ou hospedagem (se for o caso) e transporte do aeroporto ao local de acomodação. Se o passageiro estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer o transporte para sua residência, a partir do aeroporto, e vice-versa; Se a empresa já tiver a estimativa de que o voo atrasará mais do que 4 horas, o passageiro tem direito à reacomodação em outros voos ou reembolso, além de toda a assistência material.
Cancelamento A empresa deverá oferecer ao passageiro, além de toda a assistência material, opções de reacomodação em outros voos ou reembolso

Os atendendentes das companhias aéreas são treinados para dizer aos clientes que a opção oferecida é a única disponível, por isso, é de extrema importância que você tenha conhecimento dos seus direitos em caso de voo cancelado ou atrasado.

O que acontece na maioria dos cancelamentos é que as cias, escondem dos clientes que eles tem a opção de escolher o voo de outra companhia. Normalmente elas omitem essa informação porque caso o cliente decida voar com outra companhia, a empresa que cancelou o voo deverá arcar com o valor da passagem, que será comprada de última hora.

Isso significa que se precisar voar com outra companhia, você pode insistir e fazer valer seu direito. Além disso, é bom frizar que você não é obrigado a aceitar logo de cara a proposta que a companhia aérea fizer, e tem total direito de decidir qual será a melhor opção pra você.

Confira alguns dos seus direitos em caso de cancelamento:

O que você pode escolher O que a empresa precisa oferecer
Embarcar no próximo voo da companhia para o seu destino, desde que haja disponibilidade de lugares. Arcar com o valor da passagem
Solicitar reembolso integral, incluindo o valor pago na taxa de embarque Nesse caso, a empresa pode suspender a assistência material
Remarcar o voo para data e horário que você preferir, sem custo Nesse caso, a empresa pode suspender a assistência material
Acomodação ou hospedagem e transporte do aeroporto ao local de acomodação Se você estiver perto de casa, a companhia pode oferecer apenas o transporte para sua residência e dela para o aeroporto;
Concluir a viagem por outra modalidade de transporte (ônibus, van, táxi etc), quando em trânsito ou próximo ao aeroporto de destino Arcar com os custos

O que fazer quando seus direitos são desrespeitados?

O que fazer quando seus direitos são desrespeitados?

Mesmo que as normas estejam aí para defender os direitos dos viajantes, muitas empresas ainda insistem em descumprir a lei. Por isso, esteja sempre atento aos seus direitos e saiba o que fazer para denunciar casos desse tipo.

O primeiro passo é sempre procurar a companhia aérea, afinal, ela se comprometeu a prestar o serviço de transporte e por isso é com ela que você deve reivindicar seus direitos e solicitar as assistências necessárias.

Caso a companhia se negue a resolver sua situação, ou de alguma forma você se sinta prejudicado, registre sua reclamação em um dos postos da Anac – localizados nos aeroportos –, que irá analisar o caso e dependendo da situação poderá aplicar uma sanção administrativa na empresa.

No caso de indenizações por danos morais e/ou materiais, é necessário consultar os órgãos de defesa ao consumidor ou procurar o Poder Judiciário e levar com você todos os comprovantes como cartão de embarque e gastos que você possa ter tido com alimentação, transporte, comunicação e hospedagem.

Conte para seus familiares e amigos

As companhias aéreas podem tentar desviar ao máximo da lei, se aproveitando da falta de conhecimento dos viajantes, mas se todos souberem seus direitos em caso de voo cancelado ou atrasado, fica difícil a companhia se dar bem.

Por isso, conte para seus amigos e familiares, compartilhe esse texto com eles e faça valer seus direitos!

Um outro caso muito frequente e que traz sempre muita dor de cabeça aos viajantes é o extravio de bagagem. Quer saber como evitar e o que fazer em caso de extravio bagagem? Aqui você encontra tudo!

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